segunda-feira, 18 de maio de 2009

Invasão Secreta: Confiança Perdida


Secret Invasion: Who do You Trust?

Junto de Invasão Secreta 2, tivemos três pequenas histórias estrelando personagens que apareceram rapidamente na primeira edição, mas, ao que tudo indica, não serão meros figurantes na mega-saga que se espalha por todo o Universo Marvel. Originalmente publicadas em Who do You Trust?, com roteiros de Brian Reed (com arte de Lee Weeks), Mike Carey (ilustrado por Timothy Green III) e Zeb Wells (junto do artista Steve Kurth), voltamos o foco para três alienígenas. Respectivamente, o pragmatismo de um herói em crise de identidade, uma determinada agente do governo – meio humana, meio alien – que se recusa ser derrotada, e um mimado e poderoso ser de outra dimensão, cuja confiança em si mesmo chega em níveis inimagináveis.


Capitão Marvel: Adeus

A primeira história tem como foco um dos pivôs de toda a infiltração. O Capitão Marvel, ou quem se cria ser Mar-Vell, deslocado no tempo antes de voltar à sua época e morrer de câncer. Enquanto ele deixa uma espécie de testamento espiritual, justificando tudo que estava fazendo e ainda ia fazer, descobrimos que Heather Sante, agente da SHIELD designada para investigá-lo, agora o está ajudando em sua busca pelos outros skrulls, que, como ele, estão infiltrados na Terra para auxiliar na invasão do planeta. Porém, diferente da programação original, a consciência do kree replicada em seu corpo skrull prevaleceu, e o agora herói está em uma missão auto-imposta.

Enquanto Mar-Vell assiste uma entrevista do Homem Radioativo e parece indignado com a atual formação dos Thunderbolts, Heather chega ao local em que ambos têm se refugiado e confirma as informações trazidas por ele depois de atacar alguns skrulls. Parece o plano de invasão, mas tem algo de errado, pois não considera nenhuma das defesas espaciais da Terra. Mas para quem já leu a primeira edição de Invasão Secreta, sabe muito bem como os skrulls cuidaram de toda a tecnologia da SHIELD.

Invasão Secreta

Ele não parece tão descrente quanto ao plano. Sabe que a invasão já está em andamento, mas direciona sua descrença a todos os outros habitantes do planeta, recusando-se a compartilhar a informação com mais ninguém. Porém, é um motivo muito mais sinistro que faz com que essas informações sejam mantidas em segredo.

Invasão Secreta

Mar-Vell vai até uma base skrull na Terra de que toma conhecimento, é feito prisioneiro, e, interrogado, afirma que não está ali para impedi-los, mas para ajudá-los na invasão. Sua programação superou a consciência kree? Isso não parece muito definido, mas ele deixa um bilhete para Heather, diz que se não pode saber quanto tempo durará a invasão. Mas, afirmando que suas intenções são nobres, parece se entregar a suas funções originais, direcionando-as onde faria o maior bem. Destruindo os vilões travestidos de heróis. Destruindo os Thunderbolts.

Invasão Secreta


Agente Brand: A Olhos Vistos

Como vimos na última edição de Invasão Secreta, a agente Brand da ESPADA está a deriva no espaço com tempo contado. Ela deve atravessar a atmosfera em 22 minutos, o que incineraria seu corpo. Mas ela não é uma pessoa qualquer, e, achando forças em sua história, consegue motivação para superar o medo e sobreviver àquilo sem ajuda.

Invasão Secreta

A história nos é mostrada em pequenos pedaços, desde quando ela foi levada para a ESPADA e sua ascensão ao cargo mais alto. Um dos locais da estação é uma sala de observação, em que os agentes se focam na linguagem corporal de visitantes alienígenas buscando qualquer tipo de informação sobre suas intenções. Tudo é mostrado por seu companheiro autista, Agente Deems. As conversas de Brand com ele, e sua falta de capacidade de entender metáforas, são uma diversão à parte.

Invasão Secreta

Um dos observados na sala durante a cúpula de Galactus é um Skrull chamado Dalx. Ele bate constantemente os dedos sobre os livros à sua frente (clássicos da literatura da Terra), o que os agentes acreditam ser algum código, mas tentam tudo, morse, kanto, língua do pê e nada. Não há o que codificar, deve ser apenas um tique nervoso.

Em outro momento, Brand e Deems vêem algo transmitido na TV skrull, curiosamente a passagem do envenenamento lento sofrido por Hamlet e sua mãe na obra de Shakespeare, um dos livros sobre a mesa.

