sexta-feira, 7 de março de 2008

O X-Factor volta ao divã

Após a traição de Guido a situação complicou para o X-Factor. Agora é hora de buscar respostas, mas o grande problema serão as novas perguntas que podem surgir.

X-Factor

Alguns anos antes, Damian Tryp faz uma visita aos pais de Jamie Madrox. Ele se oferece para cuidar do pequeno Jamie, mas os pais desconfiam dele saber tanto sobre seu filho e querem continuar aos cuidados de Charles Xavier. Tryp explica que Jamie não é exatamente um mutante, mas de uma variação que ele apelidou de "mata-colheita", uma espécie que manifesta seus poderes ao nascer e que, antigamente, era morta logo ao nascer. Com o tempo, os mutantes começaram a manifestar suas habilidades na adolescência, aumentando a probabilidade de sobrevivência. Mesmo assim, alguns "mata-colheita" ainda podem surgir, e seria o caso de Madrox e do próprio Tryp.

Mesmo com essas explicações, os pais de Jamie recusam a ajuda de Tryp e este vai embora, mas não sem antes ameaçá-los com uma tempestade. Na saída, ele encontra o pequeno Jamie, que ouviu as explicações e as questiona. Tryp simplesmente apaga a memória de Jamie sobre esse evento.

Damian Tryp

Na sede do X-Factor, no presente, Guido conta aos membros da equipe que Buchanan desapareceu. Teria ido pegar as tais provas contra a I.S. no cofre e desapareceu. Só que Rahne capta o cheiro do homem e seu sangue na mão de Guido, Monet então entra na mente do mutante e o conflito entre ele e a equipe começa.

Guido chega a pegar Rictor como refém. Monet conta que foi criada uma segunda personalidade com hipnose, trazida a tona pela sondagem telepática. Nesse momento, Guido grita de dor, soltando fumaça e cheiro de queimado. O que teria acontecido? Foi a chegada de Mercúrio, que usou suas habilidades das Névoas Terrígenas no mutante.

O X-Factor lança para o FBI uma falsa ameaça de bomba no prédio de Tryp. Isso faz com que o prédio seja evacuado e, assim, a equipe tem meia hora para vasculhar o 32º andar e encontrar as provas do vírus. Só que ao entrar na sala de Henry Buchanan, dão de cara com o ancião que já apareceu ao lado de Damian Tryp, mas ele se apresenta como...Damian Tryp.

Velho Damian Tryp

O ancião revela um futuro terrível, onde o X-Factor investigando as causas da dizimação, irá fazer os ex-mutantes recuperarem seus poderes, provocando a destruição dos humanos normais e uma guerra entre os próprios mutantes. O velho Tryp diz que está aprisionado entre estados de existência, dessa forma, existindo em todos os pontos de sua linha vital, ironicamente, um verdadeiro "Homem-Múltiplo".

Madrox, M e Rahne relutam em acreditar. A Lupina, inclusive, tenta atacá-lo e Tryp a detém, mostrando um pouco do que virá para ela, deixando-a em choque. O velho também derruba Madrox, que se duplica, criando uma cópia covarde que foge. Na sede do X-Factor, Layla está ligando para várias pizzarias e fazendo pedidos, também pede um alicate grande.

Tryp então mostra o futuro para Jamie e Monet, onde o poder corrompeu a Terra, em uma guerra terrível. A solução dos Tryp é criar o vírus que mataria todos os ex-mutantes, garantindo assim que não recuperariam os poderes e salvando o futuro. Monet acredita que Tryp fala a verdade, mas Madrox não aceitará que ninguém morra, o velho então revela que a esposa de Buchanan está presa como refém.

O que o velho ainda não sabia é que a van que trazia a mulher ficou presa no trânsito, graças a um acidente provocado por vários entregadores de pizza. Os homens na van também não sabem que a mulher também não está mais lá, pois a porta foi aberta por um alicate grande.

