terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Em Foco: Civil War

**Atenção: Contém informações de publicações inéditas no Brasil**

Photobucket - Video and Image Hosting

Dando continuidade à sessão "Em Foco", iniciada com um debate sobre a chegada da Dizimação às revistas brasileiras, trazemos nossa primeira discussão a respeito de um tema ainda inédito no país. Falo de Civil War, mega saga que envolveu todo o Universo Marvel, acabou de ser concluído nos EUA e que deve chegar em meados de 2007 ao Brasil. Uma vez que metade de nosso editorial só lê as publicações nacionais, eu e Coveiro compomos a "mesa" com mais dois convidados: nosso mais recente entrevistado, o Fã; e um participante freqüente da comunidade da Marvel 616 no Orkut, Rafael Brizola. Vamos, então, falar da guerra que virou a Marvel de cabeça para baixo.

« Jøåø » diz:
Bom, começo com um posicionamento particular de que Civil War me parece ser a terceira parte de uma espécie de "Trilogia". Iniciada com Avengers Disassemble, que derrubou a estrutura um pouco "caduca" dos maiores heróis da Terra; continuada com House of M, que reduziu drasticamente o número de mutantes e os tornou parte do Universo Marvel, e não um núcleo separado; finalizando com Civil War, que é o que vamos debater.

« Jøåø » diz:
A primeira "pergunta" que lhes faço é a seguinte:
A Conceituação da história é válida? É alguma coisa que se encaixa bem no contexto do Universo Marvel? Os dois eixos do "racha" que a Marvel sofreu (Homem de Ferro e Capitão América) correspondem ao papel que lhes foi dado?


CX diz:
Eu acho que não poderiam ser outros dois personagens a tomar essa frente. De alguma maneira, eles eram ainda patamares na mente da mídia de verdadeiros heróis americanos, apesar de premissas diferentes - Uso da tecnologia (físico) e "Espírito Americano" (psicológico).
Se fossem outros, como Xavier ou mesmo Blackbolt, recairia em um "americanos vs mutantes" ou vs aliens.
Então, de certa forma, eles compunham sim o melhor para representar cada papel.

Rafael (Brizola) diz:
Acredito que a história já foi concebida com esses dois personagens como protagonistas, cada um representando um lado político.
O liberal e o conservador, sendo que sempre batia a dúvida sobre qual deles (Capitão e latinha) representava o quê.


CX diz:
Pois é... como saber se o Capitão era mesmo liberal ou convervador?? E o Homem de Ferro? Um futurista sendo conservador?

Felipe - Fã diz:
Achei ótimo o "confronto" ideológico deles. Não cheguei em nenhum momento em Civil War a pensar qual lado estava certo ou errado, mesmo o Stark manipulando algumas coisas.

« Jøåø » diz:
Eu concordo com o Coveiro em um sentido. Homem de Ferro e Capitão América que compartilhavam um mesmo status na opinião pública por suas ações, mesmo podendo perfeitamente ter dois pontos de vista distintos sobre esse assunto. Acho que isso ficou bem claro naquele Casualities of War, com os dois.
E, apesar de ir contra o conceito original dos Vingadores (que sempre enfrentaram coisas fantásticas), tudo fez muito sentido por causa dos dois eixos principais estarem nesses dois personagens.
Mas, na verdade, ser futurista não é relacionado diretamente à ideologia política, então não seria contraditório.


Rafael (Brizola) diz:
Eu acho que isso tem mais a ver com a formação dos personagens mesmo, pois enquanto o Tony é um industrialista, o Steve reflete o estilo democrata de ser. Entre outras coisas, também representa o duelo "Liberdade X Capitalismo".

Photobucket - Video and Image Hosting

« Jøåø » diz:
Saindo da idéia para a prática: Civil War foi bem executada? O que foi bom e ruim nela? O número de edições principais (contando aí Civil War e Front Line) foi o suficiente ou essas edições foram muito corridas?

Felipe - Fã diz:
Para mim, menos ou mais edições não iam mudar em nada. Civil War foi bem executada. O que veremos agora são as mudanças causadas por ela, que é o mais importante.

