quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Homem de Ferro: Não acredito em fantasmas, mas que eles existem, existem

O diretor da SHIELD não está muito bem, além da morte de uma heroína da Iniciativa a qual ele se apegava paternalmente e muito mistério ao redor de sua morte, ele ainda tem de contar com a ajuda de “visões” daqueles que perdeu e sente culpa para ajudá-lo a solucionar o problema. Isso enquanto quase todos o desacreditam e ele só poderá contar com seus fantasmas ou sua própria consciência, mas quando Tony Stark tem um problema pela frente ele não desiste até resolvê-lo!

Photobucket

Após sabermos em Avante, Vingadores! Que a mãe de Cooper Roth, o Paradigma, estava sob “poder” de Mandarim, mais nos é revelado nas futuras edições. Mandarim está usando Paradigma com a promessa de salvá-la, porém, quando ela morre, e o jovem herói se volta contra o vilão (nos mostrando claramente os anéis forjados em suas vértebras), é dominado pelo poder de seu oponente que o faz pensar que viu Graviton estrangulá-la, e o herói confuso sai à caça do suposto assassino. Suposto assassino que está sob custódia da SHIELD com provas obvias de sua participação na morte de Inventiva, com apenas o esforço de Tony Stark para elucidar a verdade de que seria o parceiro da menina que a havia matado.

Cada vez mais confuso e frustrado consigo mesmo por não ter soluções para o caso de Inventiva e o aumento de desaparecimentos no estado que a sua “protegida” investigava na ocasião do assassinato, o diretor da SHIELD parece prestes a desmoronar, o que não passa em branco aos olhares da subdiretora, Maria Hill. Ela é convocada como testemunha no caso da morte de Inventiva para atestar a instabilidade atual de Stark a pedido do secretário de defesa, Kooning. Tony está muito perto da verdade, ele sabe que Roth matou Inventiva e usou Graviton como bode expiatório para tal. Obviamente a investigação dos desaparecimentos pela menina mexeu com alguém grande que usou o herói licenciado, mas Kooning não vai deixar que Stark seja creditado, afinal, ele trabalha com Mandarim na pesquisa não autorizada do extremis. E depois que Graviton matou Cooper e se matou, o caso parece mais próximo de ser encerrado.

Photobucket

Apenas Dugan, que cada vez mais parece acreditar em Tony como diretor e, além disso, como pessoa, está disposto a investigar, mas é reprimido pelo Homem-de-Ferro, que diz que irão aguardar. Dum Dum já está acostumado com o que ele chama de “a velha pá de cal” para abafar coisas por lá.

Todos contra o diretor, Leonard Samson é convocado para entrar em ação e o aguarda em sua sala. Ele avalia que o estado mental de Tony não vai bem, que ele está atrás de fantasmas e, inclusive, pergunta se ele estaria respondendo a “coisas que somente ele poderia ver”, o que é negado. Pior ainda quando constata que Tony não retira a armadura a mais de uma semana quando pede a ele que tire o capacete e sua cara está um caco... Samson diz que “recomenda” que ele descanse, seja colocado de licença e use um abafador psíquico que reprime o poder do extremis, ele volta a ser somente Tony Stark e sua armadura. A proposta é um tanto forçada, já que se não fosse aceita pelo herói ele seria mandado para a unidade psiquiátrica da unidade 42 para observação, o que não deve ser nada agradável.

Photobucket

Mas quem conhece Tony Stark sabe que ele sabe dizer o que é preciso na hora em que precisa. Ele aceita, mas continua sua investigação de um hotel em Omaha (local do assassinato de Inventiva e dos desaparecimentos), como o bom teimoso que é. Quando tenta desvendar o ponto em comum entre os desaparecidos, que não é nada fácil já que são todos de origens, etnias, idades e, etc. diferentes, quem aparece desta vez para ele é seu amigo Sal, morto há pouco tempo trabalhando para SHIELD e que não pode ser salvo pelo amigo e herói. O amigo aparece no quarto falando das fases de testes de drogas, e que em cada fase se aumenta mais o número de cobaias e termina com a frase dita em vida “não gosto do que este trabalho está fazendo comigo, Tony”. O Homem de Ferro segue novamente a “dica” de seu fantasma ou de sua própria consciência e entende que os desaparecimentos devem estar relacionados a alguma pesquisa sobre drogas, já que os números aumentaram justamente como Sal detalhou.

