segunda-feira, 30 de maio de 2016

As reações de Stan Lee, Ed Brubaker, Tom Brevoort e até Chris Evans sobre as mudanças em Capitão América

* Atenção! Informações de publicação INÉDITA no Brasil!


Steve Rogers voltou a ser o Capitão América, mas isso não significa que as coisas estejam como antes. A edição da quarta-feira passada da revista trouxe uma bombástica revelação que aponta para algo que provavelmente o Bandeiroso escondeu um segredo nesses 25 anos muito bem guardado - ao que tudo nos leva a crer, ele é um Agente da HIDRA. E obviamente, fãs entraram em polvorosa de lá pra cá e recorreram até a antigos e marcantes escritores do personagem para ver o que eles acharam de tudo.

Comecemos por Stan Lee, que esteve numa convenção em Orlando, Florida, neste sábado. "Eu achei uma ideia esperta pra diabo", disse o velhinho para desapontamento dos fãs. "Eu não sei se teria pensando nisso, de ele ser um agente duplo. Mas isso vai fazer você ficar curioso, vai fazer você ler as revistas... eles vão provavelmente fazer até um filme baseado nisso, então não vou culpá-los. É uma boa ideia sim, eu acho meio doida, mas uma boa ideia".



O diretor dos Guardiões da Galáxias, James Gunn, resolveu dar sua opinião e acabou até mesmo sendo atacado por um grupo nas redes sociais depois disso. Apesar de ter dito que não era exatamente um fã desta ideia ser levada ao personagem, criticou a atitude dos fãs de atacar o escritor Nick Spencer e até ameaçá-lo de morte. Em uma das críticas, salientou que pessoas admitindo que tais mudanças arruinaram sua infância, devem rever seus conceitos, acabou sendo questionado pelos fãs sobre desdenhar deles. Ele respondeu abruptamente que também usou quadrinhos como válvula de escape para uma infância dura, mas que não culpa os quadrinhos de hoje por esses problemas de 35 anos atrás.







O editor da revista, Tom Brevoort, se adiantou ao defender as mudanças do personagem quanto a ter se tornado nazista ou anti-semita. "Nem toda história serve pra todo leitor. Essa situação me surpreende ainda, e não deveria porque eu vi essa coisa duas vezes antes só com o Capitão América. Estamos no aniversário da Guerra Civil. E foi exatamente o que eu vivi quando o Capitão América foi morto 10 anos atrás  no final da Guerra Civil. Era 2006, mas a internet não tinha essa presença toda que vemos agora" disse Brevoort.

"Ainda assim, apesar de ter sido esse fator, não é o que temos hoje. Mas as reações que temos aqui, muito dos emails que estou recebendo, poderiam ter sido mandados na época da morte do Capitão. É só cortar a palavra 'morte' por 'Hidra' e basicamente seria a mesma mensagem. É o mesmo sentimento. Mas o que deve se chamar atenção aqui é que esse telefone sem fio que virou a internet transformou o fato do 'Capitão América ser da HIDRA' em 'Capitão América ser Nazista', o que levou a também dizer que 'isso é anti-semitistmo'. E isso é ridículo, se você olhar o quadrinho que lançamos, não tem nada disso lá, de nenhuma forma algo 'anti-semita'", postou ele.



Mas quem se abusou mesmo foi o ex-escritor da série, Ed Brubaker. Ele abandonou os quadrinhos mainstream há quase meia década e foi considerado pelos fãs como uma espécie de salvador da Pátria. Irritado, ele postou no Twitter que "agora estava sendo atacado por lunáticos sobre o Capitão América, uma revista que ele sequer trabalha nela faz cinco anos".




Mais adiante, Brubaker quis se posicionar melhor sobre o caso e colocou que "Eu adoro revistas de super-heróis e eu até acompanho os personagens, acreditem em mim. E eu amo ver pessoas vestidas de Soldado Invernal e até shipando um possível 'Stucky', mas eu acho que muitos leitores de quadrinhos agem como se fossem forçados a comprar revistas da Marvel e DC, como se fossem um programa de governo ou algo assim. Não é, gente" explicou ele.

"Há muitas revistas onde a arte é feita pelas mesmas pessoas edição a edição, que nunca tem uma edição fill-in ou algum reboot ou retcon. De fato, muitos desses criadores que você amou na Marvel e DC estão fazendo um trabalho ótimo fora dessas companhias", continuou Brubaker e concluiu citando uma série de bons quadrinhos como Southern Bastards, The Goddamned, Wicked + Divine, Saga, Sex Criminals, dentre outros, que "são todas feitas por criadores que tiveram grandes nomes na Marvel e DC, e que agora estão felizes por trabalhar sem o controle dos mesmos. [...] Pessoas vem me perguntar porque eu não volto pra Marvel, assumindo que houve algum grande problema que causou minha saída, mas a verdade é que foi um desgaste lento, me cansando dos grandes eventos intermináveis e dos reboots" encerrou o escritor.

Por fim, vale ressaltar a reação de Nick Spencer na sua conta de Twitter.  Basicamente, ele tem se mantido calmo quanto a resposta fervorosa do público e agradecendo toda paixão que os fãs tem pelo personagem. Disse que não dá pra responder 9000 tweets sobre o assunto, mas que está orgulhoso de tudo como as coisas tem andado até agora.





Mas e o que o Capitão América dos cinemas, Chris Evans, tem a dizer sobre tudo isso? A reação é impagável!



E você? O que anda achando de todo esse auê nos gibis? Está esperando ver o plot se desenrolar ou passou o feriadão enchendo o saco do Brubaker? De que lado você está?

Coveiro

comments powered by Disqus