segunda-feira, 25 de maio de 2009

Novos Vingadores: Nas Teias da Invasão


New Avengers #41

Lembra daquele ataque repentino de um dinossauro na segunda edição de Invasão Secreta? Pois é. Uma das conseqüências da intromissão pré-histórica, além de dispersar a briga que rolava solta, foi revelar, por exemplo, que o Homem-Aranha que veio na nave skrull era de fato um dos transmorfos invasores. Mas e o verdadeiro Peter Parker, onde foi parar? Ele foi literalmente catapultado para muito longe dali pelo tiranossauro. Seu destino se revela em Novos Vingadores 64, com roteiros de Brian Michael Bendis e arte de Billy Tan.

Diferente da edição passada, em que vimos informações valiosíssimas para que soubéssemos o que aconteceu entre os skrulls para que a invasão fosse preparada, dessa vez, graças a um encontro inusitado, ficamos sabendo muito do que rolou no planeta Terra graças ao Homem-Aranha. Por quê? Porque ele encontra com ninguém menos que Kazar, Shanna e o tigre dente-de-sabre Zabu.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Kazar e os outros chegam com um pequeno grupo de seus comandados, e se aproximam do ainda zonzo Aranha. Ele, é claro, desconfia que não passam de mais skrulls. A seqüência é digna do Homem-Aranha (algo que falta um pouco em sua mensal), com destaque para uma discussão sobre o nome de Shanna. Mas quando Kazar consegue convencer o cabeça de teia que estão lutando para sobreviver, a conversa sai do nonsense.

E a história faz um flashback de três meses, ali mesmo na Terra Selvagem. Em uma noite, Kazar acorda no meio da noite sem a companhia de Shanna, que chega sorrateira dizendo ter ido caçar. Um tanto suspeito, já que ele não a via há 3 dias, mas o barulho de armas disparadas ao longe chama a atenção dos dois.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Eles vão investigar e descobrem um grande mina de exploração de vibranium, na qual se abusava dos serviços de moradores da própria Terra Selvagem. Está achando isso familiar? Calma que ainda vai esquentar.

Kazar e Shanna percebem que são agentes da SHIELD (!!) que estão fazendo aquilo. Ele se surpreende, porque Nick Fury não faria tal coisa (mal sabia que o ex-diretor já tinha sumido do mapa naquele momento). Mas ela o lembra que o fim daquele vibranium é a fabricação de armas, coisa que haviam prometido não fazer. Depois de ver um dos seus ser friamente assassinado, os dois decidem agir.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Rapidamente seqüestram uma agente, que, quando atingida por Shanna, quebra o pescoço, morre e vira... uma skrull!! Assim como aconteceu com Elektra, com sua morte a alienígena voltou à forma original, deixando as coisas um pouco mais claras. Kazar logo reconhece sua raça (o que proporciona mais um momento engraçado), e Shanna pega suas roupas para se infiltrar.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Lá dentro ela vê a Condessa Valentina Alegra Delafontaine (quer dizer, um skrull com sua forma), organizar a exploração, e acelerar o trabalho. Parece ter plena noção do que faz, informada sobre o fim dos Vingadores (em A Queda) e informação sobre os Novos Vingadores (inclusive dizendo que tem um agente infiltrado!), e que os X-Men também poderiam aparecer ali.

Não demora e Shanna é detectada, iniciando um confronto que quase a mata. Mesmo ferida, a líder ordena que ninguém mude de forma para não ser detectado.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Com a intervenção de Kazar e Zabu, ela é salva. A perseguição começa, e, escondidos, os dois decidem o que fazer. Contrariado, Kazar é obrigado a admitir que não há como pedir ajuda a SHIELD, porque os skrulls já estão dentro da agência. Daí a idéia de formar um exército próprio para defender a Terra Selvagem.

Quando conseguem reunir o suficiente para um ataque à mina de vibranium, nossa memória é refrescada de vez. Essa é a mina em que os Novos Vingadores recém formados lutam e quase morrem devido a uma decisão de destruir todo o local partindo de dentro da SHIELD. Não lembram? Fuce suas revistas. Procure lá o primeiro arco, que começa na edição 25 (quando a revista mudou de nome). A cena em questão está na número 30.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Desde aquele momento o problema já eram os skrulls. Será que eles têm a ver com a fuga na balsa que ajudou a formar a equipe? Será que era isso que queriam?

O Homem-Aranha, claro, lembra desse final, mas não de ver nenhum skrull. Só de quase morrerem caso não fossem salvos pelo Homem de Ferro, e que tudo o que aconteceu continuou um mistério. Aquilo foi uma queima de arquivo. A desconfiança da podridão da SHIELD, algo que ocorre desde então, acaba de se confirmar.

A conversa não termina, porque o Capitão América que chegou na nave skrull aparece, e, aparentemente não tendo dúvida de ser o verdadeiro, ataca a todos no local.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

A edição termina aí, e finalmente temos todos os indícios de que a Mulher Aranha é de fato Veranke, a rainha skrull. Desde suas ações na primeira edição de Invasão Secreta, passando pela capa anunciada da edição 3, pelo que vimos aqui mesmo na edição passada, e pela afirmação que naquela primeira formação (ainda incompleta) dos Novos Vingadores já havia um agente infiltrado. O que veremos no próximo mês é o que foi preciso fazer para que ocupasse esse posto, e como isso influenciou as coisas ao seu redor desde então. Estava tudo ligado, mas ninguém conseguia ver.


João

comments powered by Disqus