CX diz:
Nesse caso, discordo do Fã. E não falo apenas nos atrasos. Se formos comparar alguém que não leia a maior parte das revistas "em anexo", haverá um vácuo para o entendimento do leitor. Como um todo, juntando todos os anexos, a Guerra foi excelente. Mas ela precisava sim de apoio. Veja o Caso de Front Line, que foi tão ou mais importante que a série principal.
Comparando com outras minis, ela provavelmente foi a mais dependente dos tie-ins em toda a história da Marvel.
Ou seja, vai custar uma fortuna quando lançar aqui pra quem quiser acompanhar tudo... rs


Felipe - Fã diz:
Mas coveiro a pergunta seria se isso deixou a série corrida, o que para mim não aconteceu.

CX diz:
Corrida não foi, tamanho foi o atraso. Mas dentro da série principal, achei que as coisas aconteciam muito rápido, sim. Daí a dependência dos tie-ins para você entender e digerir todo o ritmo.

Rafael (Brizola) diz:
Eu acho que até a 4ª edição estava espetacular. Parecia que nós acompanhávamos de camarote o desenrolar da história. Mas depois o ritmo caiu um pouco. Na minha opinião, se dali em diante tivessem trabalhado mais na trama e menos na preparação da batalha final, o final teria sido mais impactante, pois teria uma base mais sólida. Ainda assim, a conclusão foi coerente.

« Jøåø » diz:
De uma forma geral achei que as sete originais foram tranqüilas e conseguiam prender a cada edição. Os tie-ins foram necessários, mas não curti tanto assim Front Line. Apesar de necessária, em alguns momentos achei que enrolava mais do que apresentava algo interessante ou relevante. Especialmente com aquele arco "Sleeper Cell".

« Jøåø » diz:
Ainda dentro disso, a duração da saga, assim como a quantidade de minis, one shots e tie-ins foi a ideal?

CX diz:
Juntando tudo, pra mim foi. Como eu disse. Como um todo, foi um evento estupendo e sem defeito. Mas eu preferia mais páginas e mais informações ocorrendo na série principal.

Rafael (Brizola) diz:
Exatamente, Coveiro. Eu queria mais o lado político da coisa, o envolvimento do T'Challa, Namor e etc...

« Jøåø » diz:
Aquela mini com os X-Men foi extremamente desnecessária e ruim, na minha opinião. Em um especial de uma edição era possível reestruturar a condição dos 198, que foi seu objetivo afinal. E alguns tie-ins são inexplicáveis. Especialmente o Casualties of War do Motoqueiro Fantasma e do Cavaleiro da Lua.
Por outro lado, a edição com o Rei do Crime, War Crimes, foi sensacional. Mostrando que o mundo não parou para Civil War e que cada um tirou proveito daquela situação como pôde.


Rafael (Brizola) diz:
Eu também achei péssima a mini dos X-Men, mas concordei com a posição deles como um todo na guerra. Minha única crítica em relação aos tie-ins é que nos últimos meses a coisa saturou um pouco. Porém, ninguém me obrigou a ler todos hehehe...

« Jøåø » diz:
E também tivemos tie-ins ótimos como o de X-Factor e os de New Avengers. E, claro, o Homem-Aranha após revelar a identidade. Até as que não eram tie-ins oficiais tinham a guerra como pano de fundo.

Felipe - Fã diz:
Não acho obrigado a ver todas as histórias. Algumas coisas importantes são mostradas em Civil War mesmo, outras não. Mas lendo a história dá para perceber o que aconteceu.

CX diz:
Fã, uma coisa é uma história muito independente. Mas ali, muitos tie ins traziam informações novas que faziam você oscilar de lado a lado... principalmente os que vez ou outra mostravam uma ação por debaixo dos panos do lado pró-registro. Além de que, no final, cada revista mudou seu status quo de um jeito. Então, era necessário ler sim.

Felipe - Fã diz:
Mas coveiro, para mim isso não compromete a história. Você que quer ver a reação do universo marvel inteiro, mas acredito que isso não seja "obrigado".

