sábado, 22 de março de 2008

Em Foco: Vida e Morte do Capitão América

E lá vamos nós de novo com nossas reuniões quase mensais para tomar um tópico para debate e desta vez não poderíamos escolher nenhum outro tema que não fosse a tão comentada morte do Capitão América. Após sair em inúmeras mídias e emocionar muitos leitores com as demais revistas paralelas como “The Confession”, a Morte de um Sonho é o ínicio de uma nova fase para a revista do Sentinela da Liberdade, onde será mostrado um mundo sem ele.

Em Foco: Capitão América


Assim, os editores acharam por bem falar deste grande herói do século passado, revisitando histórias que vão desde muito antes da Marvel existir até os dias de hoje. J.R.Dib, Eddie, João e Coveiro convocaram o expert em inúmeros assuntos – Diogo Luque – para falar um pouco de cada fase do Capitão América. Portanto, se você quiser saber mais sobre tudo da vida de Steve Rogers, não deixe de ver esse EM FOCO!

¤ CX ¤ diz:
O evento foi marcante! Provavelmente, foi a história que saiu dos quadrinhos e conquistou com mais voracidade as demais mídias - sejam jornais e TV. De fato, não é a primeira vez que um herói morre, na verdade torna-se usualmente comum essa parte da vida deles que nem sempre é de fato o fim. Só que de alguma maneira, a morte de Steve Rogers teve uma reação diferente aos olhos dos leitores. Talvez pelo evento da Guerra Civil que antecedeu tudo, ou pela maneira que o excelente escritor Ed Brubaker a conduziu ou quem sabe por toda simbologia que o herói representa, o fato é que essa história tornou-se marco e nós da 616 temos o dever de discutir sobre ela.

Assim, montamos esse Em Foco sobre a Morte de um Sonho em que basicamente tocaremos em três pontos - A história do Capitão América até os dias de hoje, as mudanças criadas pelo atual roteirista Ed Brubaker e sobre sua morte e as conseqüências mais diretas.


« Jøåø » diz:
Coveiro tentando falar bonito é engraçado

Diogo diz:
Ele deve se inspirar nos discursos do caps

« Jøåø » diz:
Esse "voracidade" ficou bem afrescalhado

¤ CX ¤ diz:
Deixa de papo e vamos começar. De antemão, comuniquei aos participantes para refletir um pouco sobre as fases que mais o marcaram do Capitão ao longo destes mais de 40 anos de Marvel no Brasil. vamos tentar arrumar isso de uma forma mais ou menos cronológica que toque nos principais pontos que resumem todas a sua história nas HQs.

Primeiro, vamos falar de uma época que pouco se tem conhecimento e dificilmente chegará as mãos dos leitores de hoje. A fase do Capitão, antes da Marvel, quando ele era meramente um personagem se aproveitando do sentimento anti-nazista na época que afligia os americanos e chegou a vender cerca de um milhão de revistas.

Eu não tenho conhecimento de que maneira ou sequer se essa fase chegou aqui no Brasil. Diogo, você que foi especialmente convidado para esse Em Foco para solucionar todas essas nossas dúvidas, pode falar um pouco sobre isso?


Em Foco: Capitão América



Diogo diz:
Era de Ouro? Caramba Coveiro, nem eu li isso!!!

J.R. Dib diz:
Ce não era nascido Diogo

Eddie diz:
Se Diogo não sabe, iremos pular.

Diogo diz:
Também não era nascido quando Machado de Assis escrevia, nem por isso deixei de ler. rs

¤ CX ¤ diz:
Boa, Diogo.

J.R. Dib diz:
Mas Machado de Assis é um patrimônio histórico nacional, pelo menos alguma coisa dele todo mundo tem que ler

Diogo diz:
Mas falando sério, Era de Ouro do Capitão era muito ruim. Eu simplesmente não consegui ler. Até porque os desenhos do Kirby da década de 40 eram meio assustadores.

¤ CX ¤ diz:
Mas é obvio que eu espero que ninguém tenha lido isso, só estou querendo começar dando uma boa idéia de como foi o início de tudo. Só deixar o verdadeiro mérito para Jack Kirby junto com Joe Simon que criaram o cara que esmurrou o queixo de Hitler em sua primeira capa.


