segunda-feira, 24 de março de 2008

Excalibur: Crossover com a Realidade!

Justamente em Janeiro do ano passado, Chris Claremont anunciava seu retorno ao título do Excalibur, após se recuperar de uma espécie de ataque cardíaco que sofreu durante uma convenção que participava na Europa. Nesse tempo fora dos quadrinhos, Chris realizou intensa terapia para se recuperar e provavelmente essa sua experiência no hospital foi mais que fundamental para florescer idéias em sua cabeça e trazê-las até as histórias do grupo de mutantes da Inglaterra.

Novo Excalibur - Crossover com a Realidade

Após a passagem de Frank Tieri no time, levando o grupo a confrontos com Descendentes de Apocalipse, Dragões-Alienígenas nos Tempos Medievais e o demônio koreano Cyttorak, Claremont decide suavizar as aventuras da equipe e monta um roteiro mais introspectivo e profundo, mesclando tudo aquilo que sentiu com um de seus personagens. E a eleita para transmitir tudo isso ao leitor foi Nocturna.

Tudo começa com um simples assalto a banco, em que bandidos comuns com armas bem pesadas conseguem até mesmo derrubar o fanático. E num descuido amador, a mutante Cristal acaba sendo vítima de um tiro na cabeça. Isso deveria ser o suficiente para matar a garota, mas não foi. Cristal sobreviveu miraculosamente, sem danos e essa é a terceira vez que ela volta dos mortos.

Novo Excalibur - Crossover com a Realidade

Mesmo sentindo-se bem, o grupo convence-a a passar por uma série de testes no hospital. E é lá, minuto depois que Cristal recebe a notícia de que está com a saúde plena, que sua amiga sofre um ataque súbito e quase fatal.

Primeiro sua mão perde o controle. Em seguida, as pernas. Ela tomba no chão e é rapidamente amparada pelos que estão ao redor. Seus gritos são agonizantes – “Não quero morrer” ela diz. Não demora muito para o restante do Excalibur chegar a sala do hospital e para sua surpresa encontram Nocturna caída. A mutante foi vítima de um derrame.

Novo Excalibur - Crossover com a Realidade

Diante das dificuldades de se entender a fisiologia alterada de Nocturna, a médica teme pelo retardo em sua recuperação. É impossível precisar o quanto ela foi afetada e ninguém sabe se sua pré-existência em outra dimensão pode ter contribuído para um derrame tão prematuro.

A equipe tenta se adaptar com essa fatalidade. Cristal, vítima tantas vezes de ataques mortíferos, não consegue ainda absorver a informação. Sábia tenta contactar os X-men para pedir auxílio ao “pai” da garota, mas Noturno está no Espaço atualmente. Brian lamenta a perda da garota e a dificuldade em encontrar a equipe dos Exilados, de onde ela originalmente veio. E é de Cain Marko que vêm as palavras de maior esperança – Nocturna não morreu e certamente não vai desistir.

E assim, Talia Josephine Wagner sonha sob efeitos de sedativos com sua vida anterior. Seus pensamentos se voltam para muito antes, quando vivia na sua realidade original e chegam até os seus tempos entre os Exilados, quando perdeu seu primeiro amor. Afastou-se do grupo e ficou presa na Terra numerada como 616, a qual atualmente reside e participa como membro ativa do Excalibur.

Novo Excalibur - Crossover com a Realidade

E quando acorda, Nocturna mais uma vez depara-se com a crua realidade – boa parte do seu corpo não responde como deveria. Seu braço e perna esquerdas parecem ser as únicas coisas que mexem no seu corpo e mesmo assim, não totalmente. Tenta falar, mas só saem grunhidos de sua boca.

Em sofrimento, ela chora e se pergunta o que aconteceu com ela. A médica entra em seu quarto e parece feliz por vê-la desperta. Então, anuncia a chegada de seus colegas de time. São rostos familiares, mas ela mal recorda seus nomes.

Novo Excalibur - Crossover com a Realidade

E esta foi uma guinada surpreendente do roteiro quase sempre vazio da equipe, algo que suavemente relembra o que o bom velhinho Claremont fazia de melhor em seus bons tempos. Será esperar demais que ele consiga retomar esse rumo?

Coveiro.

comments powered by Disqus