« Jøåø » diz:
Concordo que é possível ler sem os tie-ins. Mas perde-se muito.

CX diz:
Possivel, é. Mas que compromete a história, compromete. Posso até ler só os números impares de Civil War, nesse caso... rs

« Jøåø » diz:
hahahhahaha

Felipe - Fã diz:
Mas Peter Revelando a identidade é em Civil War 2.

CX diz:
Sim, mas a grande repercussão está em suas revistas. Mas enfim, prossiga, Jão.

« Jøåø » diz:
Aproveitando a deixa do Rafael, foi interessante colocar a população mutante dizimada (inclusive seus heróis, os X-Men) de fora de todo o evento principal? Levando em consideração o que vimos na mini Civil War: X-Men, em X-Factor e em Wolverine.

Rafael (Brizola) diz:
Em termos de narrativa era a única opção. A função dos X-Men, seja para o bem ou para o mal, é se adaptar a nossa sociedade. E se posicionar contra o governo é o contrário disso. No mais, foi uma amostra de superioridade também, deixar os humanos se bateram e depois aproveitar o que sobrar.

Felipe - Fã diz:
Não li e não sinto nenhuma falta, Coveiro...rs

CX diz:
Vou resumir tudo a: Para quê destruir árvores com a Mini dos X-Men??? A do X-Factor já comprimia toda a idéia. O posicionamento foi até compreensível, como o Brizola disse. Mas bastaria se resumir a conversa com a Emma. Pra mim, a mini foi estúpida...

« Jøåø » diz:
Eu achei muito coerente, especialmente depois do baque de House of M. Em primeiro lugar, eles voltam a ser de fato "marginais" no universo Marvel. Não por quase terem um universo só para si (como vinha acontecendo), mas por voltarem a ser uma minoria de fato.
A mini foi mesmo um desastre. Só serviu para dar nova direção aos 198 (o que poderia ser feito em um especial one shot) e tirar (viva!) o Bishop da equipe. Wolverine só serviu para vermos que há alguns objetivos obscuros em Civil War e que o Logan pode ser considerado imortal. X-Factor deu a tônica dos mutantes e achei muito boa. A conversa do Tony com a Emma também. Algo como "Nunca nos ajudaram, por que nos envolveríamos agora?" E respondendo ao Coveiro: Para quê fazer a mini? Para vender revista.

Photobucket - Video and Image Hosting

CX diz:
Pra mim o lance de voltar a ser minoria serviu pra duas coisas: tirar o foco excessivo de cima deles (graças a Cable) e voltar à idéia original de marginalizados. A situação na Guerra tinha que ser aquela mesma. "Vamos nos recolher porque estamos quase extintos".

Felipe - Fã diz:
Graças a Wanda, Coveiro.

« Jøåø » diz:
hahahahaha

CX diz:
Humf...

Rafael (Brizola) diz:
nehehe

« Jøåø » diz:
O estopim de toda Civil War foi o incidente em Stamford e a incriminação dos Novos Guerreiros (recaíndo sobre o Speedball). O que acharam disso?

CX diz:
Bom, não sei se foi estopim ou se na verdade foi apenas a primeira desculpa. O bode expiatório. Pra mim, teve mais essa cara. Acho que há tempos NY estava cansada de ver a destruição indiscriminada e descontrolada. Nesse ponto, faz lógica o governo tomar uma posição mais dura... era responsabilidade dele preservar a cidade.
Só não sei se estou feliz com as mudanças que o Speed sofreu. Era um fã da idéia original.


Rafael (Brizola) diz:
Foi sacanagem com o fãs do grupo, se é que existem. Mas como eles estavam de fora do universo há tempos, pelo menos assim tiveram algum destaque. Sem contar que serviram mais de bodes expiatórios mesmo.

CX diz:
Acho que, separados, eles acabaram ganhando um destaque melhor. Veja o Nova em Aniquilação. Antes disso, Justiça e Flama nos Vingadores. E agora, bem, agora... o speed.