Em Foco: Capitão América




J.R. Dib diz:
Existe meio que um filtro nas nossas cabeças que simplesmente faz com que as histórias do Capitão Pré-Marvel sejam meio que deixadas de lado.

Diogo diz:
Não é filtro, é bom gosto

J.R. Dib diz:
Especialmente por terem em si uma quantidade de americanismo e propaganda de Guerra quase nojentos.

« Jøåø » diz:
Mas falando sobre o tema, apesar de não ter lido essa era de ouro, não é muito difícil entender o conceito inicial do Capitão América. Ele é o soldado símbolo, um cara que mesmo fraco se sacrifica para se tornar o maior combatente do que na época era considerado a maior ameaça do mundo.

Ainda que haja controvérsias, uma vez que a entrada dos EUA na Guerra foi tardia e acelerada pelo ataque a Pearl Harbor. Além, é claro, do Capitão ter toda essa breguice de símbolo da liberdade, blá, blá, blá, que na verdade promovia os EUA como polícia do mundo.

Ele surge como uma plataforma cultural de um projeto político. Ele representa a postura que o governo dos EUA assumia.

J.R. Dib diz:
É isso aí, Jão.

Eddie diz:
Era o Capitão esmurrando Hitler na Marvel e o Superman pedindo para esmurrarem japas na DC. Propaganda pró-americana na veia.

Diogo diz:
Ah, o país estava em guerra. Francamente, se eu fosse adolescente naquela época, acho que adoraria ver um cara com a bandeira americana esmurrando o Hitler. E olha que eles nem conheciam os Campos na época.

« Jøåø » diz:
Não estou malhando nem nada. Não vem ao caso. Mas é inegável esse papel. Basta olhar a indumentária, os discursos, os inimigos, etc.


Em Foco: Capitão América




J.R. Dib diz:
É a Propaganda de Guerra, tudo isso para ajudar a levar mais e mais jovens a se alistar.

« Jøåø » diz:
Não só estimular alistamento, mas sim como um dos vários suportes à política externa americana.

¤ CX ¤ diz:
Eu estava no Brasil anos depois da Guerra e ainda assim - nao lembro direito como - me vi vestido com uma bandeira americana rs

« Jøåø » diz:
Ué, cara, depois da Segunda Guerra vem a Guerra Fria. A propaganda só aumenta. E não desapareceu por completo. O Caveira Vermelha atualmente usa o corpo de um antigo general soviético.

J.R. Dib diz:
Claro, Jão, mas naquela época o Capitão era uma propaganda a mais para ajudar o alistamento. Coveiro, a editora original do Capitão era ligada ao exército?

« Jøåø » diz:
Claro, JR. Só disse que ia além disso. Mas não excluí esse aspecto.

Diogo diz:
Era a Timely Comics. Não era não, até onde eu sei.

¤ CX ¤ diz:
Não era, não, como disse o Diogo. Mas pelo que sei, o Capitão acabou sendo usado como simbolo em algumas revistas com a Time até da epoca.

J.R. Dib diz:
Após isso, quando ele volta com a Marvel é claro que ele serve de exemplo do American Way.

« Jøåø » diz:
Ele não foi usado como símbolo. Ele NASCEU como um símbolo.

Diogo diz:
Tanto aumenta que o Caps dos anos 50 combatia o comunismo e o Caveira Vermelha dessa época era comunista. A luta contra o nazismo não vendia tão bem no pós-guerra como contra o comunismo.

Eddie diz:
Um dos problemas de aceitação do Capitão acaba sendo justamente esse. Quando os EUA era o "herói" ficava bacana um cara vestindo a bandeira, mas agora que o país é "vilão", o pessoal torce o nariz.

« Jøåø » diz:
Na verdade, a Segunda Guerra interrompeu o anti-comunismo. Tanto que até hoje nas revistas parece que Hitler caiu por causa do Capitão e do exército americano, quando quem entrou em Berlim antes foram os soviéticos.

Interrompeu no sentido de que acabou virando um inimigo de fato. Mais do que político.

