terça-feira, 9 de setembro de 2008

Hulk contra o Mundo Especial: Bastidores da Guerra

* Artigo escrito por nosso colaborador Bruno Bello

Hulk Especial

Paralela a toda confusão que o Gigante Esmeralda promoveu em Nova York com sua Guerra, ocorrem alguns outros acontecimentos de proporções menores que não podem ser deixados para trás. Sally e Ben Urich decidem mostrar as verdadeiras vítimas da Guerra. Uma aliança inusitada entre alien e terráqueo ocorre para resolver uma questão maior. Uma tropa de soldados nada convencional é convocada contra a ameaça. Tudo isso e muito mais está na primeira edição de Hulk contra o Mundo Especial.

Hulk Especial


Sally Floyd e Ben Urich agora têm seu próprio jornal, o Linha de Frente. No começo parecia que não daria certo, mas alguém misterioso resolveu bancar o jornal para que ele concorresse com o Clarim Diário. Existem essencialmente três pontos interessantes na história:

Super-Heróis servem só para os ricos?

Enquanto toda a cidade é evacuada, bairros mais pobres (como o Harlem) são totalmente esquecidos pelo governo. Os moradores sabem que existe um plano de evacuação, mas esse plano não chegou até eles. Resta agora torcer para que nada de ruim aconteça.

“São iguais a gente, cara!”

Uma pequena nave saiu de dentro da nave onde está o Hulk. Dela saiu o monstro de pedra Korg, o robô ARCH-E-5912 e várias criaturas da espécie do Miek. Enquanto o robô fazia uma pesquisa sobre o comportamento humano e os super-heróis, Korg se preocupa em manter a segurança de todos os seus irmãos de Sakaar. As criaturinhas saem armadas pela cidade e exigem serem tratadas como iguais pelos humanos. Daí a frase de um desconhecido: “São iguais a gente, cara! Dei uma cerva pra um, e ele me deixou dar um tiro com sua arma de raios!

Hulk Especial

Detetivedannygranville

Lembra do detetive que saiu algumas vezes com a Sally durante a Guerra Civil? Então, agora eles estão juntos e ele tem um papel importante na história. ARCH-E-5912 foi assassinado enquanto fazia sua pesquisa e o detetive Danny Granville é o encarregado de procurar o assassino. Ele deve fazer isso com Korg, o monstro de pedra, até o pôr-do-sol do dia seguinte, caso contrário a vida dos dois será “desapropriada”. Tudo isso acontece num estilo de investigação policial com um bom toque de humor.

Duas outras mini-histórias também aparecem, mas são totalmente desprezíveis. Ambas com apenas 2 páginas e um humor exagerado, uma conta com a participação do Capitão Integridade sendo forçado a lutar contra o Hulk e a outra conta como a iniciativa escolheu um de seus membros em Rhode Island, Miles Bemmol (uma caveira flamejante com uma guitarra flamejante, escolhido num concurso de talentos).

Hulk Especial

As histórias da Tropa Gama ficaram para o final do gibi, mas essa foi a melhor parte.

A tropa é formada apenas por humanos que foram irradiados com raios gama. Eles são: Grifo (força, agilidade e pode cuspir ácido), Prodígio (telecinese), Revolta (possuí algumas partes do corpo alteradas, como seu braço, o que lhe dá mais força), Senhor Gideon (aparentemente força bruta apenas) e Cinza (muita força bruta).

Cada um deles odeia o Hulk por algum motivo. Revolta perdeu seu filho quando seu carro foi esmagado por um caminhão que o Hulk arremessou. No acidente, ela perdeu um braço, uma perna e um dos olhos(todos agora alterados com radiação gama). Prodígio era uma criança que nasceu com problemas porque sua mãe teve um ataque de nervos muito grande e caiu no chão quando estava grávida, tudo porque o Hulk invadiu o local onde ela estava. Senhor Gideon é o pai de Jim Wilson, sobrinho do Falcão e que morreu de Aids em uma história do Hulk escrita há um bom tempo atrás. Ele culpa o Hulk pela morte do filho. Grifo era um ajudante do Mestre do Picadeiro que tentou lutar contra o Hulk e acabou sendo preso. Na prisão ele recebeu a chance de ganhar algumas habilidades para dar o troco no verdão. E o Cinza não é ninguém menos que Brian, um homem tentando honrar o nome da família Talbot.

Pra quem esperava uma revista cheia de histórias diferentes, interessantes e contadas de um ponto de vista muito legal, pode esquecer. Diferente da Guerra Civil, o gibi Hulk Contra o Mundo: Frente de Batalha não é nem um pouco inovador e suas histórias não tem nada que ajudem numa compreensão melhor do que acontece durante essa minissérie. Contudo, esse gibi vale pela Tropa Gama, que possui personagens bem interessantes. Quem é fã do Hulk vai gostar, mas que não é não vai ver muita graça nas histórias.

Bruno Bello

comments powered by Disqus