quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Renascer de um Sonho?

** Contém informações Inéditas no Brasil **


Captain America


Um dos maiores heróis da Marvel está morto, mas será que o Capitão América pode mesmo morrer? Muitos consideram que grandes legados, se ainda poderosos, são impossíveis de desaparecer.

Ao fim de Civil War, ao reconhecer a condição absurda que o conflito entre os heróis atingiu, o Capitão América se rendeu. Ou melhor, Steve Rogers. O homem que encarnou essa lenda iniciada na Segunda Guerra Mundial, e perpetuada mesmo quando se encontrava congelado em animação suspensa, recusou-se a admitir derrota. O Capitão América nunca foi derrotado naquele dia. Pouco depois, Steve Rogers foi assassinado graças a uma complexa trama armada pelo Caveira Vermelha, alojado na mente do magnata russo Aleksander Lukin, como parte de um plano maior.

É quase senso comum no mundo dos quadrinhos que os sidekicks têm como destino substituir seus mentores. Um dos mais atingidos por essa perda foi Bucky Barnes, parceiro do Capitão América, cuja morte era certa até que Ed Brubaker, sob uma premissa parecida com a utilizada para trazer o sentinela da Liberdade de volta à vida, resgatou o rapaz como um ex-agente soviético, logo renegado. Trabalhando subterraneamente com Nicky Fury, Barnes não foi capaz de descobrir como Steve foi morto. Mas não descansou até chegar ao autor.

Descobrindo parte da trama, forçou o Caveira a acelerar seus planos. O vilão forjou a morte acidental de Lukin e desencadeou uma crise financeira dentro dos EUA (surpreendentemente sintonizada com o momento atual), planejando ainda desmoralizar a SHIELD, utilizando-se dos serviços do Dr. Faustus para tal.

Photobucket - Video and Image Hosting

Quem melhor para derrotar o Caveira Vermelha? O Capitão América. Tony Stark revela a Bucky um dos últimos desejos de Steve Rogers antes de morrer: que o ex-parceiro o substituísse caso morresse. Relutante, Barnes aceita, mas sob suas condições, sem controle de Stark. E é assim que ele redesenha o uniforme do Capitão e sai, acompanhado da Viúva Negra, para derrotar o vilão.

Captain America

A seqüência é espetacular porque, ao resgatar o símbolo, o reconstrói, dando a pitada de violência e inteligência típicas de Bucky, que sempre foi menos “bondoso” que Rogers. É uma homenagem bela e coerente ao legado do Capitão América, o que não faz de sua morte algo menos lamentável, mas nos apresenta uma fantástica trama que já dura quase um ano.

Captain America Captain America

A competência de Brubaker nas últimas 34 edições de Captain America nos faz aguardar por mais, especulando como o novo Capitão América derrotará seu maior inimigo, honrando o homem que vestiu esse símbolo por mais de 60 anos.


« Jøåø »

comments powered by Disqus