E Ed, essa idéia de país vilão e herói é relativa quando falamos de um país. Não há vilão e mocinho em Guerra. Lutar contra os nazistas não faz de ninguém santo. Só faz dele "menos" fdp.

Eddie diz:
Por isso coloquei entre aspas.

Diogo diz:
Na verdade, a revista mostra os exércitos soviéticos chegando ao mesmo tempo que os heróis americanos saltavam de pára-quedas.

J.R. Dib diz:
Que revista Diogo?

« Jøåø » diz:
Está vendo? Isso acaba absorvido como verdade. Por isso eu digo que ele surge como um instrumento de consolidação de um projeto político. Não falo isso malhando, mas constatando algo que nem é obscuro, mas explícito.

Diogo diz:
Uma revista que mostra a chegada do Caps em Berlim, quando ele encontra o Caveira, que entra em animação suspensa. O Caveira entra em animação suspensa devido a uma liberação de gases experimentais no bunker onde ele se encontrava na noite que Berlim caiu.


Em Foco: Capitão América





« Jøåø » diz:
Não façamos disso um discurso anti-americano porque aí inverteríamos a moeda.

¤ CX ¤ diz:
Então, vamos voltar para as histórias...

Antes de seguir para muito adiante, vamos voltar um pouco e falar do pequeno universo da Timely nessa época de ouro. Afinal, nem todos que achamos que faziam parte dos Invasores, eram de fato desenhados e roteirizados naquele tempo...

Em Foco: Capitão América


« Jøåø » diz:
Coveiro, complicado falar de algo que não lemos, cara.

Eddie diz:
É verdade, Jão, eu tô mais perdido que Matt Murdock em show de heavy metal.

¤ CX ¤ diz:
João, o Em Foco é sobre o capitão, as pessoas vão ler ele para descobrir mais sobre o que não sabem ...

Eddie diz:
Mas se a gente também não sabe...

« Jøåø » diz:
Ok, então vou ficar quieto porque não li nada dessa época...

¤ CX ¤ diz:
Vou chegar lá na época que todos sabem, e foi por isso que chamei o Diogo, pra dar a introdução

J.R. Dib diz:
Mas isso é fato, houve um Retcon na época em que os Invasores foram criados.

Diogo diz:
Invasores é um conceito dos ano 70, lançado pelo Roy Thomas, se bem me lembro. O que havia nos anos 40 era o All Winners Squad.

¤ CX ¤ diz:
E quais personagens foram criados e quais originalmente existiam?

J.R. Dib diz:
E que não tinha nenhum dos personagens dos Invasores exceto acho que o Tocha Humana nesse All Winners, né, Diogo?

¤ CX ¤ diz:
Sei que o Namor, tirando pelas primeiras histórias do Quarteto, já estava lá. Só não sei se de fato lutou lado a lado com o Capitão na Guerra. Não sei sequer se existia essa idéia de um universo integrado entre os gibis da Timely.

Diogo diz:
O conceito e a palavra Invasores é dos anos 70, se bem me lembro. Os personagens: Caps, Namor, Tocha, Centelha, Spitfire, Blazing Skull, Miss América, Namora, já existiam.

Eddie diz:
Phil Sheldon disse que o Namor lutou ao lado do Capitão.

¤ CX ¤ diz:
Quem?

Eddie diz:
Phil Sheldon, o fotojornalista de Marvels.

¤ CX ¤ diz:
auHAUhauHAUahuAH...

J.R. Dib diz:
E você acreditou nele?

Eddie diz:
Bem, ao contrário de mim, Phil Sheldon já era nascido nessa época e viu tudo.
É verdade, o Sheldon perdeu o olho em uma luta dos dois.

Em Foco: Capitão América

Diogo diz:
Lutaram juntos. sim. O Caps quando voltou do gelo, na década de 60, já se referia ao Namor como aliado de batalhas. E a Timely tinha alguma integração. Pelo menos o Namor e o Tocha viviam saindo na porrada.

¤ CX ¤ diz:
Isso é verdade! E já podemos adiantar um pouco a história do Capitão para essa cena que o Diogo citou, que se encontra publicada atualmente na Maiores Classicos dos Vingadores 1. É nela que podemos encontrar o surgimento do Capitão após ser encontrado no gelo no final da terceira edição dos "Mighty Avengers".