O que ele ainda não sabe que a pesquisa é sobre o extremis e está sob comando de Mandarim que se disfarça de um cientista industrial Tem Borjigin e usa Maya e sua genialidade em seu projeto. Ela está cada vez mais mergulhada na pesquisa já que agora pode fazer tudo que seu “amigo” Tony a negava. Mandarim manipula muito bem as emoções da cientista para ajudar no processo. Ele quer que ela desenvolva uma versão do vírus de administração “menos traumática que a intravenosa”, o que leva a pesquisadora a sugerir um aerosol, que é tudo que um super-vilão gostaria se quiser uma pandemia. A ingênua Maya termina seu trabalho, mas percebe que a versão aérea poderia causar uma alta taxa de mortalidade e resolveu tudo com um sistema de morte celular que quando o nanovírus não entrar em contato imediato com um hospedeiro, ele se torna inerte (o que não seria muito bem uma morte celular, mas enfim estamos falando de uma droga que fez Tony se conectar a armadura, então vamos deixar passar). Mandarim não contava com tanta genialidade por parte de sua pupila que deixou o componente de inativação impossível de ser retirado.

Photobucket

Stark (desculpem o desabafo de fã, mas lindo de barba, parei) compartilha sua descoberta com Dugan em uma cafeteria que o ajuda na investigação secretamente. Como existiam parentes entre os seqüestrados, ele quer que analisem os DNAs (pelo banco de dados do FBI) e descubra o que tem em comum. Tudo isso, claro, não sem passar sem cantar a garçonete. Ele logo sai, pois “seu carro” o espera. Como nos velhos tempos das histórias do vingador dourado, ele liga para sua secretária e pede que mande seu carro, “a versão antiga”, que nada mais é que sua armadura “pré-extremis”. Enquanto ele abre o container com sua boa e velha armadura, Dugan o telefona e diz que existem seqüências de DNA semelhantes entre os seqüestrados, mas é descrito como “DNA inútil”. É quando cai a ficha em Tony e ele pede que chequem mais um DNA, o dele.

Nesta altura do campeonato, Tem/Mandarim já é avisado da presença do diretor em Omaha e sua investigação e ele diz que já está “cuidando disso”. Ao mesmo tempo, Samson e Capitão Ultra (que, obviamente não acreditam que Tony tirou licença) decidem ajudar o herói antes de levar a publico e aparecem em boa hora quando ele é atacado por um bruta montes sem ter terminado de vestir sua armadura. Destaque para a cena em que o Homem de Ferro agarra o saco do cara pra ele parar de bater e diz “Basta descobrir como soltar isso aqui e continuar vivo”. Depois de derrotado, foram descobrir que o homem em questão era um dos desaparecidos com síndrome de Down, reconhecido como aprimorado pelo extremis por Stark.

Photobucket

Assim, Tony coloca Samson e Ultra a par dos acontecimentos explicando que todas as pessoas desaparecidas possuem um mesmo gene, um mesmo gene que ele também abriga, uma resistência natural a metamorfose da droga, o que leva Leonard à questão de que monstro raptaria pessoas e deficientes para testar drogas e o Homem de Ferro apenas responde que se ele respondesse o teriam de trancafiar. Com ou sem fantasmas, o mistério foi resolvido, falta resolver o problema, mas o diretor da SHIELD já está preparado!

Photobucket

Cammy

comments powered by Disqus