sábado, 2 de maio de 2009

Maratona 616: Top 10 - Roteiristas do Wolverine

Wolverine Escritores

Anteriormente, mostramos aqui os principais nomes dentre os desenhistas que cuidaram do traço do Wolverine nesses seus 35 anos de aniversário. Agora, é a vez de passar para os roteiristas e aqui a disputa é ainda mais acirrada, já que poucos tiveram privilégio de passar tanto tempo escrevendo sobre o baixinho e aqueles que receberam esse mérito souberam de fato aproveitar e deixar sua marca. Confira, então, a lista a seguir:

10-Warren Ellis

Tido como um dos maiores escritores atuais, Warren Ellis teve um começo singelo na Marvel com o título Hellstorm. Entrou para o time dos mutantes escrevendo Excalibur e por um tempo lhe foi destinado revitalizar alguns títulos da franquia X, mas sem muito sucesso. Foi um dos últimos escritores a cuidar do título mensal do Wolverine antes do seu primeiro cancelamento. Escreveu poucas edições, mas que se destacaram pela qualidade das histórias, e acabaram de ser anunciadas como uma das novas republicações da Panini. Ellis também passa a assumir os Surpreendentes X-men após a saída de Joss Whedon. Suas histórias começam a ser publicadas aqui no Brasil a partir de Junho.

Wolverine Escritores

9-Greg Rucka

Já bem conhecido pelos seus trabalhos na editora concorrente, o novelista Greg Rucka recebeu a missão de reestabelecer um título solo do Wolverine que acabou sendo cancelado nos negros tempos da transição Harras/Quesada. Foram 19 edições escritas por ele com um selo MAX, com teor bem mais violento que usualmente estávamos acostumados. Nesse mesmo tempo, Rucka escreveu a minissérie Elektra and Wolverine: The Redeemer, desenhada por Yoshitaka Amano.

Wolverine Escritores

8-Grant Morrinson

Apesar de todas as minhas precauções com o escritor, seria uma ignorância da minha parte não colocar Morrinson nesta lista depois de tantas inserções que o escocês fez na história do programa Arma X. Incluiu personagens novos na trama como Phatomex e John Sublime, além de dar um novo sentido ao "X", propondo-o como o algarismo romano "10", dentre tantas outras "armas" produzidas pelo programa. Morrinson certamente demarcou seu território na história de Logan, assim como de outros x-men durante seus anos na batuta do título.

Wolverine Escritores

7-Daniel Way

Depois da Dinastia M ter devolvido as memórias de Wolverine e com tantas novas direções dadas por Morrinson ao seu passado, o personagem tinha praticamente uma nova jornada pela frente a ser seguida e isso acabou lhe conferindo um novo título mensal. Daniel Way foi convocado para escrever Wolverine Origins e remontou toda uma nova trama que não se via desde a saída de Larry Hama do título. Inseriu ligações desconhecidas com velhos personagens e criou novos como Daken, o filho de Logan. Hoje, Way está enfileirado no final desta lista, mas certamente com o tempo galgará posições mais altas num futuro Top Ten.

Wolverine Escritores

6-Len Wein

O grande responsável pela revitalização dos X-men não poderia estar de fora. Wein criou Wolverine para ser apenas um coadjuvante em uma de suas histórias do Hulk, mas viu que o potencial do personagem estaria muito mais além. Convocou o baixinho invocado para enturmar a equipe de Xavier, conferiu-lhe um novo design e deu os primeiros passos para evoluí-lo conceitualmente. O escritor logo em seguida confiou a Chris Claremont a missão de fudamentar esses "novos X-men", tornando-os a fraquia fabulosa que é hoje.

Wolverine Escritores

5-Paul Jenkins

O inglês criador do herói retconizado da Marvel, Sentinela, na verdade nunca chegou a escrever algum título mensal do personagem. Todo seu mérito se deve a duas únicas minisséries que praticamente contam a história do começo e do fim de Wolverine. Em Origens, Paul Jenkins juntamente com Andy Kubert, estabeleceu o mais longíquo passado (até então desconhecido) de Logan. A minissérie em seis partes foi o maior sucesso de vendas da Marvel naquele ano e abriu pontas soltas para que fosse logo depois escrita a série "The End", que trataria sobre um possivel final para as aventuras do canadense. A arte de The End é de Claudio Castelinni.

