sexta-feira, 12 de junho de 2009

Invasão Secreta: O Beijo da Mulher-Aranha*


Secret Invasion #3

Com os Vingadores presos e muito ocupados na Terra Selvagem, os skrulls deram início a um ataque em larga escala ao redor do mundo, que ficou quase completamente vulnerável, já que a tecnologia Stark usada pela SHIELD foi totalmente paralisada. Uma das primeiras pessoas, além do próprio Stark, a sentir isso foi sua subcomandante, Maria Hill. À bordo do aeroporta-aviões, caído no Triangulo das Bermudas e totalmente à deriva se qualquer recurso técnico, ela começa a organizar os sobreviventes para agir, quando, no que virou o convés da embarcação, um tranqüilo Jarvis, ou alguém que aparenta ser o mordomo dos Vingadores, fala com toda calma do mundo que aguarda a completa e total rendição dela e de toda SHIELD. É a terceira edição de Invasão Secreta que se inicia.

No Colorado, após seu aparecimento misterioso na primeira edição, e a explicação de suas ações em uma mini-história contida no número 2, o skrull que guarda a consciência e poderes do Capitão Marvel não consegue leva adiante seu plano de ao menos destruir humanos que considera maus sem se chocar com isso. E é nessa deixa que o genioso Norman Osborn, diretor dos Thunderbolts, aproxima-se do seu agressor e, percebendo que ele reluta em fazer aquilo, propõe que os dois conversem.

Invasão Secreta

Na base de treinamento da Iniciativa, no Campo Hammond, Manopla está preparado para levar os cadetes para um refúgio até que saiba o que está acontecendo (todos os sistemas do local estão fora de funcionamento, pois são de tecnologia Stark) até que Henry Pym, o Jaqueta Amarela, que na verdade é um skrull, surge de repente. Ele parece desesperado, fala muito superficialmente dos ataques alienígenas, nem mesmo deixando claro que são os skrulls. Convoca todos, dizendo que aquela é a chance que estavam esperando, e mesmo os mais rasos cadetes devem ir para a batalha.

Em Times Square, Nova York, os únicos e minoritários heróis presentes para presenciar e dar o primeiro combate a uma imensa leva de superskrulls, os Jovens Vingadores, são verdadeiramente surrados. O Visão logo se dá conta da queda dos sistemas da SHIELD e da tecnologia Stark, e Hulkling, por sua origem de mistura skrull, tenta em vão entrar em contato com os agressores, procurando um entendimento.

Invasão Secreta

Em vão. Ele é logo derrubado, assim como Wiccano, que se distrai ao ver seu namorado tombado. Parece tarde demais para o sexteto, mas em cima da hora os reforços chegam. A Iniciativa, liderada por Manopla, decide atacar no olho do furacão, dando algum tempo aos Jovens Vingadores.

Invasão Secreta

De volta à Terra Selvagem, onde os heróis se desencontraram após o confronto com os estranhos visitantes de uma nave skrull, o foco se volta para a Mulher-Aranha. Ou melhor, para a líder da invasão: a rainha Veranke. Ela espreita o local onde o abatido e desesperado Homem de Ferro se refugiou. Mas, antes, uma última confirmação de sua verdadeira natureza. Eco se aproxima, e, atacada, afirma para que “Jessica” ficasse tranqüila, pois ela não é uma skrull. E Veranke diz que sabe disso, e exatamente por esse motivo ataca a heroína surda violentamente, deixando a dúvida se apenas a deixou desacordada ou a assassinou.

Invasão Secreta

Stark pensa em como precisa desligar suas funções extremis da armadura, pois a sensação que tem é de estar com uma grava pneumonia. É nessa hora que Veranke, ainda com aparência humana, chega e se aproxima. Obviamente desconfiado, Tony tenta repeli-la e não parece querer confiar nela. Mas a rainha logo faz o que parece uma terrível revelação.

Diz que está orgulhosa dele. Que sua missão foi perfeitamente concluída. Afirmando, sob o olhar e gritos incrédulos de Tony, que ele é um skrull, que se chama Kr’Ali, que graças a ele, herói foi colocado contra herói na Guerra Civil, e que ocupou a posição de diretor da SHIELD apenas a fim de concretizar os planos de invasão, Veranke parece compreender a confusão do Homem de Ferro. Ele teria sido programado (mais ou menos como o Capitão Marvel) para não se lembrar de sua verdadeira natureza. Será o Homem de Ferro apenas mais uma peça no tabuleiro da invasão skrull à Terra?

Invasão Secreta

De volta à Nova York, logo o elemento surpresa da Iniciativa não mais existe, e mesmo com os reforços os terráqueos começam a ser massacrados pelos skrulls. Faltam heróis veteranos e de extremo poder para nivelar as coisas. Sob os heróicos e robóticos gritos do Visão, de que outros viriam e derrotariam os invasores, de que os skrulls não sairiam vitoriosos, tendo sua cabeça detonada em seguida, tudo parecia estar perdido para o coração de Manhattan.

Invasão Secreta

Os ameaçadores superskrulls assassinam o primeiro cadete da Iniciativa, mas quando se preparavam para continuar o serviço, um imenso tremor de terra toma conta do local. Mas não é um tremor de terra. Ele é totalmente direcionado para o corpo do alien que reproduz os poderes do Golias, que explode em uma gosma verde. Isso é trabalho de Daisy Johnson.

Vindo aparentemente do nada, lá está ele. De volta à ativa, Nick Fury e seu grupo de larvas entram em ação para aquilo que foram recrutados e vêm treinando há muito tempo. É hora de virar o jogo.

Invasão Secreta

Com a aparente revelação de que Stark é um skrull (para muitos explicaria várias de suas ações nos últimos tempos) e com a chegada de Nick Fury à frente de batalha, Invasão Secreta se encaminha para a metade da mini-série, com muito pouco definido, mas com a promessa de que essa guerra não será lutada em apenas uma frente.


João


* Título do artigo inspirado no romance homônimo de Manuel Puig, que também inspirou um filme, de Hector Babenco, lançado em 1985, aclamado pela crítica e amplamente premiado.

comments powered by Disqus