sábado, 2 de maio de 2009

Maratona 616: Top 10 - Desenhistas do Wolverine

Alinhar ao centroWolverine Artists

Esse ano, Wolverine faz 35 anos de existência e durante todo esse tempo, muitos talentosos artistas passaram suas mãos nele, aperfeiçoando mais e mais o traço do personagem. Além dos uniformes, houve praticamente uma evolução conceitual da personagem desde sua primeira aparição em Hulk 180. Nada mais interessante, portanto, do que elencar aqui pelo menos 10 nomes de artistas importantes que contribuíram para o que ele é hoje.

Então, vamos começar...


10-Art Adams

Assumindo os X-men na aúrea fase australiana, Arthur Adams, que é conhecido como o criador do mutante Longshot destacou-se por desenhar um Wolverine invocado e troncudo, que influenciaria muitos outros artistas posteriores. Uma de suas imagens (mostradas a seguir) tornou-se imensamente popular por ser emblema de camisas a latinhas de uma propaganda de uma empresa americana em 2002.

Wolverine Artists

9-Paul Smith

A missão de Paul Smith em sua passagem pelos X-men não foi nada fácil, afinal ele foi o artista que assumiu o titulo após a saída de Dave Cockrum e John Byrne. Depois, voltou sempre a franquia em especiais e edições fechadas. Seu estilo é bem limpo e deu forma a muitas das histórias dos X-men no comecinho dos anos 80. Seu Wolverine oscilou entre o gracioso herói samurai e o feroz rebelde.

Wolverine Artists


8. Dave Cockrum

Dave Cockrum foi o primeiro grande revitalizador do personagem. De um mero coadjuvante nas histórias do Hulk, passou a ser uma das estrelas dos "Novos X-men" de Len Wein. Reformulou seu uniforme para algo mais arrojado e deu um ar muito mais durão ao baixinho. Definiu Logan pela primeira vez como um sujeito solitário, agressivo, dinâmico e selvagem, marca da personagem que se sustenta até os dias de hoje.

Wolverine Artists

7- Jim Lee

Por muito tempo, Jim Lee ficou conhecido como o maior desenhista de histórias em quadrinhos dos anos 90 e ele deve essa sua fama certamente a sua fase em X-men, na qual praticamente trabalhou até a primeira "aposentadoria" de Chris Claremont. Era um novo traço dado a heróis já amados, e que certamente dimensionou a fama dos personagens para além das HQs, quando finalmente ganharam uma reprodução na TV. Seu estilo não divergia muito do seu amigo, Mark Silvestri, que concomitantemente assumiu o título solo do canadense por um longo tempo.

Wolverine Artists

6. Barry Windsor-Smith

Não existiram de fato muitos trabalhos de Windsor-Smith nos X-men e em Wolverine, mas onde ele colocou as mãos, foi um marco. Duas histórias se destacaram na sua fase. Em "Wounded Wolf" (publicada em Uncanny X-Men #205) e Arma X (que inicialmente foi publicada em Marvel Comics Presents e mais tarde tornou-se uma coletanea de luxo), Barry praticamente sedimentou a imagem de Wolverine, quando na mesma época o artista Mark Silvestri já começava a defini-lo visualmente como um bruto muito mais animal do que homem. Até os dias de hoje, sua "Arma X" é considerada o marco que jogou luz na origem do adamantium nos ossos de Logan.

Wolverine Artists

5-Andy Kubert

Muito mais que o artista que sustentou as histórias do X-men depois da repentina saída de Jim Lee nos X-men, o filho mais velho de Joe Kubert foi o artista convidado por Paul Jenkins para ilustrar a obra prima "Origens", que pela primeira vez nos quadrinhos mostra finalmente o começo da vida do mutante James Howlett, o Wolverine. Também trabalhou durante um tempo em Ultimate X-men.

Wolverine Artists

4-John Romita, Jr.

O nome de John Ronita Jr. é já bem conhecido dos leitores e sempre ressalta-o como um grande exemplo de narrativa visual. Se contarmos o tempo em que já passou desenhando Wolverine, passaremos dos 20 anos. Assumiu depois de Paul Smith e desenhou histórias marcantes como o Massacre de Mutantes. Recentemente, teve a sorte de assumir o título solo do baixinho sob o roteiro de Mark Millar, gerando mais um arco clássico dos quadrinhos.

Wolverine Artists


3-Adam Kubert

O mais novo dos Kuberts é conhecido por sua dinâmica narrativa e arte bem mais clara que o irmão. Teve sorte de assumir o título solo de Wolverine após Silvestri, quando Larry Hama ainda cuidava dos roteiros e foi bastante elogiado em sua passagem. Juntamente com Mark Millar, deu vida a versão ultimate dos X-men. Seu Wolverine é praticamente uma evolução conceitual do que Silvestri propôs e foi responsável pela fase sem adamantium do personagem.

Wolverine Artists

2-Marc Silvestri

O desenhista Marc Silvestri certamente ficará conhecido por sua passagem célebre nos X-men e Wolverine, onde passou respectivamente 3 e 2 anos. Pegou a versão mais letal de Logan estabelecida pela minissérie de Frank Miller e Chris Claremont, ao mesmo tempo que usava a dinâmica dada por Smith ao personagem, so que com um tom muito mais brutal e obscuro que certamente combina bem mais com Wolverine. Voltou a desenhar o personagem recentemente numa história escrita por Grant Morrinson e continua fazendo capas alternativas para alguns títulos que ele aparece.

Wolverine Artists

1-John Byrne

O famoso e polêmico desenhista John Byrne, que se faz muitas vezes de roteirista leva o primeiro lugar do nosso TOP TEN muito mais por ser o responsável por tornar o Wolverine a celebridade que hoje é. Até sua entrada, Logan não passava de apenas mais um membro que peculiarmente era o mais obscuro dos X-men. Com Byrne, Claremont praticamente abraçou a idéia do personagem durão e super-heróico, capaz de feitos inimagináveis, de ação infalível. Foi aqui que Wolverine se tornou o melhor naquilo que faz. Provavelmente, a origem canadense do herói e do desenhista deve ter ajudado bastante nesse favoritismo.

Wolverine Artists


E assim encerra-se a minha lista dos 10 maiores desenhistas do baixinho canadense na minha opinião. É claro que muita gente vai me reclamar porque deixei de fora Frank Miller, Sam Keith, Mark Texeira, Darick Robertson, Simoni Bianchi e tantos outros bons artistas, mas é um espaço bastante reduzido para elencar em meio a tantos bons nomes.

E você, concorda? Não?! Então, qual sua lista das melhores mãos que passaram pelo mutante?

Coveiro

comments powered by Disqus