¤ CX ¤ diz:
Estou pulando diretamente pra ela, porque parte do que aconteceu nesse meio tempo entre o "congelamento" do Capitão e o seu ressurgimento remete a outros capitães que não eram o Rogers.

Diogo diz:
O Capitão surgiu em Avengers #04.

Em Foco: Capitão América

« Jøåø » diz:
Bela pesquisa, Coveiro
Hahahaha

¤ CX ¤ diz:
Não pesquisei,estou tirando pelo que li do encadernado. Erro meu...

Em Foco: Capitão América

Diogo diz:
Deixa eu meter meu bedelho rapidamente nesse intervalo de tempo.

¤ CX ¤ diz:
Quer falar dos outros capitães? Manda ver...

Diogo diz:
A Marvel estava em dúvida se trazia ou não o Caps de volta para a década de 60, afinal o Steve (e os outros) ficaram lá atrás nos anos 40 e 50. Publicaram uma história em que o Tocha Humana (Storm) confrontava o Capitão (Johnny tinha metade da revista Strange Tales em aventuras solo). E fizeram a história, apenas para mostrar que o cara era um impostor fantasiado de Caps.

E terminaram a revista mais ou menos assim: "Sentiram saudades do CA? Então mandem uma carta para nós, dizendo se querem ou não revê-lo!" Meses depois ele reestréia nas páginas dos Vingadores.

J.R. Dib diz:
Medo desses desenhos antigos

Eddie diz:
A versão Sérgio Aragones dessa cena é muito mais divertida...hahhahhahha

Diogo diz:
hahahaha

J.R. Dib diz:
huauhauhha, realmente

¤ CX ¤ diz:
Bom, outro detalhe já que o Diogo quis resgatar um pouco dessa fase de "interlúdio" entre Steve Rogers, é que foi nesse interim que um outro assumiu o manto e teve como seu "Bucky" o Jack Monroe que mais tarde viria a ser tornar o Nômade e um dos personagens chaves da história atual regida pelo Brubaker.

Eddie diz:
Toda vez que falam no Nômade eu lembro do bebê mascarado.

¤ CX ¤ diz:
E daí eu me lembro que a Superaventuras Marvel era a melhor revista de todos os tempos.

J.R. Dib diz:
A Bucky!

« Jøåø » diz:
O Monroe foi o que o Bucky assassinou nessa fase do Brubaker, certo?

J.R. Dib diz:
Foi

Diogo diz:
Na verdade, 3 outros assumiram nesse meio tempo: Um herói que era conhecido como Espírito de 76, o Superpatriota e um professor universitário que, de tão fanático, fez cirurgia plástica para ficar com a cara do Steve e depois ficou louco, por ter tomado o soro do Supersoldado sem os raios Vita. Esse último que adotou o Jack Monroe como Bucky (que também ficou maluco na época).

« Jøåø » diz:
História sensacional, diga-se de passagem.


Em Foco: Capitão América




¤ CX ¤ diz:
E o Capitão América Negro entraria aí como um retcon.

« Jøåø » diz:
Ele viria antes do Steve.

Diogo diz:
Esse precedeu Steve Rogers.

¤ CX ¤ diz:
É. Exatamente.

Eddie diz:
Verdade

J.R. Dib diz:
O avô do Patriota

« Jøåø » diz:
Ele teria servido como cobaia de versões experimentais do soro do supersoldado, confere?

J.R. Dib diz:
confere

Em Foco: Capitão América

Diogo diz:
Que eu me lembre sim. Isso foi publicado na mini "Truth - Red, White & Black".

J.R. Dib diz:
É UMA ENCICLOPÉDIA MARVEL!!!

¤ CX ¤ diz:
Bom, então, como o Diogo bem ilustrou, mesmo com personagens novos criados pelo tio Stan, os leitores também se interessavam em resgatar aqueles de 20 anos atrás como o Namor e... Capitão América. Inicialmente, ele surge nas páginas dos Vingadores, onde o sr. Lee inseriu um pequeno drama no personagem, martirizado por deixar seu jovem parceiro morrer na época e não querer repetir o mesmo erro com Rick Jones.

