terça-feira, 12 de maio de 2009

Nova: De Lugar Nenhum a Todo o Universo


Nova #12

Faz um bom tempo desde que lemos a história de como Nova se livrou provisoriamente do vírus da Falange. Pouco depois, sem muitas explicações, ele reapareceu no confronto final que livrou não só os Krees, mas todo o universo de Ultron, em Aniquilação²: A Conquista. Assim que escapou da barreira em torno dos planetas kree, Richard Rider foi literalmente parar nos limites do universo. Um local desconhecido até mesmo para a Mente Global, herança xandariana que o guia como Nova primordial. Chegou logo a um estranho local, aparentemente feito de material tecnorgânico, que parece ter vivido momentos de extrema violência. Foi lá, em Marvel Apresenta 41, que iniciou sua jornada.

Percebendo que há sangue alienígena nas paredes, Ric encontra uma mulher, de aparência alienígena (uma luminosa, heroína do planeta Xarth) chorando e balbuciando palavras sem sentido “abismo, abismo”. Antes que ele pudesse compreendê-la, ela se torna um zumbi e o ataca. Não sobra opção a Nova a não ser contra-atacar, o que acaba matando-a, mesmo que não tenha sido sua intenção. Rapidamente mais três dos mais poderosos luminosos chegam e o atacam. Ainda assustado, e com os poderes reduzidos a 17%, Richard precisa fugir.

Nova

Ainda muito confuso, Nova conversa com a Mente Global tentando entender o que acontece à sua volta quando um cão (vestido com um traje espacial soviético) se aproxima... e fala com Richard por meio de telepatia!!! A curiosa criatura diz que seu nome é Cosmo, tem um sotaque russo, e enquanto o guia pelo local tenta explicar o que é aquilo tudo.

Nova

Mas antes eles precisam se entender, e logo Nova percebe que Cosmo sabe muito bem quem ele é, inclusive que é responsável pela derradeira derrota do Aniquilador. O cão tem funções telepáticas avançadas segundo a Mente Global, que se assusta ao perceber que ele também a escuta.. Cosmo explica que estão em “Luganenhum” (Knowhere no original), demonstrando o exterior da estrutura. Para surpresa de Richard e da Mente Global, aquilo é a cabeça de um Celestial (não sabe o que é? Dê uma olhada aqui), perambulando decapitada no fim do universo.

Nova

Cosmo diz que não sabe como ele perdeu a cabeça nem como aquilo tudo foi criado, apenas que é o limite de tudo que existe. Um nexo onde todas as realidades e dimensões se encontra, utilizado por todas as raças imagináveis e inimagináveis para estudar a natureza do próprio universo. Mas, naquele momento, todos estão escondidos, pois os luminosos, quando chegaram, trouxeram algo consigo que começou a matar todos à sua volta. E o perigo veio em uma “caixa grande” trazida pelos luminosos. Ric e a Mente Global deduzem que o sangue nas paredes são uma contagem dos mortos por essa misteriosa ameaça.

Logo sabemos que é uma contagem regressiva, e enquanto, seis níveis abaixo, os luminosos conversam com algo que está em uma câmara de contenção, chamando-o de Abismo, e condenando-o a ficar preso no fim do universo para sempre, a criatura revela o que são os números: uma contagem regressiva para se livrar. Transformando seus captores em zumbis, o que quer que seja o Absimo, ele está prestes a se livrar.

Nova

De volta a Cosmo e Richard, o cão explica que o primeiro sinal de que havia algo errado foi quando encontrou dois residentes de Luganenhum mortos, fundidos à própria estrutura do local. Como chefe de segurança, era seu papel descobrir o que tinha havido, mas não quis criar alarde sem necessidade. Por isso abordou diretamente onde suas leituras o tinham levado: aos luminosos, que negaram a existência da tal “caixa”. Rosnando (ele mesmo diz!), Cosmo os deixou, mas muito desconfiado.

