segunda-feira, 31 de março de 2008

Demolidor: Um amor para recordar e Assassinos por natureza

Matt Murdock, o Demolidor, recuperou sua vida, mas seus problemas estão longe de acabar. Enquanto enfrenta o descontrole na Cozinha do Inferno, precisa lidar com um novo caso que envolve um velho conhecido. Em meio à tudo isso, uma preocupada esposa reflete sobre sua vida.

Demolidor

Na primeira história da edição, Milla Donovan acorda no meio da noite e constata algo já esperado: seu marido não está. Ele está vestido de demônio e combatendo o crime nas ruas da Cozinha do Inferno.

A moça então relembra de toda a vida ao lado de Murdock. O instante que foi salva por ele de um atropelamento, momento muito semelhante a própria origem do herói. Quando tomou a iniciativa, aliás, como sempre fez na vida e sempre com homens que "eram encrenca". O primeiro encontro, quando Matt foi incendiado por Mary Tyfoid e o momento mais feliz, a época que Matt tornou-se rei da Cozinha e eles se casaram. Essa felicidade perfeita durou um ano, até que a Yakuza chegou e declarou guerra ao vigilante.

Vida à dois

Milla recebeu um duro golpe. Os amigos de Murdock acreditavam que ele nunca deixou de amar Karen Page e desde a morte desta, estava sofrendo de um colapso nervoso. Isso explicaria o rápido romance e o casamento. Foi o suficiente para que a moça o deixasse. Só que ficar longe não foi um alívio, pois cada notícia era uma tortura. Ela não conseguiu enviar os papéis do divórcio e voltou para Murdock, com a consciência de não competir com Karen Page, mas feliz porque poderia estar na vida de Matt.

E foi aí que a vida tornou-se um turbilhão. Murdock foi preso, fugiu para a Europa e parecia que tudo estava perdido. Foi um período terrível, uma longa espera ao lado do telefone e o medo quando este tocava. Só que Matt voltou da Europa e, melhor, com o nome completamente limpo. Agora era o momento de curtir a felicidade à dois, certo? Bem, não exatamente, pois Murdock não pode parar e continua agindo como Demolidor, mesmo com a Lei de Registro. A propósito, muito boa a cena do policial deixando Matt escapar, dizendo que deviam pegar os bandidos de verdade. No final, Milla conclui que está condenada a ter o coração partido de um jeito ou de outro, mas continua buscando esperança e questionando se o marido sabe o que ela passa. E pela expressão dele no final, ele sabe muito bem.

Um amor complicado

Depois desse belo momento de recaptulação e reflexão, chegou a hora de prosseguir. E voltamos a Ilha Ryker, onde já sofremos um choque logo de cara. Melvin Potter, o Gladiador, está sendo detido pelos guardas da prisão depois de, aparentemente, matar dois colegas de prisão. Digo "aparentemente" pois o mesmo diz que não fez nada disso.

Inocente?

Na Cozinha do Inferno, o Demolidor tenta impedir um grupo de assaltantes. O bairro se descontrolou muito durante sua ausência, mesmo com os esforços de Danny Rand. Agora é o momento de mostrar de quem são aquelas ruas. Só que não é apenas isso, alguém está utilizando-se dos velhos truques do Rei do Crime: crimes sincronizados.

Um primeiro crime, normalmente barulhento e espalhafatoso, acontece. Quando termina, apenas pequenos prejuízos e alguns buchas de canhão presos. Ao mesmo tempo, algumas quadras de distância, ocorre o segundo e verdadeiro crime, onde na maioria dos casos só se sabe o que aconteceu horas depois, mas um senhor de idade ficou em coma devido à um desses crimes. Matt então fica atento, mas ao segundo crime. Depois de uma luta violenta, vêm uma surpresa. Enquanto Murdock pensa no que fazer para desarmar os criminosos antes que a polícia chegue, um deles atira nos companheiros e se suicida. Por que alguém iria preferir morrer do que enfrentar o Demolidor ou ser preso?

Ataque suicida?

Na manhã seguinte, Matt acorda ao lado de Milla e é surpreendido com um telefonema de seu sócio e amigo, Foggy Nelson. Este dá a notícia do caso de Potter, mas Matt se recusa, pois quer ficar discreto e não se envolver com um ex-inimigo do Demolidor. Só que sua nova sócia, Becky Blake, aceita o caso ao conversar com um velho amigo da defensoria pública. Os três sócios discutem e é proposto até votação, mas no caso Rei do Crime eles votaram e foi feito o que Matt decidiu. Convencido pela sócia que não pode fazer o que quer, mas o certo, decide ouvir o que Melvin tem a dizer e se é inocente mesmo.

Becky, Nelson & Murdock

Matt e Becky vão visitar Melvin no Hospital Bellevue. Lá ele conta que os homens mortos o provocavam, mas não os matou. Lembra de ter sido atingido pelas costas e quando acordou estava sendo detido pelos guardas. Murdock acredita que ele diz a verdade e os dois advogados aceitam o caso.

Enquanto isso, Milla Donovan é seguida por uma pessoa misteriosa. Esta fala com alguém no telefone, e diz que a informação que a mulher está vendo um psiquiatra seria útil para ele.

Murdock patrulha a Cozinha do Inferno e têm certeza da inocência de Potter. Pois ele sempre confessa as coisas que o Gladiador faz, por causa da vergonha que sente.

No Hospital Bellevue, um dos internos provoca Melvin com uma música irritante. Nervoso, o ex-Gladiador arrebenta as algemas e mata tanto o outro prisioneiro como o guarda que os levava.

Surto

Ele olha assustado para as mãos sujas de sangue e um outro guarda chega, rendendo Potter, que no melhor estilo Bart Simpson diz: "eu não fiz isso". (piadinha infame, mas não resisti)

O garto Eu não fiz isso

E agora? Melvin Potter perdeu completamente a cabeça? Becky e Murdock vão defender alguém culpado? Quem seria o novo candidato a Rei do Crime? Qual a identidade das pessoas seguindo Milla Donovan?

Ótima edição e, em dose dupla é ainda melhor. Brubaker recaptula de maneira brilhante toda a fase Bendis e também o seu trabalho até aqui, fechando portas e abrindo um leque de possibilidades. Começando com esse o arco em cinco partes chamado A parte do demônio.

Eddie

P.S. como a Panini negligenciou a capa de John Romita Sr., um dos mais clássicos artistas da Marvel, ela veio abrir este artigo. Não apenas pelo artista, mas a capa é linda. O título do artigo pertence a dois filmes.

comments powered by Disqus