Não demorou muito pra ele ter histórias solos - ou quase isso - na revista Tales of Suspense, com quem dividia o espaço com o Homem de Ferro. É mais ou menos o que vemos na nossa versão nacional do Capitão Zero.

Aqui foi publicado em preto e branco, como vocês devem ter visto na Especial 40 anos da Marvel.

Não sei se lá era originalmente assim.

Em Foco: Capitão América

Diogo diz:
E, diga-se de passagem, esse drama repercutiu na vida do Caps ao longo de anos e anos e anos e anos... Esse drama dele por causa do Bucky, juntamente com o lenga-lenga com a Sharon Carter foram talvez as marcas da fase Stan Lee no título do Caps.

Eddie diz:
A Sharon é antiga assim??

Diogo diz:
Tales of Suspense 75 ou 76 é a primeira aparição dela, agora não lembro exatamente. Era só conhecida como Agente 13 na época.

Eddie diz:
E desde então eles estão nessa??

« Jøåø » diz:
Mas vendo essa informação do Diogo é como a gente vê que o Brubaker conseguiu resgatar diversos elementos do Capitão, atualizá-los e transformar a revista dele em uma das melhores da atualidade.

Eddie diz:
Isso que eu chamo de casal enrolado.

« Jøåø » diz:
Mas isso é ressaltado por ela quando estava se consultando com o Faustus (sem saber que era ele). Que eles tiveram algo anos atrás, e que agora voltaram. E isso vai ficando claro ao longo da série.

¤ CX ¤ diz:
A Sharon é bem antiga sim, não sei o quanto. Mas ela já existia naquelas histórias iniciais do Sargento Fury se não estou enganado...

Diogo diz:
Não, porque as histórias do Sgt. Fury se passam na segunda Guerra. Ela ainda era pirralha.

J.R. Dib diz:
beeeemm pirralha, tipo no saco do pai dela

Diogo diz:
Cara, na verdade nem é. a idade da Sharon Carter é um problema sério da Marvel que eles não comentam

« Jøåø » diz:
Ela pode ser um MVA! \o/

Diogo diz:
O Caps pegou a irmã mais velha dela, a Peggy Carter durante a Guerra. A Sharon era nascida, porém criança no pós Guerra imediato.

¤ CX ¤ diz:
Mas eles tiveram mesmo algo tempos atrás ao longo de toda a história do capitão... até a fase Waid mesmo que é só um pouco anterior ao Brubaker.

J.R. Dib diz:
É q o tempo da Marvel é para nós que nem nós para os cães! Tirando a época em que ela foi dada como morta né?!

Eddie diz:
Essa eu li \o/
O Waid que a trouxe de volta.

Diogo diz:
Eles iam e vinham até os anos 70, quando a Sharon foi dada como morta. E o Waid que a "ressuscitou".

Em Foco: Capitão América

J.R. Dib diz:
Na década de 90! Ele teve os anos 80 pra namorar a Cascavel e aquela estudante de direito


Diogo diz:
Primeiro a estudante de direito, a Bernie Rosenthal, que ela vizinha dele e eles quase se casaram. Depois surgiu a cascavel.

« Jøåø » diz:
O importante é que se formos comparar as idades, o Capitão é velhinho tarado.

J.R. Dib diz:
Oitenta e cinco anos! Conforme ele mesmo diz em Guerra Civil

Eddie diz:
hahhahhahhahhahha....velhinho tarado foi ótimo.

¤ CX ¤ diz:
E Diogo, se não me engano foi através do Fury que a Sharon conheceu o Steve. Nao sei se ele era sargento, mas não era coronel na época... ou era?

Diogo diz:
Sim, a Sharon era agente da Shield, da qual o Fury era Coronel. Ele foi sargento dos Howlling Commandos, na Segunda Guerra.

¤ CX ¤ diz:
Ta fiz confusão com a patente. Mas ele se vestia bem mais desleixado que um coronel naquela época. E não tinha o cabelo grisalho, acho

« Jøåø » diz:
A Sharon é a Dercy Gonçalves da Marvel.