Wolverine Escritores

4-Mark Millar

O famoso escritor britânico que escreveu a já conclamada "Guerra Civil" da Marvel parece deixar sempre um marco por onde passa. Assim, foi também quando passou pelo título do Wolverine. Da primeira vez que pegou o título mensal alguns anos atrás, escreveu 12 edições que geraram o encadernado recém-lançado Wolverine: Inimigo do Estado. Agora, em sua atual passagem nos EUA, Millar faz mais uma vez história com o arco "Old Man Logan", ainda inédito no Brasil. Também foi o responsável por reestruturar os X-men em sua versão Ultimate, juntamente com os Kuberts.

Wolverine Escritores

3-Barry Windsor-Smith

O inglês Barry Windsor-Smith têm o mérito de entrar tanto nesta como na lista de desenhistas. Artista com poucos trabalhos pela Marvel, teve grande importancia pelo seu trabalho praticamente único na minissérie Arma X, onde cuida do roteiro e da arte nesta história em 12 edições sobre a origem dos implantes de adamantium de Wolverine. Originalmente, foi publicada em Marvel Comics Presents #72-84 (1991)

Wolverine Escritores

2-Chris Claremont

Desde que assumiu pela primeira vez, Claremont passou mais de 16 anos dando direção aos X-men, revitalizados em 1975 por Len Wein. Assim, não seria nada ilógico que ele fosse um dos primeiros desta lista. Autor das mais grandiosas sagas dos mutantes, foi ele certamente que tornou o personagem Wolverine o que é hoje. É certo que seu parceiro de época, John Byrne, influenciou bastante para que o roteirista desse o devido mérito ao mutante canadense, mas Chris foi muito mais longe mesmo com a saída do amigo desenhista. Ele escreveu a minissérie clássica com Frank Miller que acabou gerando o título mensal do baixinho e continuou as histórias solo do personagem num novo e inóspito ambiente em Madripoor. Foi Claremont quem provou que Logan tinha potencial para fabulosas histórias, seja em grupo, seja sozinho. Por isso, é o nosso segundo da lista e bem que poderia ser o primeiro se não fosse por...

Wolverine Escritores

1-Larry Hama

Se formos fazer um silogismo justo, podemos dizer que Chris Claremont está para os X-men, assim como Larry Hama está para Wolverine. Por isso, ele galga o primeiro lugar deste pódio, como o melhor escritor de Wolverine durante os mais de sete anos que passou cuidando do seu título mensal. Graças a ele, peças soltas deixadas por outros autores como Claremont e Windsor-Smith foram sedimentadas nas histórias do canadense, dando origem a uma das tramas mais obscuras dos quadrinhos - o projeto Arma X. Em sua fase, também foi estabelecido que originalmente Logan tinha garras de osso e que era o adamantium que limitava seu poderoso fator de cura. Durante a passagem de Hama no título mensal, vários desenhistas famosos cuidaram da arte como Marc Silvestri, Mark Texeira e Adam Kubert.

Wolverine Escritores

Mais uma vez, alguns nomes obrigatórimente ficaram de fora, mas que de fato não contribuíram de maneira tão grandiosa para a construção do personagem. Ainda assim, vale a pena deixar aqui menções honrosas para Jason Aaron (que atualmente assumiu o título no Brasil, Frank Tieri (que voltou a tratar do time X, em recente revista), Brian K. Vaughan (Autor da minissérie Logan), Brian Michael Bendis (que introduziu o personagem no universo dos Vingadores alguns anos atrás), Joss Whedon (que deu uma cômica versão ao personagem em seus dois anos a frente dos Surpreendenets X-men), Peter David, Archie Goodwyn e Jo Duffy (que rapidamente assumiram o título mensal entre as fases de Claremont e Larry Hama).

E mais uma vez, fica aqui o aviso de que a ordem desta lista é puramente pessoal. Certamente, qualquer outro leitor terá uma visão diferente da minha. Daí, fica aberto nos comentários o espaço para você dar sua opinião.

Coveiro

comments powered by Disqus