Invasão Secreta

Outra cena do passado da agente é uma conversa com outro Skrull, o embaixador Grrix (em uma “festa” da qual participavam Nick Fury e Raio Negro!), de que Brand se recorda ao ver um crucifixo. Isso porque na conversa ela indaga sobre um amuleto que o alienígena usa, e ele explica que é símbolo de sua religião, considerada radical por muitos de sua espécie. Segundo ele “a luz da verdade pode arder em outras raças. Que o Primeiro Ente ama todos igualmente.”. Ainda explica a diferença entre risco e destino, e que não há como se garantir de uma doença que já se contraiu.

Tudo isto passa a mente da agente que flutua no espaço como que uma revelação. Ela se lembra que Deems tentava incansavelmente decifrar aquele código do skrull que batia dedos, e ela o manda desistir. Quando ao olhar a tela, vê que ele bate o dedo em uma cópia da Ilíada, com uma imagem do Cavalo de Tróia, semelhante ao plano da invasão. Em segredo, debaixo do nariz de todos, mas percebida apenas tarde demais. Brand vê a ligação das três frases skrulls que ouvira: “não há como se garantir de uma doença que já se contraiu”, “minha guerra contra você não teve início quando declarada”, e a frase dita pelo Grixx ao final da conversa e repetida por Dalx na imagem: “Inimigos... agindo como amigos... para alcançar um grande objetivo”. Ela então entende a mensagem, furiosa por não perceber antes. Então, arranca forças para sorrateiramente entrar em uma das naves da frota skrull. Eles não irão enganá-la nunca mais.

Invasão Secreta


Marvel Boy: Mestre do Cubo

Um pouco antes de sua aparição em Invasão Secreta 1, vemos como o kree Noh-Varr, o Marvel Boy, cuja história mais recente na cronologia foi o combate travado com Jovens Vingadores e Fugitivos durante a Guerra Civil, administrava o Cubo, considerada por ele capital do Império Kree (!). O poderoso ser conseguiu transferir o pouco da consciência de Plex, a inteligência suprema kree de sua dimensão, para os computadores do local, o que o ajudava a controlar tudo por meio do sistema Plex II.

Em uma narrativa que demonstra o desprezo mútuo entre ele e o antigo diretor do Cubo, percebemos que Noh-Varr ainda o usa para deixar a impressão de que tudo corre sem problemas no local desde que tomou o controle. Quando mais uma vez Maria Hill tenta entrar em contato, ele preparava o ex-diretor para mais uma “encenação”, ignorando o que parecia ser a infecção do sistema por um vírus.

Invasão Secreta

Enquanto deixava o teatro para seu prisioneiro, ele caminhava pelo Cubo pensando em como os humanos são diferentes dele, pois só consegue imaginar criminosos sendo corrigidos por meio do controle total das emoções. Não por violência gratuita. Era assim que ele mantinha o Cubo em perfeita ordem. E era assim que pretendia usar seus prisioneiros em seu exército pessoal, desprezando suas vidas, mas valorizando seu uso.

Porém, enquanto Noh-Varr caminhava entre os presos, o vírus skrull visto no momento do ataque final derruba todo o sistema de Plex II, pois estava conectado à tecnologia da SHIELD. E assim se iniciou o caos, pois não conseguia mais afastar os pensamentos negativos de seus prisioneiros, ou mesmo dos guardas.

Invasão Secreta

Assim Marvel Boy se afastou, notando que perdera a coleira que tinha colocado em cada um ali. Em sua sala, viu o ex-diretor morto por um skrull (infiltrado entre os guardas), afirmando que o planeta já era deles. Antes de morrer, o alienígena metamórfico afirmou que os skrulls chegam para libertar a Terra, e que ele ama até mesmo Noh-Varr. Mostrando que o kree não tinha mais exército, ouve do rapaz que, então, teria de fazer tudo sozinho. E foi a última coisa que o skrull ouviu antes de morrer.

Invasão Secreta

Essas três histórias, além de muito bacanas por darem o gancho de alguns personagens que participam de Invasão Secreta de forma transversal mas decisiva, nos mostra um pouco mais da complexidade do que os skrulls vinham tramando até a derradeira invasão, e todas levam às próximas edições. Ainda faltando algumas histórias da publicação original, aguardamos a próxima edição de Invasão Secreta, enquanto parece cada vez mais difícil confiar em qualquer um.


João & Cammy


Quer saber mais quem é o Marvel Boy? Leia aqui.

comments powered by Disqus