domingo, 7 de dezembro de 2008

Últimos dias de Providência – por Cable e Deadpool

Quem acompanha a revista X-men, já deve imaginar que o soldado do futuro, Cable, se aliou a equipe de mutantes da Vampira e enfrentou uma série de ameaças que culminou com a destruição da ilha-nação Providência e até mesmo num prematuro fim para Nathan. Tudo isso você acompanhou ao longo deste último semestre a partir da edição 77. Mas será que você viu mesmo tudo? Afinal, onde estava o mercenário tagarela enquanto tudo isso acontecia?

O Fim de Providência

Bem, as edições de Wolverine 46, 47 e 48 trazem ao leitor a versão “Cable e Deadpool” do ataque a providência e os acontecimentos que aconteceram imediatamente depois da Hecatombe ter sido derrotada. E para não deixar passar batido essa hilariante visão da mesma história, vamos pontuar os melhores momentos e fazer um paralelo com tudo o que você já viu... e achava que sabia.

Em “Fraturado” (Cable &Deadpool 40, em Wolverine 46), encontramos o messiânico mutante do futuro, Nathan Dayspring Summers Askani´son correndo contra o tempo para salvar seu povo. Como visto na revista X-men,Nate se fundiu a uma entidade alienígena psíquica chamada Mummudrai para deter algo ainda maior, a Hecatombe. Mas isso não foi suficiente e enquanto colocava seus planos de despertar Vampira em ação, seus companheiros de equipe tentavam retardar a ameaça e salvar civis.

O Fim de Providência

Nessa história, podemos encontrar muitas cenas sendo recontadas da maneira que o roteirista Fabian Nicieza as colocaria, ao mesmo tempo que paralelamente vemos Dominó, Johann, Irene, Caixa Negra e outros figurões da ilha-nação tentando manter Providência estável. Contudo, nosso herói já sabia o que teria que fazer. Providência seria sacrificada...
E onde estava Deadpool no meio de tudo isso? Bem, estava bem atento acompanhando tudo acontecia na televisão... enquanto jogava strip-poker com a pistoleira, Sammy, Alex Hayden e o inusitado Bob, o agente da Hidra.

O Fim de Providência

Na edição seguinte, segunda parte de “Fraturado”, já vemos o resultado final da batalha contra a Hecatombe. Vampira, após absorver a Hecatombe, foi levada embora e restou a Cable e toda a sua equipe salvar os cidadãos de Providência antes que a ilha artificial afunde. Porém, a evacuação certamente vai ser mais difícil do que parece já que Irene e o Caixa Preta estão presos na câmara da Infonet e escondido no meio dos escombros da ilha está o foragido, desertor e psicótico Dentes de Sabres.

O Fim de Providência

Enquanto o povo é levado até as barcas, Cable e Dominó se dividem. O soldado do futuro parte para o núcleo energético da ilha enquanto que Dominó segue para resgatar Irene e Caixa Preta da câmara da Infonet. Todavia, a mutante chega tarde demais. Creed já matou Gareb e está fazendo Irene de refém até que lhe entreguem um meio de fugir dali. É uma situação difícil, mas a solução caiu literalmente dos céus.

Decidido a se juntar a história, Deadpool finalmente chega em providência saltando de para-quedas e soltando um irreverente “Ei, Dentinho! Que saudade, veio”. Daí, temos uma das mais cômicas cenas já vistas em um gibi. Enquanto as garotas fogem pra barcar, Deadpool metralha o vil mutante ao som de tim maia... ou quase isso.

O Fim de Providência

"A Semana inteira... Fiquei esperando... pra te ver ferido... pra te ver chorando... Quando a gente odeia... não pensa em dinheiro... Só se quer matar, se quer matar, se quer matar... O que vale nessa vida é uma boa briga... E o inimigo com a boca cheia de formiga!"

A tranquilidade que Wade faz isso é hilariante e mesmo depois que suas balas acabam, o mercenário tagarela consegue conter o mutante de igual para igual de porte apenas de sua espada.

Em outra parte da ilha, Cable acha o que estava procurando: um back-up do “Professor”, antiga inteligência artificial que o acompanhava logo nas primeiras aventuras. Em seguida, consegue estabilizar a ilha tempo suficiente para poder cuidar de todas as suas preciosas informações e segredos ali escondidos. Por fim, após ver que Irene esta a salvo, parte para ajudar Deadpool.
E ele resolve que não devem perder muito tempo com Creed. Uma vez mais, os dois estão reunidos. Mesmo que por um breve momento, Cable e Deadpool são parceiros mais uma vez.

A terceira e última parte de “Fraturado” é um paralelo com o começo da saga “Cegos pela Luz”, onde ocorreu a luta de Cable contra os traidores Gambit e Solaris. Como vimos, tudo culminou na morte de Cable, que se sacrificou para destruir todas as suas informações sobre o futuro.

Nesta edição, Nicieza retrata a situação como se Cable já tivesse noção dos invasores e por isso enviou Deadpool para buscar o “acesso alternativo” enquanto ele vai criptografar os dados da ilha antes de explodi-lá. Pool parece não entender muito bem o plano, mas o segue mesmo assim. O acesso segundo Cable estaria escondido na estatueta de Anton Krutch (vilão azulzinho das primeiras histórias desse título).

O Fim de Providência

Antes de cada um seguir pro seu lado, uma outra piadinha bem colocada garante boas risadas. Deadpool diz para Cable “não agradecer, nem dizer que está orgulhoso e nem se despedir” e o soldado apenas responde com um trote dizendo que o zíper do mercenário estaria aberto. Ao que Deadpool finaliza com um “você é tão imaturo...”.

Parte dessa cena, o leitor de X-men já viu, com uma ou outra diferença que Fabian Nicieza se permitiu modificar para o bom andamento de sua história. Por outro lado, Deadpool encontra Senyaka, antigo acólito de Magneto, que estava ali para roubar o acesso e se possível calar a matraca de Wade Wilson.

Na luta, cenas hilariantes acontecem como o pedido após lançar Deadpool de um prédio. Em sua prece, Senyaka diz “Lorde Magneto, por favor, pela graça de minha antiga glória... que Wilson tenha morrido”, ao que Deadpool complementa com um simplório “amém”.

O Fim de Providência

A briga segue feia até o momento que Cable aciona o protocolo Requiém e manda tudo pros ares. É nesse momento que Deadpool descobre que a estatueta de Anton Krutch nada mais é do que um portal de teleporte e é salvo no último instante da explosão. Providência é consumida e o mercenário tagarela volta ao seu velho apartamento, onde tudo começou.

O Fim de Providência

Uma nova fase chega a revista...

Coveiro

comments powered by Disqus