quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A Lenda do Novo Excalibur

Artigo escrito por nosso colaborador Leo Florentino.

New Excalibur #10

O Novo Excalibur enfrentou problemas sérios em sua curta existência. Vilões enigmáticos e desaparecimentos misteriosos. Agora, o roteirista substituto Frank Tieri coloca a equipe britânica em rota de colisão com o Cavaleiro Negro e com mais um fato inacreditável: estariam eles destinados a impedir que o reino de Camelot fosse destruído antes do tempo?

Princípio do Século 6° D.C., o reino de Camelot e seu povo foram massacrados. Em seu último suspiro, o Rei Artur convoca a ajuda daquele que aparentemente é o último sobrevivente, Sir Percy da Escandia, o Cavaleiro Negro original, dizendo que ele precisa de Excalibur.

Percy empunha a espada, parte à procura de respostas e é convocado pela Dama do Lago, misteriosa entidade mística. Ela diz que ele deve encontrar Excalibur para repelir a ameaça e restaurar a glória de Camelot. Percy se irrita com as charadas, afinal, está empunhando a espada em questão. A Dama diz que não se trata de como, e sim quando, puxando-o para dentro do lago.

Novo Excalibur

No presente, Dane Whitman, o Cavaleiro Negro dos dias de hoje, transforma a propriedade de sua família, o Castelo Garret, no Museu do Cavaleiro Negro, para honrar seus antepassados. Durante a exposição, Dane recebe um telefonema de seu amigo Brian Braddock, o Capitão Britânia, que diz ter um convite a fazer. Antes que se pudesse dizer mais, a consciência de Sir Percy desperta no corpo de Dane, e logo percebe o que a Dama do Lago fez.

Percy vê o próprio corpo sem vida, incrivelmente preservado, como a peça central da exposição. Ele usa sua espada para quebrar a redoma de vidro na qual seu corpo se encontra, e retira de dentro dela um pergaminho. Sem entender os atos de Whitman, um guarda reage e, logo depois, o grupo Excalibur chega, entrando numa batalha com o Cavaleiro Negro. Quando o mesmo é nocauteado, Sábia pega o pergaminho e descobre seu surpreendente conteúdo.

Novo Excalibur

Fica, então, explicado que o Excalibur de que o Cavaleiro Negro precisava era a equipe, como dez entre dez leitores suspeitaram. O grupo está reunido no lago em que Percy mergulhou para viajar no tempo. Pete Wisdom questiona a saúde mental do Cavaleiro Negro, e resolve “abusar de sua função como líder da equipe” proibindo o grupo de entrar no lago e partir em missão. Nada que uma gargalhada dos membros da equipe e uma rasteira de Sábia não resolvam.

Novo Excalibur

O grupo chega em seu destino no dia anterior do desastre e encontra Percy em seu corpo original. Dane Whitman recupera sua consciência e se lembra do que aconteceu enquanto estava possuído. Percy também se lembra de tudo, correndo para evitar uma tragédia prestes a acontecer: o assassinato de Merlin!

O Excalibur o segue e encontra Merlin enfrentando três dragões. Com a ajuda do grupo, o mago tem tempo para recuperar seu fôlego, o que salva sua vida. Eles travam uma batalha contra os monstros durante a qual a liderança de Wisdom é subjugada pela do Capitão Britânia, o que o faz sentir falta de seus cigarros. Durante a batalha, a espada de Percy é derrubada, e Dane a empunha para continuar o combate. Merlin conjura um encanto que afasta os três dragões e Percy diz que é preciso notificar o Rei Artur imediatamente, pois eles voltarão e trarão muitos mais. Ainda dá um soco em Dane, dizendo para que ele nunca mais voltasse a tocar em sua espada.

Após ser alertado, o Rei Artur manda batedores atrás do covil dos dragões e realiza um banquete, com o objetivo de diminuir a tensão. Enquanto o rei e sua corte se encantam com a “maviosa canção” (Tainted Love, sucesso dos anos 80) interpretada por Cristal, Fanático confessa a Nocturna que seus poderes estão enfraquecendo e isso o deixa assustado.