As duas versões mais jovens de Tryp chegam e tem uma luta com Rictor e Syrin. Mas Madrox ordena que todos devem ir embora, pois Alix Buchanan foi feita refém.

Os dois Tryp encontram no arsenal o Madrox covarde. Só que ele, na verdade, era aquele Madrox que faz o inesperado. Transformado em um homem-bomba, ele diz que se lembrou da tempestade que matou seus pais e que sabe que esta foi causada por Tryp. Com uma explosão, essa cópia morre e leva os dois Tryps com ele. Longe dali, as lembranças invadem o Jamie original.

Na sede do X-Factor, Layla está com a Sra.Buchanan em segurança e com as provas do vírus no computador, enviadas sabiamente por Rictor via e-mail. Nesse momento, o velho Tryp aparece para Layla, afirmando que agora sabe que ela é o fator imprevísivel da equipe. E, em um tom ameaçador, fala que ordem e caos se enfrentando causa equilíbrio, mas duas forças do caos se enfrentando só se pode esperar o inesperado.

Depois de tantos traumas, como lidar com tudo isso? Talvez uma visita ao divã.

A história é apenas de conversa, mas é ótima. Cada um dos membros da equipe divide seus problemas com um psicanalista cuja identidade não é revelada, embora todos notamos de quem se trata.

O primeiro a conversar é o Guido. Ele disse que alguns anos antes, conversou com um hipnotizador que revelou que ninguém pode ser forçado a fazer algo que ache errado, mesmo sob hipnose. Isso faz questionar sobre o que isso diria dele.

Guido

Depois é a vez da enigmática Layla Miller. Como sempre, suas palavras levantam mais dúvidas ainda. O mais interessante é, pensando em termos de xadrez, Layla se considera um peão no jogo, pois pode ver os jogadores e o fim do jogo, mas é dispensável.

Layla Miller

Rictor e Syrin estão em dois estágios bem conhecidos.

Rictor

Ele está na raiva, age como se estivesse sendo atacado pelo psicanalista. A perda de seus poderes ainda é um assunto muito ruim para ele.

Syrin

Já Syrin, está radiante e vivendo ainda em negação pela morte do pai (se bem que, vivendo na Marvel eu considero normal). Ela também está feliz com seu relacionamento com Jamie.

Monet

Os mais chocantes foram de Monet e Rahne. A primeira revela uma fragilidade que nunca demonstra em frente da equipe, lembrando do que passou Marius, o seu irmão Sangria. Esse trauma a deixa assustada sempre, por isso demonstrando força diante de todos. Mas diz que está muito feliz com seu relacionamento com Jamie. Rahne, por sua vez, está lidando com o futuro revelado por Tryp, onde ela matou Jamie e sua esposa Layla. A moça diz que se mataria para impedir, mas tanto suícidio como assassinato condenam a alma ao inferno.

Rahne

Por fim, Madrox conversa com o psicanalista. Ele é questionado sobre seu relacionamento com M e Syrin. Jamie têm grandes problemas em tomar decisões, pois sempre fica com vontade de tomar todas e acaba não fazendo nada. Além disso, está com saudades dos tempos mais despreocupados de antes, mas, segundo o analista, é o preço da maturidade e da liderança. Inclusive, o aconselha a revolver as coisas com suas "namoradas".

Madrox

E, para encerrar, uma das melhores conversas da edição. O analista vai até Pietro, que está muito bem resolvido com sua condição atual. Ele disse que a história vai considerá-lo um salvador da raça mutante e não um assassino.

Pietro

Por fim, a identidade do psicanalista é revelada, e quem poderia ser senão Leonard Samsom. Inclusive, ele já analisou a antiga versão da equipe em uma história não publicada no Brasil. Ele pretende continuar o trabalho com a equipe. E, de uma janela, Madrox é arremessado por Monet, tudo graças ao conselho do doutor sobre "contar a verdade". Parece que o Dr.Samson terá bastante trabalho.

Dr.Samson

História ótima que serve de transição do arco de Tryp e prepara o terreno para as próximas edições.

Eddie

comments powered by Disqus