No dia seguinte, uma chacina. Vários mortos por alguma força misteriosa e assombrosa causou pânico, forçando Cosmo a esconder todos os sobreviventes em um universo compacto, criado artificialmente, atualmente localizado na sua coleira! Lá dentro Richard pode ver uma congregação de dezenas de raças diferentes, apavorada com a situação.

Nova

Na medida em que Cosmo leva Nova em busca dos luminosos, a Mente Global tem informações sobre o Abismo, nome que os ouviu pronunciar enquanto atacavam o centurião: é seu arqui-inimigo, capaz de usar corpos como fantoches, controlando-os com sua vontade. Tudo vai ficando um pouco mais claro.

Ao ponderar o que impede que Cosmo e Nova de serem afetados, o cão sabe da infecção transmodal de Ric, e diz que sabe sobre a tecnocracia que gerou a raça. Sem querer entrar em detalhes como isso o levou até ali, Rider pergunta como Cosmo foi parar nos limites do universo. Mas não há tempo para respostas, pois diversos zumbis, controlados por Abismo, atacam impiedosamente.

Logo Cosmo demonstra que não é nem um pouco indefeso, o que é uma grande sorte, dada as limitações de uso de poder de Nova, que usa quase toda sua energia para bloquear o vírus transmodal. Quando pensam em fugir, eles encontram os luminosos, inclusive seu líder Cinosura, “zumbificados” e prontos para atacar.

Nova

Cosmo (uma figura) curte bastante a fuga “estilo foguete”, mas logo percebem que os problemas só aumentam. Eles chegam até a caixa de contenção e novamente, as mesmas formas que mataram vários residentes de Luganenhum surgem. Lá de dentro uma voz fantasmagórica afirma que, no fim, ele sempre escapa, enquanto os luminosos ressurgem.

Enquanto Cosmo cuida deles, Nova e Mente Global trabalham para impedir que Abismo escape, e ele sempre consegue isso no final segundo os registros. Arriscando sua própria vida, expondo-se novamente ao vírus transmodal, Richard combate o perigoso adversário, apesar dos avisos da Mente Global. E Nova usa o próprio vírus para reparar o caixão de contenção. Suas defesas contra a infecção foram permanentemente enfraquecida, mas ele conseguiu salvar o fim do universo da ameaça.

Nova

Com Luganenhum funcionando novamente, Nova permanece lutando contra o vírus, que avança sobre seu corpo. Cosmo, em agradecimento, tenta ajudar. Mostra o centro nervoso do local, explicando que se pode chegar a qualquer lugar e tempo a partir dali. As respostas para se livrar permanentemente da infecção está no planeta da Tecnocracia, de localização, até então, desconhecida.

Pouco depois de Nova partir, uma dupla chega a Luganhenhum, matando muitos em seu caminho. São Gamora e Drax, dominados pela Falange, que perseguem Richard, e usam o córtex para irem em seu encalço.

Nova

O que temos em seguida é Nova acordando ao lado de Gamora. Ambos parecem assustados com a situação, mas logo entram em combate. Ele tenta parar com a briga, estranhando a situação, mas ela não está no total controle de suas funções, e não para. Mas Richard finalmente a convence de que há algo estranho, que lhes falta a lembrança do que viveram desde que saíram de Luganehum até aquele momento.

Nova

A mente global não reconhece o local, mas eles percebem grande destruição e morte ao seu redor. E um som estrondoso chama a atenção dos dois. Logo encontram um alienígena, um mercador, seriamente ferido, e aparentemente tão desorientado quanto os dois. Logo, uma enxurrada de bizarras criaturas surgem e os atacam. O mercador logo morre, mas a dupla permanece lutando e fugindo. Mesmo contra sua vontade, Gamora é salva por Richard.

Quando Ric fraqueja perante o vírus, Gamora tenta convencê-lo a ceder à infecção e voltar a ficar a seu lado, mas ele se recusa a perder a vontade própria como ela fez. Ric lembra como Gamora matou Ko-Rel, a kree que foi Nova por algumas horas e salvou sua vida. Ele não quer ser novamente a monstruosidade que a falange o fez ser.

