sexta-feira, 28 de março de 2008

Novos Vingadores: Traição e Resistência


New Avengers #28

Depois de sua retumbante re-estréia em Novos Vingadores 49, ficamos sabendo que a missão de resgate de Maya Lopez pelos Novos Vingadores, liderados por Luke Cage, não foi a primeira da renovada equipe. Acompanhamos, na edição 50 da revista, como eles se reuniram pela primeira vez e como tentam escapar do Japão com o Tentáculo em seus calcanhares.

Depois do resgate de Maya, os Novos Vingadores não têm para onde ir, enquanto ela ainda delira com a lavagem cerebral incompleta sofrida após sua ressurreição. Um hospital seria impensado, já que colocaria em risco a vida de todos que lá estivessem. A solução? Leva-la à casa de Kenuichio Harada, o Samurai de Prata! Harada reage negativamente, especialmente por ter ficado maneta em seu último encontro com Wolverine, fato desconhecido pelos outros membros do grupo. Ironicamente chocado por saber que a maior dor de cabeça do submundo criminoso do país era uma mulher, o Samurai se sente enganado quando vê outra pessoa com as roupas de Ronin (cuja identidade permanece um mistério para nós) e grita de raiva que acompanhou a Guerra Civil e sabe que aqueles não são os Vingadores, questionando como conseguiram sair dos EUA ilesos.

Novos Vingadores

Nesse momento temos um grande flashback que explica algumas coisas. Vemos Luke Cage tentando comprar leite para sua filha, e impedindo que a loja fosse assaltada com facilidade. O resultado? Um policial tenta prendê-lo pateticamente, o que faz o herói lamentar que ele nem se importou com o assaltante no chão. Luke sai da loja e dá de cara com uma equipe “mata-capas” da SHIELD, roubando um de seus transportes e escapando. Tudo com o humor peculiar que Bendis cede à equipe desde sua estréia.

Novos Vingadores

Em seguida, vemos que a casa do Dr. Estranho parece abandonada, aguardando a instalação de um Starbucks (rede americana de cafeterias, que se espalha como um vírus pelo país, o que já virou piada em diversas mídias). Porém, Luke entra no local abandonado, e mesmo esquecendo das palavras que deveria pronunciar, é “salvo” por Stephen Strange, que revela que o local se encontra em outra dimensão, restrita àqueles que seu dono permitir acesso. Jessica discute com Cage, insistindo que ele não tente mais fazer compras, colocando-se em risco. Ele reage dizendo que essas atividades cotidianas são importantes para mantê-lo são.

Novos Vingadores

Quando adentram a casa, vemos outros dos componentes do grupo, Homem-Aranha, Punho de Ferro e Wolverine, com este último demonstrando um apoio bem humorado a Jessica. Porém, a tensão causada pela morte do Capitão América, ainda está no ar, mas acaba interrompida quando, ao questionarem o paradeiro da Mulher Aranha, a própria Jessica Drew aparece dizendo que Ms. Marvel lhe garantiu que o Captião está vivo, como vimos em A Iniciativa.

Novos Vingadores

O ceticismo toma conta da sala, mas uma colocação decisiva da heroína estimula a missão: Mesmo desconfiando, Steve Rogers iria conferir e tentar resgatar qualquer um daquela sala. Cage decide que eles vão. Depois de um reconhecimento em sua forma astral, vendo o que parecia Rogers mantido vivo com aparelhos, Strange dá sinal verde. Retrucando o Homem-Aranha, afirmando que eles são os verdadeiros Vingadores, Cage dá a ordem, e eles invadem a Balsa.

Novos Vingadores

Porém, contra qualquer esperança, a armadilha se confirma, Jessica Drew fica literalmente boquiaberta com o golpe de Ms. Marvel, a quem considerava uma amiga, e os Novos Vingadores se vêem cercados por dezenas de agentes da SHIELD e pelos Poderosos Vingadores. A possibilidade de escapar era mínima.

Novos Vingadores

A história volta ao Japão, com o Dr. Estranho tenta restaurar a sanidade de Maya, enquanto o Samurai de Prata fica a par de tudo que aconteceu. Questionado, Harada diz que durante a Guerra Civil o submundo japonês virou de pernas para o ar, principalmente por causa da tomada do Tentáculo por Elektra, submetendo a Yakuza e todos os grandes chefões do crime. Pensando na própria integridade, o Samurai aproveita a distração dos “visitantes”, atacando e incapacitando Wolverine. Acaba rapidamente derrubado pelos outros, e só tem tempo de balbuciar reclamando do que os heróis levaram à sua casa, quando Elektra chega com seus ninjas ao local.

Novos Vingadores

A história começa em um ritmo muito bom, com o humor lá em cima, sendo necessária uma atenção muito grande aos detalhes, já que o roteirista Brian Michael Bendis nos traz muito mais do que parece nesse primeiro arco da nova formação da equipe. O nome Revolução não é à toa. Quanto ao flashback, só posso lamentar a chamada de capa da edição nacional, inexistente na edição original, e longe de ser o foco da história. Continuamos a acompanhar essas duas histórias simultâneas, para descobrirmos como os Novos Vingadores se livraram de sua versão registrada, e como escaparão do Japão.


« Jøåø »

comments powered by Disqus