segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vingadores vs Invasores: Choque de Gerações

No auge dos 70 anos de aniversário da Marvel , a editora Panini resolveu que seria esse um ótimo momento para começar a publicar a minissérie Vingadores/Invasores, um projeto ousado de Alex Ross e Jim Krueger. Essa parceria da Casa das Idéias com a Dynamite Comics, de Ross, gerou doze edições (seis revistas nos moldes tupiniquins) de um encontro inusitado entre heróis de dois tempos - Os Invasores, criados 70 anos atrás e os Vingadores dos dias de hoje.

Vingadores vs Invasores


A narrativa principal da história é de James Buchanan Barnes, o pequeno Bucky, parceiro inseparável do Capitão América durante suas primeiras aventuras na Segunda Guerra Mundial. Em seu diário, o jovem herói americano relata mais uma missão dos Invasores e as forças aliadas contra Hitler.

Acompanhando Bucky e o Capitão, estão Namor, Tocha Humana e Centelha, heróis americanos da Timely Comics – que hoje, poderíamos considerar o “embrião” da atual Marvel. O lado inglês é representado Spitfire e Union Jack, que foram “retcoonizados” nessas antigas histórias por volta dos anos 70. A missão deles é interromper a construção de um equipamento que os Nazistas chamam de Ordnung Zetgeist (O que numa boa tradução significaria Operação Espírito do Tempo).

Vingadores vs Invasores

Todavia, algo aparentemente deu errado nessa missão. Houve uma imensa explosão, que acabou desacordando Union Jack. Muitos soldados foram alvejados nesse meio tempo. E então, veio a névoa esverdeada. Resoluto, o Capitão resolveu adentrá-la até encontrar o foco do problema. Os demais heróis americanos o acompanharam. Sptifire preferiu ficar para ajudar seu irmão Brian, o Union Jack. Um dos soldados, no entanto, resolveu seguir os Invasores, indiferente as ameaças do desconhecido.

Tudo deve ter acontecido num piscar de olhos. Assim que a névoa se dissipou, os Invasores se viram num mundo bem diferente. Não havia dúvidas de que aquele era território americano, mas não exatamente o que eles haviam deixado para trás. Aquela era uma Nova York uns 70 anos no futuro e eles haviam chegado justamente no meio de um confronto entre o Homem-Aranha e os atuais Thunderbolts.

Vingadores vs Invasores

O grupo de caça a não registrados de Osborn parecia tão absorto quanto os recém-chegados. Foi preciso o Homem-Aranha se aproximar deles para sugerir que o que acabaram de ver a sua frente era um “problema temporal”. A confusão só aumentou quando o Espadachim exigiu a redinção dos heróis do passado. Seu sotaque alemão foi o suficiente para Bucky interpretar tudo da pior maneira possível e dar início a uma nova luta.

Apesar da defasagem de algumas décadas, os Invasores levam a melhor sobre os Thunderbolts. Um a um, os ex-vilões são derrubados, enquanto que o Homem-aranha tenta apenas minimizar o número de acidentes causados no meio daquela balbúrida.

Vingadores vs Invasores

Com o fim da batalha, os Invasores decidem se retirar para tentar entender quais foram os atuais planos de Hitler nisso tudo. Já o Homem-aranha se afasta dali, com planos para alertar os demais “Novos Vingadores” sobre o que acabou de ver. Por fim, nosso afoito soldado americano que seguiu nos heróis finalmente dá as caras e descobre através de uma edição do Clarim Diário que está no ano de 2009.

No aeroporta-aviões da SHIELD, Tony Stark está em sua sala bem diante dos monitores onde desenrolam as última cenas do combate entre personagens de dois tempos. Na tela, o Capitão América está em destaque e o Homem de Ferro apenas sussurra com pesar seu nome - “Steve”.

Vingadores vs Invasores

Na manhã seguinte, os Poderosos Vingadores tem novas ordens – capturar os heróis do passado e descobrir um jeito de retorná-los a seu devido tempo. Liderados por Miss Marvel e pelo próprio Homem de Ferro, a equipe dos Maiores Heróis da Terra chegam ao Brooklin, bairro tradicional de Nova York que estava para servir como novo campo de batalha.

Lá estavam os cinco Invasores fora de seu tempo. Mais um combate se inicia, porém a equipe que tantas vezes derrotou as forças de Hitler não conquistariam tão facilmente essa vitória. Ao ver seus nomes secretos sendo pronunciados tão facilmente por aqueles heróis do presente, Steve e seus Invasores pareceram ainda mais confusos. Isso e mais o preparo dos Vingadores para esse árduo combate, garantiriam a vantagem da Iniciativa desta vez.

