sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Gaiman desperta seus Eternos

Eternals #1

Chega ao Brasil um dos mais recentes trabalhos do mestre Neil Gaiman, Eternos, mini-série originalmente em sete partes, a ser publicada em 4 edições pela Panini. Se você não sabe quem é Gaiman, além de dizer que sinto muito, indico um rápido clique no Google para encontrar cerca de dois milhões e meios de referências. Se isso não for o suficiente, basta citar talvez a mais ilustres de suas obras: Sandman. Mas deixando um pouco de lado o histórico desse fantástico roteirista, vamos à história que temos em mãos nesse mês de setembro. Com desenhos do experiente, e também fantástico, em minha opinião, John Romita JR., ou só Romitinha, Eternos conta uma história que envolve temas mundanos e fantásticos, especialidade de Gaiman.

A história começa, nesse número 1, com um sonho do estudante de medicina Mark Curry, que descansa em pleno plantão. Ele é arrastado por criaturas grotescas, que alegam que nem sua velocidade pode salva-lo, quando é salvo por um humanóide. Um homem loiro que chega voando e tem a suas costas aqueles que afirma serem os "verdadeiros donos" da Terra. O que vemos são três Celestiais, gigantes cósmicos de imenso poder, que podem ser considerados deuses ou entidades com nível de poder como o de Galactus, ou até mesmo mais.

Curry acorda e logo esbarra com um homem idêntico ao de seu sonho, que diz ser, assim como ele, um ser imortal, colocado no planeta por alienígenas para guardar a Terra, mas que não recordava mais de nada disso. Obviamente Mark o despacha, achando ter apenas encontrado mais um maluco, ainda que a sensação de conhecê-lo fique no fundo de seus pensamentos.

Eternos #1

Não demora para que o estranho, que diz ser Ike Harris – e que depois descobrimos se chamar Ikaris –, vá até a casa de Curry para novamente tentar convencê-lo de que fala a verdade. Insiste em dizer que ambos não são humanos. Continua não adiantando, e Ikaris deixa o "quase médico", demonstrando saber coisas sobre ele, voando pela sua janela. Mark parece não acreditar, nem no papo e nem no que vê.

Nesse ínterim, vemos a ex-vingadora Sersi – que parece não se lembrar dessa parte de seu passado - encontrando com sua amiga Abigail, e pedindo dinheiro emprestado para começar um empreendimento como organizadora de eventos. No meio da conversa, recebe uma ligação dizendo que a embaixada vorozheikana (um país que ela parece desconhecer) estava interessada em seus serviços. Já no prédio da embaixada, Circe fica sabendo através do Sr. Druig que trabalhará com um orçamento alto, e que o objetivo da festa é colocar Vorozheika no mapa, em um investimento turístico da fictícia ex-república soviética, convidando milionários e cientistas. Após ela sair, a conversa de Druig com um assessor levanta suspeitas de que há algo muito mais complexo por trás dessa festa.

Eternos #1

Em outro local, no topo de um prédio, Irakis se recorda de mais um fragmento de seu passado, em uma conversa com Thena, uma eterna como ele. Seus pensamentos saudosistas são interrompidos por dois homens, que após confirmar sua identidade, espancam-no, jogam-no do alto do prédio, jogando uma bomba sobre ele. Parece o fim do eterno.

Eternos #1

Na manhã seguinte, surpreendentemente, Irakis aparece muito debilitado, mas se recuperando rapidamente no mesmo hospital em que Curry trabalha. Equanto isso, em um dos laboratórios das Empresas Stark, a cientista Thena (a mesma das lembranças do eterno) interrompe a conversa com seu marido, que lhe contava sobre o convite para a festa da embaixada, quando seu chefe (Gaiman não ignora o universo Marvel. Muito pelo contrário, como vemos à frente) chega para uma demonstração de uma "bomba cega" que ela desenvolve com muito mais competência que aqueles que se dedicaram anteriormente à pesquisa.

No hospital, Curry resolve ouvir a história de Irakis, que ainda não lembra de tudo claramente. Este conta que, há milhões de anos, quando a Terra era habitada por dinossauros, vários outros animais e proto-humanos (contrariando vestígios arqueológicos), os celestiais chegaram ao planeta. Vendo potencial nesses ancestrais dos humanos, pegam cerca de uma centena desses e, com sua tecnologia misturada com magia, transformam-nos em seres de grande poder, seus representantes, os Eternos. Criam, também, seres deformados, como dejetos biológicos, mas também de grande poder, os deviantes. Estes se multiplicam à escala de milhões, dominam a Terra e os humanos, entrando em guerra com os ainda pouco numerosos eternos. Nas cenas do confronto reconhecemos Irakis, Curry, Sersi e Thena.

A batalha só termina quando os Celestiais vêm pela segunda vez, reduzindo o número de deviantes e afundando submergindo suas terras (Uma referência a Atlântida?). Após isso, ficamos sabendo que boa parte das grandes descobertas da humanidade através dos séculos foi apresentada a ela pelos eternos, que muitas vezes eram vistos como deuses. Os celestiais teriam ainda vindo uma terceira vez, na década de 70. A ameaça deviante, contudo, continuaria a existir.

Eternos #1

Vendo na TV propagandas e um reality show que (ironicamente) é usado pelo lado de Stark na Guerra Civil para promover o registro, Irakis ainda reconhece mais um dos eternos. O astro mirim Duende. (Eu falei que Gaiman não ignora o que está rolando no Universo Marvel)

Curry ainda acha que Irakis é louco. Que sua história tem muitas incoerências. Ele leva ao leito em que o eterno já está quase recuperado dois médicos que se interessavam pela condição do paciente. A primeira parte termina com a revelação de que esses dois são exatamente aqueles que tentaram matá-lo.

Eternos #1

Particularmente, admiro muito Gaiman e Romitinha, o que faz dessa série um prato cheio. É um prazer ver isso publicado no Brasil e aguardar o mês que vem pela número 2, ver se Curry será convencido de sua real natureza, como os personagens apresentados estão ligados entre si e se haverá mais uma visita dos Celestiais à Terra.


« Jøåø »

comments powered by Disqus