Merlin percebe que um dos batedores encontrou o covil dos dragões, mas é tarde demais para conseguir qualquer informação dele.

Novo Excalibur

Na manhã seguinte, Dane vai pedir auxílio a Merlin, pois desconfia que Percy foi dominado pela perigosa magia da Espada de Ébano, como já ocorreu com ele. Merlin questiona por que Dane ainda a empunha e se ele nunca havia se perguntado por que, após as contínuas incitações de Percy como fantasma, dali a séculos, para que ele a destruísse, nunca tiveram sucesso. O mago diz que Dane não se surpreenderia se ele dissesse que a espada não devia ser destruída por se tratar de um item importante para a humanidade. A insistência futura de Percy se devia ao fato dele estar tão corrompido pela espada a ponto de ser afetado além-túmulo, preferindo vê-la destruída que empunhada por outrem.

Dane diz que de certa forma sempre soube e questiona por que Merlin deixa Percy empunhar a espada. Ele o aconselha a perguntar pessoalmente, no momento em que Percy chega e ataca Dane com um soco. Merlin os deixa a sós e vai pro estábulo onde Artur e o Excalibur se reúnem em volta do cavalo do batedor morto. Sonda a mente do animal e consegue descobrir a localização do covil. Sábia diz que talvez, examinando a caverna, seja possível conseguir alguma informação importante, e resolve investigar junto de Wisdom.

Durante a briga dos dois Cavaleiros Negros, Percy diz para Dane tocar a espada e senti-la. Ele o faz e nota que está bem mais poderosa, por ser mais nova, e, por tabela, mais perigosa para quem a empunha. Então Percy revela não ser o primeiro Cavaleiro Negro.

Novo Excalibur

Nesse momento temos uma divertida cena com Pete Wisdom e Sábia durante sua busca pelo covil dos dragões em que esta levanta a possibilidade de Wisdom ser o responsável por jogar a Rainha Guinevere nos braços de Lancelot, fato que acabaria por acarretar a destruição de Camelot tempos depois. Bom, a única certeza é que viagens temporais dão dor de cabeça em Peter.

No Castelo, Percy revela que oito guerreiros empunharam a espada antes dele, e que todos enlouqueceram e precisaram ser abatidos. Após a morte do último, Artur, Merlin e Percy foram os únicos considerados nobres o suficiente para empunhá-la. Artur precisava reinar e Merlin era poderoso demais para arriscar perder o controle, então Percy foi o escolhido. Dane percebe que o motivo pelo qual Percy não o deixou usar a espada no dia anterior foi medo de que ele também fosse dominado. Nesse momento, os dragões chegam a Camelot.

Novo Excalibur

Enquanto isso, Sábia e Wisdom investigam a caverna e encontram centenas de dragões... todos mortos!

Enquanto enfrentam a invasão de dragões, Brian reforça o convite a Dane para se juntar ao Excalibur e este desconversa. Fanático fica preso na boca de um dragão, Nocturna tenta sem sucesso possuir a fera, dizendo que aquilo não se trata de um dragão. Sábia e Wisdom chegam dizendo que ela está certa.

Novo Excalibur

Sábia diz para Merlin conjurar Ervas Formosas. Ele o faz e todos os dragões caem inconscientes. Explica que após encontrarem os verdadeiros dragões daquela era destruídos, ela e Wisdom encontraram uma espaçonave. Os dragões na verdade são Makluanos, vindos do planeta de Fin Fang Foom, que naquela época chegaram à Terra e invadiram a China. Aparentemente uma das naves foi parar na Inglaterra. Como foi a Erva Formosa que fez Foom dormir na China, Sábia deduziu que o efeito seria o mesmo. O Excalibur parte atravessando o mesmo lago pelo qual chegaram, e Merlin indaga a Percy se Dane está pronto para o que o aguarda como Cavaleiro Negro. Percy diz:”Sem dúvida.”

Novo Excalibur

E assim termina esse arco que, mesmo sem grandes surpresas em sua trama central, traz revelações importantes e caminhos interessantes a serem seguidos, além de dar aos personagens carisma e personalidade, o que não acontecia com freqüência no título. Os leitores agradecem.


Leo

comments powered by Disqus