quinta-feira, 20 de março de 2008

Thunderbolts: Tudo Para Dar Errado


Thunderbolts # 110

Talvez uma das repercussões mais controversas da Guerra Civil tenha sido o recrutamento de vilões para, sob supervisão das autoridades, agir como se fossem heróis em troca de perdão por suas ações. O conceito não é novo, mas a partir do momento em que o Barão Zemo desapareceu, os Thunderbolts tomam uma nova direção, muito mais perigosa que qualquer de suas encarnações anteriores. A nova formação nem um pouco convencional da equipe ficou a cargo dos consagrados Warren Ellis e Mike Deodato, estreando esse mês em Universo Marvel 33 de forma promissora. Sua missão agora é capturar heróis não registrados. Mas quem são esses Thunderbolts?

Logo de início conhecemos talvez o pior de seus membros, o Mercenário. Um psicopata com P maiúsculo, que mata por pura diversão como ele mesmo admite ter feito após uma missão secreta. Sob a mira de diversas armas e entrevistado pelo novo diretor do grupo, ele fica sabendo que agora seu corpo está infestado por elementos que, ao menor sinal de desobediência, podem incapacitá-lo, piorando a cada vez que são usados. A garantia de liberdade fora do país após um ano não o anima, e en sua raiva só consegue se lembrar logo do Demolidor. A tensão aumenta quando é torturado psicologicamente pelo novo diretor, que literalmente lambendo seu suor diz sentir gosto do medo. È dessa maneira que Norman Osborn dirigirá os Thunderbolts.

Thunderbolts

Em Cleveland, o vigilante aposentado Jack Flag, que já trabalhou com o Capitão América, discute com sua esposa Lucy a respeito da vitória do lado registrado. Compartilhando das idéias do Capitão, Jack não crê na validade do registro, esperando o momento certo para agir e não ser capturado. Porém, não demora muito para que ele e Lucy vejam uma menina ser atacada na rua, fazendo com que Jack coloque sua máscara e vá ajudá-la.

Thunderbolts

Enquanto isso, a imprensa mundial (se não reparou que até o Jô Soares aparece, corra e releia a história. Cortesia do brasileiro Deodato.) repercute a implementação da Iniciativa em todos os EUA, normalmente com duras críticas à liderança do novo diretor da SHIELD, Tony Stark. O maior destaque vai justamente para os Thunderbolts, que começam a ser apresentados ao público por meio do discurso de Osborn, que fala em redenção para si e seus comandados.

A transmissão é interrompida quando se tem notícia da primeira missão pública dos Thunderbolts. Instalado em uma montanha, o grupo é colocado como prisioneiros algemados e liberados apenas quando necessário na nave Zeus. Podemos logo ver todos os seus membros de campo: Suplício, Venom, Espadachim, Mercenário, Rocha Lunar, Homem Radioativo, e Soprano. Os dois últimos, remanescentes da formação anterior, são talvez os únicos que possamos não enquadrar no perfil de psicopatas perigosos. Eles partem e logo percebemos que a existência da equipe parece ganhar tons de Reality Show, com cobertura ostensiva da imprensa. Isso se confirma quando vemos um comercial de brinquedos baseados em todos os seus membros, no qual o Capitão América é retratado como um vilão!

Thunderbolts

Em um interlúdio vemos uma conversa de Osborn (que é claramente inspirado em Tommy Lee Jones) com a Dr. Karla Soffen, a Rocha Lunar, pouco antes da formação da nova equipe. Reconhecendo o cinismo e a capacidade de manipulação dela, Osborn oferece o cargo de líder de campo (!!!) da nova equipe. Porém, Karla observa com precisão que atualmente a mais qualificada para isso é Soprano. Mas a falta de moral e ética da doutora interessa muito mais a ele do que a capacidade de liderança daquela. Rocha Lunar é um “monstro”, Osborn adora isso e não aceita “não” como resposta. Ela acaba aceitando, sabendo que é a única a não ser controlado por nanotecnologia e, principalmente, por receber um milhão mensalmente por cinco anos, e quinhentos mil de aposentadoria.

Thunderbolts

Ao fim dessa primeira parte descobrimos quem é o primeiro alvo dos Thunderbolts: é Jack Flag, cujas ações recentes como herói não registrado não passaram desapercebidas. Em fuga desesperada, ele manda sua esposa se esconder na casa de sua mãe, dispondo-se a confrontar seus perseguidores sozinho. Lucy se desespera e lamenta o fato de seu marido ser perseguido por vilões trabalhando para o governo por ser um herói. Fica então a dúvida se Flag é o primeiro prisioneiro ou a primeira vítima dessa bomba relógio parida no pós-Guerra Civil.

Thunderbolts

Eles são famosos. Poderosos. Vilões pagando sua pena como agentes do governo. Perigosos. Incontroláveis. Os Thunderbolts são um desastre prestes a acontecer.


« Jøåø »

comments powered by Disqus