« Jøåø » diz:
Apesar de coerente, nós tivemos recentemente ameaças mais destruidoras e que foram responsáveis por mais mortes (se não me engano) do que Stamford. Falo de Planet-X.
Na minha opinião, o grande diferencial do incidente com os Novos Guerreiros foi a transmissão ao vivo. A TV tem um poder muito grande. Os governantes tiveram uma ferramenta muito forte na mídia.

E é interessante, voltando ao assunto anterior rapidamente, os X-Men dizendo que quando milhões de mutantes morreram em Genosha, ninguém fez nada do tipo.


CX diz:
Genosha também nunca foi grande aliada dos americanos. Por vezes invadiu o território americano pra catar os X-men. E depois foi liderada por Magneto.
É como se Cuba afundasse hoje... Bush ia rir... rs

« Jøåø » diz:
Não sei se dá para comparar com Cuba, já que sua ameaça é mais ideológica do que física. Mas destaco exatamente por essa "diferenciação". Quem é atingido é muito mais importante do que um suposto princípio da segurança e responsabilidade. Até porque, em tese, a SHIELD é apátrida.

CX diz:
Ate parece... rs

« Jøåø » diz:
Sim. Isso está mais no campo do discurso do que o da prática. Mas é legal fazer esse paralelo entre motivos "oficiais" e motivos "práticos".

Rafael (Brizola) diz:
[modo fanboy on] Só sei que com o Stark na SHIELD isso jamais aconteceria [modo fanboy off]

« Jøåø » diz:
hahahahaaha

Photobucket - Video and Image Hosting

« Jøåø » diz:
Bom, tentando buscar um enfoque mais pontual, gostaria que dissessem o que acharam do papel dos seguintes personagens (ou núcleos de personagens): Speedball; Pantera Negra-Tempestade; Quarteto Fantástico; Homem Aranha; Namor; Homem de Ferro e Capitão América. Se faltar alguém, podem falar também.

Felipe - Fã diz:
Todos os personagens tomaram rumos diferentes após Civil War. Como o coveiro mesmo falou, o Speedball está muito diferente da época dos Novos Guerreiros. O Homem-Aranha teve grandes mudanças na sua vida, como revelar a identidade e com tudo isso espero que ele se torne um personagem melhor.

Como já foi falado no começo, os papéis de HDF e Capitão América ficaram perfeitos pelas ideologias do personagens.


« Jøåø » diz:
Bom, eu gostei bastante da posição do Pantera, e como fizeram de fato da Tempestade uma personagem "independente" dos X-Men. Ela ganha mais personalidade e o casal teve um destaque legal, que acho que o T’challa sempre mereceu. O Speedball foi quase ressuscitado. Mesmo assumindo a identidade de Penance (o que "matou" o personagem), conseguiram escrever muito bem um personagem terciário. Tenho que admitir que o Aranha ainda me dá medo. Seu futuro, eu digo. Durante Civil War, achei até que o Aranha revelado foi bem trabalhado. Mas o futuro me deixa apreensivo.

Felipe - Fã diz:
Eu queria ver a visão de alguém sobre o justiceiro em Civil War.

« Jøåø » diz:
Quanto ao Justiceiro, Fã. Acho que re-inseriram mesmo o personagem no mundo Marvel regular e ainda acredito que ele terá um papel importante nesses próximos meses.

Photobucket - Video and Image Hosting

CX diz:
Acho que os principais, Homem de Ferro e Capitão América, nós já citamos. O Speed comentei. Falta então falar do Aranha e do Novo Casal Marvel. Aranha fez o papel mais fundamental em toda a história... uma vítima de ambos os lados. Mais uma vez, devemos a ele a parte de nos aproximar mais e mais de como seria nossa situação em tudo isso... Longe dos generais, ele imprime o que passa na cabeça de cada um dos soldados. Lembram-se dos questionamentos da Vespa e do Pym?
Já do casal – Tempestade e Pantera - sou suspeito pra falar. Eles fizeram a parte "diplomática". O que o exterior pensa disso? Como responder? Além de que a Tempestade voltou a ser alguém de respeito.