Vingadores vs Invasores

Após uma luta árdua com o Homem de Ferro, Steve é furtivamente derrubado por uma ferroada da Vespa. Bucky é derrubado por Miss Marvel. O Tocha Humana original e o Centelha acabam sendo noucateado por Magnum. O único que consegue escapar é Namor, que lança o próprio machado de Ares contra o Homem de Ferro e desaparece num rápido vôo bem na frente de Todos.

Vingadores vs Invasores

O resultado da batalha logo vira manchete dos jornais. E não demora muito para cair no conhecimento de outros personagens desta trama , como o novo Capitão América, que todos bem sabem que atualmente é ninguém menos que James Barnes.

Vingadores vs Invasores

O nosso soldado do passado acaba decidindo fazer uma visitinha nada convencional a um tal Paul Anselm. E o motivo daquela visita não é algo nada fácil de ser justificado, principalmente porque Paul Anselm hoje é uma versão 70 anos mais velha dele mesmo.

Voltando para o destino dos nossos heróis do passado, vemos cada um deles em uma sala de contenção dentro do Aeroporta-aviões da SHIELD. Numa delas, Steve tem uma conversa com Homem de Ferro e o alerta que as mudanças cronológicas que a viagem deles causaram até ali podem ser algo bem mais grave do que a Guerra queeles acabaram de deixar.

Jim Hammond, o Tocha Humana Original, está numa sala onde é eternamente banhado por água de tal maneira que não consiga acionar seus poderes. Ele recebe a visita de um dos Soldados da SHIELD e quando vai tentar derrubá-lo acaba descobrindo que se trata apenas de um MVA (Modelo de Vida Artificial). Isso aparentemente o deixa pertubado.

Vingadores vs Invasores

O Centelha está na enfermaria da SHIELD. Acabou sendo drogado e está sendo submetidos a vários testes clínicos. Os médicos indicados para cuidar do garoto acreditam que ele seja um dos primeiro mutantes e isso poderia abrir várias perspectivas de estudo.

Por fim, Bucky está numa simples cela de contenção. Quase sem vigilância, o garoto sabe que vai ser muito fácil escapar dali. Arrancando uma de suas unhas, ele abre um corte em seu braço. De lá, ele tira uma pequena amostra de explosivo plástico que lhe permite abrir um rombo em sua cela. E assim é feito.

Vingadores vs Invasores

A segunda edição da minissérie aqui no Brasil, lançada neste mês de Maio, começa com a narrativa do príncipe Namor em uma busca infudada por Atlântida nos oceanos. Como bem sabemos pela última minissérie do Submarino, aquele lugar não mais existe e os Atlantes vivem hoje escondidos. E é o atual Namor, Rei de Atlântida quem está ali para contar-lhe o que houve.

O encontro entre os dois soberanos atlantes de diferentes tempos acaba não acontecendo como ambos esperavam. O Namor mais experiente tenta aconselhar sua versão mais jovem a agir de forma mais calma e ponderada, porém tal atitude é algo que aquele jovem Namor nunca aceitaria. Ele ataca sua versão do futuro e decide se consagrar o novo Rei.

Vingadores vs Invasores

Enquanto isso, no aeroporta-aviões, Bucky dá inicio ao seu plano de fuga. Ele enfrenta os primeiros soldados da SHIELD e liberta primeiro o Capitão América. Os dois disparam para fora, correndo pela pistas de jatos estacionados, mas logo percebem o quanto estão em apuros quando chegam no limiar da aeronave e percebem que estão há muitos quilômetros acima do solo.

Vingadores vs Invasores

Mais soldados vão em busca dos dois e, durante a batalha, percebem que se tratam apenas de mais modelos de vida artificial. Rogers grita para seu parceiro voltar para as alas de contenção e encontrar o restante de seus companheiros. Bucky atende o pedido, mas antes acaba topando com Tony Stark... e o escudo do Capitão América. Sem sequer querer ouvir o que Tony teria para dizer, o menino o derruba com alguns tiros e toma para si o escudo. Aquela era uma arma que segundo ele, somente um herói poderia portar.

Vingadores vs Invasores

Voltando para o campo de batalha para devolver o escudo ao capitão, Bucky acaba o arremessando para fora do aeroporta-aviões. A arma cai bem no Capitólio, juntamente com tantas peças de MVAs que o Capitão América detonou desde que a batalha se iniciou. Rogers grita para seu parceiro não lamentar o erro ao lançar o escudo e pede mais uma vez que o menino volta para soltar o Centelha e o Tocha.

