domingo, 2 de março de 2008

Fugitivos – Fim de uma Era

Como anunciamos no artigo anterior, o arco atual no Brasil – Vida Fugaz – marca o fim de Brian K. Vaughan no comando da série que criou junto com Adrian Alphona. Os dois a partir de então partem para destino distintos e os seus “filhos”, assim como o de todos, devem seguir adiante.

Fim da Era Vaughan em Fugitivos

Em sua última história, Vaughan centra-se no que provavelmente foi o cerne das histórias do grupo – os gigantes Gibborins e o trato destes com o Orgulho, grupo organizado pelos pais de Nico, Molly, Chase, Gertrudes, Alex e Carolina. No passado, eles recorriam aos progenitores para adquirir o sacrifício das almas que requisitavam para sobreviver. Desta vez, no entanto, eles recorrem a um dos filhos, Chase.

O mais velho dos fugitivos foi movido pelo desespero para realizar o trato com os gigantes. Desde a morte de sua namorada Gertrudes, o garoto Stein vem recorrendo aos poderosos Gibborins para reverter essa fatalidade. E ele está decidido a realizar isso, mesmo que ele próprio se entregue no lugar.

Fim da Era Vaughan em Fugitivos

Contudo, os demais fugitivos não estarão dispostos a aceitar isso, mesmo com a equipe desfalcada. Nico está sem seu bastão, roubado pelo próprio Chase anteriormente. Victor foi posto fora de combate com uma estratégia bem elaborada. Por fim, Molly teve que ficar para trás para cuidar do ciborgue desativado.

Fim da Era Vaughan em Fugitivos

Nico sem sua magia só pode contar com os poderes dos alienígenas Xavin e Carolina para poder impedir Chase de cometer essa desgraça, mas parece que não seria preciso nada disso para salvar Stein. Os próprios Gibborins se negam a aceitar a alma de Chase como parte do acordo e decidem atacar por conta própria a Nico e roubar sua alma.

Chase é derrubado e os gigantes alcançam a menina Minoru. E ela estaria prestes a ser devorada se não fosse a chegada de reforços inusitados. Do portal, saem Molly e Victor Mancha, que acabou sendo reativado pela Molly, que recebeu uma ajudinha misteriosa para solucionar a questão do Paradoxo que fez o andróide enlouquecer.

Fim da Era Vaughan em Fugitivos

Recorrendo a uma estratégia de um X-men que a Molly não suporta, Victor e a garota realizam uma variação nada convencional do arremesso especial e consegue salvar Nico antes que seja devorada. E sendo aqueles os minutos finais da existência dos Gibborins, eles acabaram se desfazendo, sumindo daquele plano.

E tudo parece se concluir nesta última edição. Nico e Victor assumem o namoro. Molly convence Xavin de que ele de fato agora faz parte do grupo. Chase finalmente consegue compreender que o melhor é aceitar a morte da Gertrudes. E ao chegar no esconderijo subterrâneo em Los Angeles, se deparam com o Homem de Ferro e uma equipe de Mata-Capas da SHIELD, os vencedores da Guerra Civil.

Fim da Era Vaughan em Fugitivos

Uma ponta, no entanto, é deixada em aberto. Os Gibborins aparecem no final, em um outro plano. E lá encontram alguém familiar. Alguém que se fez passar como a voz misteriosa que ajudava a pequena Molly Hayes nos grandes problemas. Lá, estava Alex, o filho do casal de bandidos Wilder, vivendo no que parece ser o “inferno”, o lugar para crianças segundo a música de Pat Benatar.

Fim da Era Vaughan em Fugitivos

E assim Fugitivos encerra uma era, de mais de quarenta edições sob a tutela de Vaughan e Alphona. E também chega ao fim aqui no Brasil sua ligação com a revista Avante, Vingadores! O título lá nos EUA atrasou quase seis meses com seu novo escritor – Joss Whedon, célebre revolucionário da atual fase “surpreendente” dos X-men. A promessa é que eles voltem numa Marvel Especial, mas não em um tempo muito breve.

Coveiro

comments powered by Disqus