Gamora vê que seu potencial é o de uma assassina, e que a falange apenas lhe deu um propósito. Richard discorda, e não esquece como ela defendeu o universo contra a onda de Aniquilação, e como os dois foram amantes, até o dia em que ela matou uma série de prisioneiros. Ele a amava, mas perdeu o encanto a partir de então.

A conversa não pode seguir adiante, pois as estranhas criaturas disformes os encontram de novo. Arrastando Gamora, para sua surpresa, Richard abusa de sua condição enferma e escapa por um portal que surgiu à sua frente na fuga. E em desespero ela revela o quanto admirava a postura do centurião em relação à sua própria, como ser uma selecionada aliviava a péssima sensação que isso gerava.

Nova

Nesse momento, a mente global decifra seus problemas. Eles foram interceptados por uma criatura que caça viajantes dimensionais, e lutavam, dentro do corpo da criatura, contra fetos prestes a nascer. Levando Nova a outro esforço descomunal, eles conseguem escapar.

Impedindo uma tentativa de assassiná-lo, Ric deixa Gamora desacordada aos cuidados de Drax (que estava do lado de fora), e volta a seu curso original. Kvch, o mundo original da falange. Com menos de duas horas até que o vírus retome o controle, Nova tenta cumprir uma última missão.

Nova

No meio da história temos a edição anual de Nova, contando um pouco sobre sua origem, em uma série de lembranças que Richard tem em meio aos delírios decorrentes do estado febril causado pelo vírus. Em um vislumbre do passado e de um futuro possível, Ric vê como saiu de uma vida comum, sem perspectivas para nada grandioso, até a posição de um dos maiores heróis do universo, mesmo afligido pelo vírus durante toda sua vida, mais de 40 anos depois de se tornar Nova Primordial. Pensar em como se tornou o que é, por mais que alguns fatos se distorçam em sua mente, fortalece sua luta contra a influência da falange e o faz seguir em frente em sua missão. E quando consegue mais algum tempo para resistir à infecção, Nova chega a Xvch.

Nova

O panorama no planeta natal da Falange não é nem um pouco animador. Ele está morto. Aparentemente abandonado, desabitado. No que isso poderia ajudar Nova? A única coisa se mexendo que a mente global detecta é um monstro mecânico, que, quando é avistado, não faz um simples movimento, somente o suficiente para vislumbrar um ataque. Ele é atingido por outro ser semelhante, e só há tempo para Richard sair do meio do confronto.

Nova

A proximidade com outros seres tecnorgânicos “pira” o vírus, que parece tomar conta do corpo de Nova. Atraídos pela reação do vírus, os seres revelam sua verdadeira forma. Dois representantes da raça tecnorgânica, que, ao retornar à sua forma regular, revelam que um deles é simplesmente o ex-Novo Mutante chamado Warlock!

Nova

Parcialmente recuperado, Richard logo descobre que é Warlock, que fala de sua época com os mutantes com ternura. Revela que a reação que ele teve foi normal quando a falange se aproxima da tecnocracia, e que conseguiu estabilizar Rider. Lamenta apenas que curá-lo custaria sua própria vida.

Nova conta a ele sobre sua própria situação e sobre a invasão da Falange aos mundos kree, mas Warlock lamenta, dizendo que não pode ajudá-lo, pois se encontra em uma missão muito importante: salvar a própria raça. A natureza bélica da raça tecnorgânica, em sua visão, é sua ruína. Usando o planeta apenas como um local onde deixar sua prole para desenvolvimento, os adultos da tecnocracia perambulam pelo universo em busca de energia e destruição. Warlock está ali para mudar isso, e quer começar por Tyro, seu “filho adotivo”, que logo deixa claro qual é o comportamento padrão da raça.

Nova

Warlock explica que ele é como um mutante em sua raça, justamente por não ter o comportamento violento encontrado em todos os seres da tecnocracia, e quer treinar Tyro a agir da mesma forma. Nova diz que milhões estão em risco por causa da tecnocracia (que criou a falange), mas Warlock não está disposto a abandonar sua missão, explicando que para que pudesse ajudar seria necessário ou se sacrificar, ou absorver energia de outros seres vivos, o que se recusa a fazer.