No Capitólio, muitos civis olham estatelados para o escudo indestrutível do Capitão fincado no chão. Alguns tentam retirá-lo, mas sem sucesso. E eis então que surge o novo Capitão América. Ele pede para todos se afastarem e tira a arma com facilidade. Em seguida, desce o restante das escadas e segue seu caminho.

Vingadores vs Invasores

O primeiro a ser salvo por Bucky é seu amigo Centelha. Em seguida, foram resgatar o Tocha. Encontraram-no em sua cela, ajoelhado sobre o corpo desacordado do MVA. Assim que soube que o Capitão estava destruindo mais daqueles robôs no convéns, Hammond disparou para fora afim de impedir aquilo.

Vingadores vs Invasores

Voltando nossas atenções para mais abaixo, mais precisamente no fundo do oceano, encontramos o jovem Namor tomando para si o novo cargo de rei de seu povo. Todavia, os atuais atlantes aparentemente não estão nem um pouco dispostos a agir impensadamente. Eles negam seguir o príncipe e qualquer ataque a superfície. Ao contrário do esperado, os atlantes o atacam e quando ele estava prestes a fugir, é socado pelo Namor mais experiente. O atual rei de Atlântida o adverte sobre quais deveriam ser sua prioridade e o manda voltar a superfície para ajudar seus amigos Invasores.

Com o afastamento do jovem Namor, um dos seus súditos questiona o rei sobre o fato dele ter deixado se derrotar inicialmente. Namor apenas relembra o quanto era cheio de dúvidas sobre si mesmo e queria que sua versão mais inexperiente não tivesse ciência do Namor que ele é hoje.

Vingadores vs Invasores

De volta ao aeroporta-aviões, Stark aciona o alarme convocando mais uma vez sua equipe de Vingadores e veste sua armadura. Mais uma vez, ele está a cara contra Steve Rogers e pede para ele se render e evitar assim um imenso paradoxo temporal. Miss Marvel e os demais chegam a tempo de ajudar o Homem de Ferro a prender Rogers, mas ele acaba fugindo para dentro da nave.

Vingadores vs Invasores

Nesse tempo, os “Novos Vingadores” também chegam ao aeroporta-aviões, instruídos pelo Doutor Estranho. Contudo, mais uma vez, eles topam com os Poderosos Vingadores de Stark no meio do caminho e uma nova batalha entre equipes começa.

Vingadores vs Invasores

Em seu Santuário, acompanhado apenas de Echo, Stephen Strange tenta retardar os efeitos devastadores daquele paradoxo temporal. Devido aquelas mudanças, o passado de onde os Invasores saíram foi alterado. Churchill foi morto. A Inglaterra caiu. A Alemanha está vencendo. E em breve todas essas modificações vão mudar avassaladoramente nosso tempo. É preciso impedir isso o mais rápido possível. Em meio a seus esforços, o Doutor topa com uma imagem misteriosa do Visão a sua frente, mas mal tem idéia do que ela significa.

Vingadores vs Invasores

Deparando-se com a batalha entre os dois grupos de Vingadores, os Invasores optam por ajudar o herói “com a aranha no peito” que estava sendo atacado assim que chegaram. Namor também aparece e toma seu partido na batalha, salvando o Punho de Ferro. Por fim, o escudo do Capitão América aparece como que por mágica no lugar. Steve o pega e agradece a Bucky. Todavia, seu parceiro parece assombrado pela presença do escudo ali.

Vingadores vs Invasores

Perdido em dúvidas, o garoto é surpreendido por trás. Uma mão tapa sua boca e o puxa para fora do combate. Ele se vira e dá de cara com alguém vestindo um uniforme bem similar a de seu amigo Steve. Contudo, certamente, aquele era um outro Capitão América. James Buchanan Barnes encontra James Buchanan Barnes. O novo Capitão América está bem diante de sua versão do passado, Bucky, e pede para ele ajudá-lo a impedir um desastre temporal.

Vingadores vs Invasores

Assim se encerra a segunda edição de Vingadores vs Invasores, publicadas atualmente pela Panini. As duas primeiras edições nacionais comportam respectivamente os títulos 1 a 4 americanos, todos desenhados pelo artista Steve Sadowski. As capas originais são de Alex Ross*, mas uma série variantes desenhadas por artistas convidados estão por aí. Vale a pena conferir.

Coveiro


*Para vossa apreciação, eis as capas da edição
1, 2, 3 e 4 originalmente desenhadas por Alex Ross.

comments powered by Disqus