Rafael (Brizola) diz:
Speedball: começou bem, mas degringolou com o surgimento do Penance, idéia que funcionaria melhor num vilão de Wanted, mini satírica do Millar para a Wildstorm. Pantera Negra-Tempestade: achei que o desfecho dos tie-ins deles não bateu bem com o final de Civil War, o Hudlin tentou falar de racismo, mas às vezes forçou demais a barra. Quarteto: foi bem conduzido. Só pecaram com o Reed um pouco. Acho que o Straczynski não soube ver méritos na posição dele. Sorte que o McDuffie o salvou. E o Namor é um fanfarrão, mas foi muito foda na one shot dos Illuminati hehehe...

Felipe - Fã diz:
(Rafael , Wanted não foi publicado pela Image/Top Cow?)

Rafael (Brizola) diz:
(hum... é)

« Jøåø » diz:
Pois é! Acho que o Straczynski deveria dar lugar ao McDuffie em Quarteto. Em uma edição ele conseguiu mostrar o que tinha de fato acontecido com o grupo.

Rafael (Brizola) diz:
Não só deveria como, bem... deixe pra lá.

« Jøåø » diz:
Sem spoilers ou previews por aqui!! Hehehehehe

Rafael (Brizola) diz:
Bem, o Aranha foi um dos pontos neutros de Civil War. Ficou bacana esse posicionamento. No mais, ele passou por questões mais internas do que externas, e no final escolheu o lado que mais combinava com sua personalidade. E claro, para variar acabou se fodendo por isso hehehe...

CX diz:
rs

CX diz:
Acho que Neutro nessa foi o Estranho... O Aranha foi o indeciso.

« Jøåø » diz:
O Aranha sempre se fode.

Photobucket - Video and Image Hosting

« Jøåø » diz:
Continuando, sabemos que Civil War teve uma questionada conclusão. Quais suas impressões sobre ela? Foi "anticlimática" como muitos disseram?

Felipe - Fã diz:
Eu gostei do final. Quando o Capitão vê a cidade destruída, mostrando o porquê da lei do registro.

CX diz:
Não achei que foi anticlimática de modo algum. Na verdade, resumiu bem o melodrama do porquê de toda a Civil War. Foi um final que leva ao começo. Ele justifica toda a saga. E o melhor de tudo, redireciona a algo novo pra nós...

Felipe - Fã diz:
E PQP "Stark diretor da SHIELD"!!! 0o.

Rafael (Brizola) diz:
Eu achei um pouco decepcionante na hora, mas depois percebi que era o único desfecho possível, uma vez que o Capitão teria de ir contra sua integridade para vencer a guerra. No clímax, o Tony o provocou, e o Steve enfim percebeu que desde o princípio já tinha perdido. Naquele momento ele lembrou do Justiceiro e percebeu que para vencer precisaria ser como ele: Um pária, defendendo seus ideais contra tudo e contra todos.

« Jøåø » diz:
O Capitão, na minha opinião, não pensou estar errado em momento algum. O que aconteceu foi que ele viu que, para atingir seus objetivos, estava acontecendo exatamente o que não podia acontecer. A sua idéia só poderia ser posta em prática agindo de uma forma que ele não age. O que o aproximaria de alguma forma do Frank Castle, como o Brizola falou. Então, ele "desiste" (pelo menos momentaneamente).

O final foi "broxante", mas coerente. Se acabasse em morte, pancadaria generalizada, como se houvesse um lado "bom" e um lado "mal" bem definido, a saga seria jogada no lixo.


Rafael (Brizola) diz:
Sim, de certo forma ele foi extremamente consciente. Se rendeu para não se rebaixar.

« Jøåø » diz:
Porque essa é uma das coisas interessantes do final. O lado pró-registro ganhou? Sim. Mas isso quer dizer que estão "certos"? Não sei. Não é tão "Preto-e-branco" assim.

CX diz:
Bom, eu só quero saber qual será a motivação do Cage em manter os Novos Vingadores, porque as ordens do Capitão foram claras: "Acabou"!
E também estou curioso pra saber o que será da revista do Capitão!


