quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Exilados: Mas não era assim que eu lembrava disso..

* Artigo escrito por nosso colaborador, Fernando Saker.

Saudações a todos! Embora alguns de vocês já me conheçam de conversas pela Internet, essa é a primeira vez (mas espero que não a última!) que envio um resumo para o Marvel 616. E o resumo trata da missão de uma equipe que divide opiniões entre os leitores.

Exilados: Superguardiões

Sim, este texto é sobre mais uma missão espacial dos Exilados. A aventura do dia começa na Terra 522. Ou melhor, no que sobrou dela. Mesmo para os Exilados essa é uma situação incomum, pois como explica a Blink, “normalmente, a gente chega antes do fim do mundo”.

Mas o grupo não tem tempo para apreciar a devastação, porque uma batalha letal acontece bem na frente deles, envolvendo a Guarda Imperial Shiar, um Surfista Prateado um tanto homicida, e um gigante de pedra – este último é o ser que precisa ser salvo nessa dimensão.

Exilados: Superguardiões

O ex-arauto de Galactus não perde tempo chacinando os membros da Guarda Imperial. Até o poderoso Gladiador é morto – e uma morte não muito bonita, diga-se de passagem. O Surfista revela que quer algo do gigante de pedra, a ponto de matá-lo para conseguir. Quando o grandalhão parece perdido, Blink aparece pra salvar o dia; logo depois, ela é possuída, teleporta a si mesma e aos colegas em segurança, enquanto um atropelamento com nave e mais um teletransporte deixam o Surfista fora de ação, por enquanto.

Blink desmaia com o esforço, o que preocupa o gigante. Ele fica feliz ao saber que ela vai sobreviver, mas desmaia logo depois. É então que Longshot, mostrando seu poder de psicometria (ele absorve a história de um objeto ao tocá-lo, parece), descobre que o gigante de pedra é ninguém menos que Galactus, o Devorador de Mundos.

Exilados: Superguardiões

Quer dizer, seria o Devorador de Mundos se estivéssemos falando da Terra-616. Nessas horas é que as histórias dos Exilados nos surpreendem com as diferenças entre os mundos: nesse universo, Galactus é o Restaurador de Mundos, uma criatura benigna que salva os planetas de uma espécie de praga.

Galactus havia recrutado o cientista Norrin Radd para ajudá-lo nessa empreitada, dando-lhe poder cósmico. Radd queria restaurar seu planeta. Legal, só tem um problema: o planeta dele não foi devastado pela praga, mas por uma invenção do próprio Radd. Furioso quando Galactus não quis ajudar seu planeta, o Surfista virou um destruidor de mundos (a Terra que o diga...), e acabou ferindo gravemente seu próprio mestre.

Exilados: Superguardiões

Explicações dadas, Galactus e os Exilados são resgatados pelo Império Shiar. Mas a tensão continua: Galactus ainda está morrendo, praticamente toda a Guarda Imperial está morta e o Surfista ainda está a caminho...

No Centro Imperial, os heróis são recebidos por Lilandra, Rapina e Araki (outro trio impensável na “Terra” que conhecemos...) e reunidos aos poucos guerreiros que restavam para lutar contra o Surfista. A vitória é impossível, mas talvez isso desse um pouco mais de tempo para Galactus se recuperar. Situação tensa: skrulls e krees se unem, o Homem-Aranha 2099 se surpreende com as várias funções dos anéis de vôo Shiar, Morfo se fantasia de Space Ghost (tá, isso não tem importância pra história, mas foi uma ótima sacada).

Exilados: Superguardiões

Toda essa força reunida não impede o Surfista Prateado, que em pouco tempo de luta mata boa parte dos seus adversários, põe a Princesa do Poder a nocaute e se interessa pelas habilidades da Blink.

E o Dentes-de-Sabre? Sabendo que eventualmente todos vão morrer no combate, ele procura Galactus para uma proposta arriscada, que põe em risco a vida do gigante e não garante a vitória. Mesmo assim, Dentes-de-Sabre vira “Dentes-de-Prata” (ou seria Ouro?), e parte pra salvar sua “filhota”. Ele tem o poder... mas tem a experiência?

Exilados: Superguardiões

Não foi preciso ter experiência. Creed explica: “eu sou assassino por natureza... é, às vezes, isso basta”. Longshot vira a tática suja do Surfista contra ele mesmo; Manta finaliza o serviço. O perigo acabou.

Acabou? Mas e o Dentes-de-Sabre? Ele vai seguir como o novo arauto de Galactus? Ou vai se corromper pelo poder?

Nesse dia, Victor Creed ganha a admiração de Galactus e da própria equipe, ao abrir mão do poder pra permanecer com seus amigos e permitir que o gigante de pedra se recuperasse. Galactus se torna mais piedoso, recuperando também os planetas arrasados por causas não naturais; Clarice acha que ele se inspirou no “Senhor Creed” e sua crença em segundas chances – mesmo que o “Senhor Creed” não goste de ser visto como o cara piedoso da equipe, já que ele tem a reputação a manter...

Exilados: Superguardiões

Tudo está bem quando acaba bem. Essa foi uma ótima história dos Exilados, que certamente vai agradar quem curtia o começo da equipe, quando os Exilados não levava mais que três histórias pra salvar cada mundo, quando havia aquela sensação de surpresa e novidade na visita a cada dimensão, e quando os membros do grupo não morriam a cada nova aventura.

É isso. Espero que tenham gostado do resumo, e que o Coveiro não se irrite muito com a quantidade de texto (não adianta, eu não sei escrever em poucas palavras...). E espero voltar em breve, pra falar do próximo arco dos Exilados, quando Tony Bedard dá lugar a Chris Claremont e uma certa heroína de cabelos roxos e mestra em chutar traseiros vai ser enfim resgatada do limbo para alegria de muita gente! Ei, eu não estou estragando surpresas, o Saladino já entregou o ouro faz tempo...

E como diria o mestre Gaguinho, po-po-po-por hoje é só, pessoal!

Fernando Saker

comments powered by Disqus