domingo, 4 de fevereiro de 2007

198: O resultado da Dizimação

Escola para jovens superdotados do Professor Xavier. Um refúgio para os mutantes sobreviventes... ou um campo de concentração? A resposta poderá ser encontrada na mini-série 198, que estréia a partir da edição 61 de X-Men Extra.

X-Men:198



A população de mutantes foi reduzida. Ciclope abriu as portas do Instituto Xavier para qualquer mutante com problemas. Sentinelas da UNI (Unidade Nacional de Intervenção) cercaram o local. As conseqüências de todos esses eventos podem ser acompanhadas mais de perto em 198.

198 tem um começo chocante, como aliás tem sido a tônica de todas as séries da Dizimação. Vemos Amara Aquila, a Magma, em viagem de férias com seu novo namorado, e às vésperas do Dia M ele a convence a esticar as férias para conhecer a carreira de vulcanóloga. No Dia M ambos adentram um vulcão ativo, o que não seria problema, já que ambos têm poderes semelhantes, se transforma em tragédia. A Dizimação acontece, Magma permanece a mesma, mas o rapaz torna-se humano, sofrendo as conseqüências imediatas.

No Distrito X, os membros do Pureza andam livremente e encontram com Groxo. Descobrimos o número exato dos mutantes sobreviventes: 198. Os fanáticos revelam que a UNI tornou o Instituto Xavier um campo de detenção e que todo mutante é "encorajado" a ir para lá. A nova ordem é manter todos os mutantes em um mesmo lugar, com uma cerca em volta.

Um herói?


Groxo acaba sendo o herói do dia, ao salvar a dançarina mutante Lorelei, dirigindo-se em seguida ao Instituto. Scott Summers se incomoda com sua presença lá, mas Emma o lembra que o Instituto é agora um abrigo para todos, como o próprio Scott havia dito. É o local para onde dirige-se o "Sr.M", Absolom Zebardyn Mercator, depois que Hannah Levy, a ex-Mulher-Lagarto, diz que os mutantes precisam dele.

Escrita por David Hine, mesmo autor de Distrito X e Mutopia X, 198 é uma minisérie em 5 edições que funciona como uma continuação desses títulos. Apresentando alguns personagens já conhecidos dos títulos anteriores, mas em um contexto totalmente novo. Em Distrito os mutantes eram numerosos, tendo um bairro apenas para eles, agora eles são minoria absoluta, e vivem basicamente em um campo de refugiados.

Campo de Refugiados?


Campo que foi muito bem retratado no Instituto Xavier, com tendas armadas em volta da mansão. Pudemos conferir também as bandeiras com o 198, idéia do ex-morlock Erg, inspirado na gangue de motoqueiros Hell's Angels.

A bandeira dos 198


Quais as intenções do Sr.M ao ir para o Instituto Xavier? Tantos mutantes diferentes no mesmo local, como Groxo e Erg, funcionará? Quais serão os outros integrantes dos 198?

Teremos mais 4 edições para acompanhar de perto as respostas. O único porém fica a cargo da escolha da Panini de publicar 198 junto com todas as outras séries da Dizimação. Pois os eventos aqui vistos são posteriores aos que ocorrem no arco de Peter Milligan iniciado em X-Men 61. Esse fato, embora não vital, acaba por comprometer um pouco o ritmo das séries.

Eddie

comments powered by Disqus