Bem longe dali, mas já em Xvch, Gamora e Drax chegam, mas a reação ao planeta é mais grave que a de Richard. Os dois se transformam completamente, tornando-se uma grande antena tecnorgânica.

Enquanto isso, Warlock conta de sua relação com os Novos Mutantes, e os dois discutem até Nova se resignar com a escolha do tecnocrata mutante, que quer preservar a própria espécie. Porém, Tyro reage à transformação de Gamora e Drax. Warlock reconhece a estrutura que ambos formaram: uma "espiral de babel", que realiza a pior coisa possível naquele momento: convocar um tecnocrata adulto de volta a Kvch.

Nova

A volta de um tecnocrata só pode significar uma coisa: que ele está prestes a desafiar um “filhote”, visando sugar seu “brilhovital” – a energia de que se alimentam também sacando mundos inteiros por todo universo. E é exatamente isso que acontece. Um tecnocrata maduro, muito poderoso, irrompe os céus de Kvch em busca do ousado jovem que supostamente o desafiou.

Warlock se lamenta, vendo tudo pelo que trabalhou indo por água abaixo em poucos momentos. Mas ele não deixa Tyro aceitar o desafio, e diz ao moribundo Nova que o melhor a fazer é fugir. Ele decide segurar o tecnocrata para seu contrariado filho adotivo escape. Tyro parte, reconhecendo tudo que Warlock fez por ele.

E o ex-novo mutante, ao saber que Richard tem toda força Nova em seu corpo, decide se sacrificar para aumentar as chances de Tyro. Então, gastando toda energia que seu corpo tecnorgânico contém, livra Ric da infecção transmodal em nome de seu próprio ideal.

Nova

Ele se desliga, a tempo de Nova, de volta à velha forma, interpele violentamente o tecnocrata. Contrariando mais uma vez a mente global, ele mantém a promessa feita a Warlock e atrasa ao máximo o ser, prezando pela vida de Tyro.

Quando também está prestes a fugir, Nova percebe que toda distração foi em vão. Querendo vingar seu pai adotivo, Tyro retorna, atacando violentamente seu progenitor. Sob os gritos de Ric, ele acaba engolido pelo gigante tecnorgânico.

Nova

Porém, diferente do que parecia, era exatamente isso que ele queria. Com a mesma assinatura mutante de Warlock, Tyro tomou o corpo de seu progenitor de dentro para fora, transformando-se em um tecnocrata maduro, que rejeita sua natureza em nome do que seu pai adotivo o ensinou.

A mente global, então, sugere que Tyro restaure Warlock com o tanto de energia que agora possui. E ele faz isso, admirando o quanto seu pai adotivo foi importante para fazer dele o que é. E o ex-novo mutante se assusta com a forma assumida por seu filho.

Nova

Nova, então, faz um último pedido a Tyro, que use uma fração de sua energia para livrar Drax e Gamora da influência do vírus. O destruidor está furioso, e a mulher mais mortal do universo desolada pelo vácuo deixado, sentindo-se novamente sem propósito em sua existência.

Apresentando velhos e novos amigos, Nova se prepara para entrar de cabeça no confronto final com a Falange e com Ultron, como já vimos na conclusão de Aniquilação²: A Conquista.

Nova

Essa Marvel Apresenta traz mais uma grande importante parte da nova fase do herói Nova, que cada vez mais se firma como um dos mais interessantes personagens da Marvel. Infelizmente veio tardiamente, pois Aniquilação² já se concluiu faz um tempinho, mas não tiramos com isso o valor da história. Os argumentos de Dan Abnett e Andy Lanning, com belíssima arte do brasileiro Wellinton Alves e de Paul Pelletier, além de Mahmud A. Asrar em parte da Anual, levantam Nova a um novo patamar. Resta saber quando teremos acesso ao arco iniciado em Nova 13, que vem antes da ligação do foguete humano com a Invasão Secreta o conecta um pouco ao que rola no planeta Terra.


João

comments powered by Disqus