Rafael (Brizola) diz:
No final, o Capitão simplesmente não foi tão fanático quanto seus adversários, porque o Tony estava disposto a vencer mesmo se levasse a cidade ao chão.

CX diz:
E não achei "broxante" o final nem um pouco.

Felipe - Fã diz:
Eu quero saber mesmo quem é o maldito Ronin....

« Jøåø » diz:
Também, acho, Rafael. O que pouca gente se deu conta foi que a "batalha final" foi planejada pelos pró-registro. Os "Vingadores" do Capitão só foram livrar prisioneiros da zona negativa.

Aproveitando a pergunta do Coveiro sobre o Cage, podemos partir para as considerações finais.

Olhando para a frente e tentando fazer um pouco de futurologia. Com a maioria dos heróis Marvel registrados, Tony Stark diretor da SHIELD, a "Iniciativa" de espalhar os heróis por todos os estados americanos e no Canadá, com um "desastroso" novo time de Thunderbolts, além da existência dos Novos Vingadores do Cage e do ainda sumiço de Nick Fury, teremos uma Marvel melhor ou pior nesse ano de 2007?


Felipe - Fã diz:
Cadê o Lopes para responder?

CX diz:
AHUhauHAUhau Manda pra sessão de cartas dele.

CX diz:
Que por sinal SUMIUUU das revistas!

« Jøåø » diz:
Ele responde no Orkut. Fica mais fácil. hahahaha

« Jøåø » diz:
Vamos lá! O que vocês esperam de agora em diante nesse novo status quo?

Felipe - Fã diz:
Eu espero que esse seja o ano em que o Homem-Aranha se torne novamente um personagem com grandes histórias.

CX diz:
Bom, eu sou um dos mais ansiosos. Estou cheio de perguntas. Haverá um novo Capitão América? Um novo homem de ferro? Que frente um Dr. Destino ou outro pode fazer os EUA com 51 supergrupos diferentes?
O bom de ler a Marvel nos próximos anos, meses, será por isso.
Tudo está muito novo e estou adorando tentar descobrir... Quesada descobriu o "pulo do gato". E sem crise!!!


Felipe - Fã diz:
Quem é o Ronin???? 0o

« Jøåø » diz:
Minhas maiores curiosidades são: como foram formados os "Novos Novos Vingadores"? O que será do Capitão América e dos planos do Caveira Vermelha, que vem agindo nos bastidores? O que será essa nova SHIELD? Será que alguém assumirá a armadura no lugar do Tony? A direção dada aos novos Thunderbolts é algo que me intriga também. Porque aquilo lá é uma bomba relógio. E, finalmente, como esse novo mundo, essa nova ordem mundial vai lidar com a volta do Hulk?

CX diz:
Também estou curioso pra ler as novas minis. Tropa Ômega parece ter excelente premissa.

Felipe - Fã diz:
Queria ver o grupo dos heróis "texanos".

Rafael (Brizola) diz:
Será muito melhor na minha opinião. Estou muito curioso pra ver o Stark na SHIELD e os problemas que ele enfrentará, como a reação externa e a própria podridão interna da SHIELD. Além disso, será muito interessante ver as repercussões e pontos negativos de um mundo registrado. Espero muito drama e tensão nesse novo Universo Marvel politizado!

« Jøåø » diz:
Rafael destacou uma coisa interessante. Provavelmente haverá muita discussão e prós e contras do registro sendo ressaltados nas revistas. E tenho quase certeza que alguns terão "privilégios" em relação a outros. O Quarteto deve ter bem mais autonomia do que os grupos formados pela iniciativa, por exemplo.

CX diz:
Cara, na boa, não estou querendo ser muito provocador... mas com a super-força armada que os EUA tem hoje. Coitado do Hulk. Ele vai precisar de muita gente.

« Jøåø » diz:
Considerando que ele "conquistou" um planeta... hehehehehehe

Felipe - Fã diz:
O Hulk está com um exército bem grande....

Rafael (Brizola) diz:
World War Hulk promete, veremos se o Pak estará num momento inspirado.

CX diz:
Bom, como eu disse, vai precisar. Aposto mais no molequinho, no Amadeus fazendo surpresas. Mas acho que o momento de WWH chegará...

