domingo, 3 de maio de 2009

Maratona 616: Top 10 – Lutas do Wolverine


Photobucket


Seguindo a nossa maratona 616 homenageando o nosso querido baixinho nervoso, trazemos aqui um Top 10 que gerará muitas discussões e muita discórdia. Sim, tentaremos fazer um Top 10 com as melhores lutas do Wolvi.

Olha, essa é uma tarefa ingrata. Primeiro, dada a natureza do personagem, vamos ver muitas lutas dele. Como o senhor James arruma confusão com todo mundo, fica até difícil escolher uma luta. Outro ponto é que mesmo contra adversários fixos, como Dentes de Sabre, nós temos uma infinidades de lutas. Por isso, escolher apenas 10 lutas e ainda por cima colocá-las em ordem, transforma isso numa tarefa bem, mais bem ingrata.

Usei (ou melhor, tentei) como critério coisas como importância, impacto para o personagem, além de coisas como a equipe criativa que estava escrevendo a história, momento histórico e por ai vai. Tentei focar em lutas que ele apenas não ganhou, como veremos abaixo, mas sim, mesmo ele derrotado, trouxe alguma mudança positiva ou negativa para Logan.

Sem mais delongas, vamos a elas.

10 – Daken –Publicada em Wolverine 43



Bom, pode não ter sido um grande luta, mas acho importante destacá-la. Primeiro, porque depois de um longo período, descobriu-se que Wolvi tinha um filho. Segundo, ao que parece o encontro não foi muito amigável. Como não é todo o dia que Wolverine descobre que tem um filho e sai na porrada com ele, acho que merece o 10º lugar.

09 – Predador X – Publicada em X-Men 88




Uma luta bem recente do Logan. Wolverine e seu esquadrão chamado X-Force encararam no último capítulo de “Complexo de Messias” o monstro assassinos de mutantes chamado Predador X. Ao perceber que não podem fazer ferimentos externos, Logan resolve destruí-lo por dentro. Apesar do Bachalo ter vacilado, a luta merece o 9º lugar.

08 – Capuz – Publicada em Novos Vingadores 56




Essa já vale pelo que acontece depois e que gerou muitas piadas aqui na comunidade. Além do que estamos falando de um dos melhores vilões surgidos nos últimos tempos. Essa luta merece aparecer aqui nesse Top 10. Mais uma vez, ponto para Brian Michael Bendis.

07 – Samurai de Prata – Publicada em Wolverine 26




Esse é um personagem que costuma aparecer bastante nas histórias do nosso baixinho com cabelo envocado. Harada sempre foi um personagem importante. Nessa luta escolhida, que aconteceu na mini-série Origens e Destinos, Harada, apesar de demonstrar ser um bom lutador, perde ante a fúria assassina de Logan, que acabou de recuperar a memória, por causa dos eventos de “Dinastia M”.

06 – Magneto –Publicada em X-Men Gigante nº 2 (Ed. Abril)

Photobucket

Uma luta que marcou época. Não tanto pela qualidade, mas pelo impacto que o Wolverine sofreu. Magneto perdeu a paciência com senhor James, arrancando o adamantium de seus ossos. Depois desse evento, Wolverine sofreu algumas mudanças , inclusive na sua fisionomia, por um curto período de tempo. Não só para o Wolverine, o universo dos X-Men sofreu algumas alterações depois desse evento.

05 – Nick Fury –Publicada em Graphic Marvel 11 (Ed. Abril)

Photobucket


Olha, essa é um clássico. Publicada na época que a Abril dominava o mercado de super-hérois, pode-se dizer que é um dos grandes momentos do baixinho, não só pela luta com o super-espião, Nick Fury, mas também pela história, magistralmente desenhada pelo mestre John Buscema e roteirizada pelo eminente Tom DeFalco. “Escolhas Malditas” tem um das melhores lutas do baixinho. E também mostra porque Nick Fury é um dos personagens mais legais que existem.

04 – Ogun – Publicada em Wolverine e Kitty Pride (Ed. Abril)

Photobucket

Outra luta que merece entrar. E mais um grande clássico, envolvendo uma das mais queridas X-Woman, Kitty Pride. Ao descobrir que seu pai, Carmo Pryde, está envolvido com a Yakuza, Kitty, que estava sofrendo em razão do envolvimento de Colossus com uma alienígena em Guerra Secretas, resolve ir ao Japão tirar a limpo a história. Lá, Kitty é dominada mentalmente pelo mestre de Logan, Ogun. No final, Logan e Ogun lutam um feroz combate, digno de estar nesse top 10. Mais um clássico de Chris Claremont.

03 – Lord Shigen – Publicada em Dívida de Honra

Photobucket

Mais um clássico, da época que Frank Miller e Chris Claremont eram os mestres dos quadrinhos. Ambientado no Japão, com direito a samurais e tudo mais, temos as melhores sequências de luta dos quadrinhos. Uma pena que essa dupla se perdeu. Mas os clássicos ficam. Para nossa alegria.

02 – Dentes de Sabre – Publicada em Maiores Clássicos do X-Men nº 03

Photobucket

Outro adversário que merece ser citado. Bom, Dentes é um dos adversários clássico do Wolverine, tendo inúmeras lutas. Eddie havia sugerido outra luta, mas acabei optando pela luta ocorrida no final da saga clássica dos mutantes, a “Massacre de Mutantes”. Cortesia de Cris Claremont e Alan Davis.

01 – Hulk – Publicada em Wolverine 100 (Ed. Abril)

Photobucket

Hulk e Wolverine devem ser os dois caras mais briguentos do universo Marvel, por razões que não são necessárias descrever aqui. Obviamente, eles dois já saíram na porrada inúmeras vezes. Bom, tem muitos confrontos do baixinho que mereciam ser listados aqui, mas acho que, pela importância histórica, esse primeiro encontro merece figurar no primeiro lugar.

Podemos ainda citar alguns outros quebras que vivem ocorrendo, como contra Lady Letal, Carniceiros, Clube do Inferno, Sanguinário e Baderna, além, é claro, dos inúmeras brigas em bares, como ocorridas em X-Men 88. Também não podemos esquecer das diversas lutas que em que seu maior adversário era sua fera interior, tentando domá-la constantemente.

Faltou muita coisa, né? Pois é, esse são o grande mal das listas. Fatalmente, muitos aqui vão reclamar da falta de alguma luta, ou mesmo reclamaram que algumas lutas citadas não merecem estar aqui e por ai vai. Mas listas são para isso mesmo, aumentar a discussão. Até a próxima pessoal.

Rafael Felga

Ps: Agradeço aos membros Léo e Eddie por me ajudarem a lembrar e por indicarem algumas lutas do baixinho.

comments powered by Disqus