Felipe - Fã diz:
"Coisas" que sugam energia, lutadores tão fortes quanto eles e o próprio Hulk..

Rafael (Brizola) diz:
E tem o Namor também.

Felipe - Fã diz:
E o Raio Negro?

Rafael (Brizola) diz:
Vai bem.

CX diz:
rs

« Jøåø » diz:
hahahha

CX diz:
Não sei se envolveriam...

« Jøåø » diz:
O que acho importante e até divertido, pois cria expectativas, é ver uma Marvel de uma forma que nunca imaginamos. Pelo menos eu não nunca tinha pensado que isso pudesse ser posto em prática.
Várias possibilidades, e vários núcleos que podem interagir. Mas em um novo contexto. Se bem explorado, pode dar histórias muito interessantes.


CX diz:
Quero só ressaltar o "maracatu" que foi quando lançaram espertamente essa imagem na net:

Photobucket - Video and Image Hosting

CX diz:
E o que essa aqui representa:

Photobucket - Video and Image Hosting

CX diz:
Um jogo do Quesada. Que levou aos fãs até a pensarem que o Steve iria vestir a armadura. Ou melhor, um clone dele.

Rafael (Brizola) diz:
Na verdade acabou sendo similar com o que eu havia sugerido no meu artigo, Coveiro.

CX diz:
Acho que essa imagem representa tudo. E podemos começar fechando o Em Foco com o que pensamos sobre ela.

Felipe - Fã diz:
Uma pergunta , o Escudo do capitão tinha ficado assim depois de Civil War?

CX diz:
Sim, Rafael... você matou toda a charada. O escudo representa ele destruído, derrotado.

Rafael (Brizola) diz:
Leiam o artigo pra saberem minha opinião hehehe...

CX diz:
João, você caiu da cadeira?

Felipe - Fã diz:
Fala logo João ele só tem 1 minuto na Lan House.
=(


CX diz:
AHUhauHAUH Tenho mais 8

« Jøåø » diz:
hahahahaha

Eu acho que é isso mesmo. É puramente simbólico. Ele perdeu e agora a responsabilidade dos dois (Steve e Tony) está só nas mãos do Tony.


Rafael (Brizola) diz:
Eu fiquei mais bolado com a história da suposta morte de um grande personagem mesmo. Cadê?

« Jøåø » diz:
Mas o Capitão "morreu". Só sobrou Steve Rogers.

Felipe - Fã diz:
O Clone do Thor era um grande personagem?

CX diz:
Bom, eu quero encerrar a discussão com essa imagem. Porque ela, desde o começo, mesmo com cores falsas, resumiu o fim da Guerra. Ali não está só um vencedor, mas um símbolo da nova realidade americana. Ele é o novo representante do povo, porque serve ao que o povo americano quer. Nessa saga, o Capitão América esqueceu que esse era um de seus deveres.

Rafael (Brizola) diz:
Bom, eu agradeço a oportunidade, foi um prazer! No mais, nos vemos na comunidade...

Felipe - Fã diz:
Eu também agradeço, mesmo entrando mudo e saindo calado.

« Jøåø » diz:
hahahaha Foi legal sim. É sempre bom esse tipo de papo.
Quero terminar apenas que como um todo, apesar de escorregadas como as mini dos X-Men, alguns poucos tie-ins desnecessários e da volta inexplicável do Capitão Marvel, gostei bastante de Civil War. Especialmente por ser capaz de reconfigurar o Universo Marvel de uma forma com que se abram diversas possibilidades para as histórias nos próximos anos. Integrando mais as histórias da editora, demonstrando que ela não é só "títulos-X".

Um abraço e até mais!!


CX diz:
Abraço a todos


Dessa forma terminamos nosso segundo "Em Foco", prometendo realizarmos sempre um debate sobre algum grande tema tanto em publicações brasileiras quanto nas gringas. E não demora para haver mais, já que Aniquilação e Planeta Hulk vêm aí. Um grande abraço e obrigado por lerem.


« Jøåø »

comments powered by Disqus