Eddie diz:
Dercy da Marvel é a tia May

« Jøåø » diz:
Ah, é.
A Sharon é a Hebe.

Diogo diz:
Cara, sem brincadeira. Pelo certo, a Sharon tem de ter uns 60 anos. E a irmã dela, que ainda bem que não aparece faz tempo, mais de 80.

« Jøåø » diz:
Botox da SHIELD é sinistrão.

J.R. Dib diz:
Pois é... para a Spitfire eles deram um jeito de explicar como ela ficou mais nova em uma das aventuras dos Invasores que foi desenhada pelo Byrne

Diogo diz:
Dois personagens da Marvel que deviam estar no asilo: Sharon Carter e Dum Dum Dungan.

« Jøåø » diz:
O Dugan é mais absurdo ainda. hahahah
Porque nem cabelos brancos o homem tem.

J.R. Dib diz:
Dungam deve ter uns 150 anos de idade, ele e o Fury

« Jøåø » diz:
Aquele comandante porra-loca de Nova Onda é uma clara zoação do Ellis ao Fury e ao Dugan.

¤ CX ¤ diz:
Deviam ter dado um soro da fórmula infinita pra eles também

J.R. Dib diz:
Totalmente

Diogo diz:
Até aí, ele pode pintar. Mas porra, ele LUTOU na segunda guerra e de vez em quando entra numa missão da SHIELD

« Jøåø » diz:
É líder de operações. Hahahaha

¤ CX ¤ diz:
Bom, então depois de Vingadores e de dividir espaço em Tales of Suspense. A Marvel finalmente investiu numa revista do Capitão. E nela, fora os citados acimas, vemos o surgimento de outro personagem coadjuvante importante na vida de Rogers - Sam Wilson - seu primeiro parceiro de fato.

Em Foco: Capitão América

J.R. Dib diz:
Grande Falcão, ele tinha uma roupa ridícula.

« Jøåø » diz:
Falcão!! Ancestral do Ed!

J.R. Dib diz:
Uhahuauhahua

Eddie diz:
Prefiro ser parente do Anjo, muito mais grana.

¤ CX ¤ diz:
Ed se inspirou no casal pra criar o Capitão Pomba!

Eddie diz:
Que casal, Coveiro?

Diogo diz:
Esse foi o acontecimento mais importante na vida do Caps nessa época sem dúvida. Até eu ler, não sabia como ele foi importante. A revista se chamou "Captain America & Falcon" por quase 10 anos.

« Jøåø » diz:
Mas falando sério, esse é o parceiro do Capitão que mais esteve presente no que já li.
Até A Queda era esse o título, não?

Diogo diz:
Ele foi o mais presente. O Rick, apesar de ser tão falado, não deve ter ficado nem 6 meses com ele.

Se não me engano, esse título foi do número 137 até 225, mais ou menos. Na época da Queda, lançaram uma revista com esse título, além da já existente do Capitão.

Eddie diz:
Bem ruinzinha, por sinal.

J.R. Dib diz:
UMA ENCICLOPÉDIA!! Já falei isso?

¤ CX ¤ diz:
O Rick se considerava parceiro, mas nunca foi de fato. E a revista só passou a ser chamada assim por volta dos anos 70. O mérito de Sam é de fato inegável e é considerado o primeiro personagem negro de destaque em uma Comics americana.

J.R. Dib diz:
Isso me lembra um certo episódio de Frango Robô

¤ CX ¤ diz:
Por sinal, uma dúvida que eu tenho. De que origem vem o poder do Sam de falar com o seu falcãozinho que agora me fugiu o nome....

Diogo diz:
1969 oi quando eles se conheceram. Legal é descobrir depois que a parceria deles foi armação do Caveira Vermelha e que Falcão era um criminoso até virar parceiro do Caps.

E o nome do falcão é Red Wing, ou Asa Vermelha. Foi o Caveira Vermelha quem lhe deu esse poder, com o Cubo Cósmico.

J.R. Dib diz:
Essa eu não sabia


Em Foco: Capitão América




Eddie diz:
O Caveira usou o Cubo e deu para o Sam o incrível poder de...falar com os pássaros. É isso?

J.R. Dib diz:
É muita sacanagem isso!!!

Diogo diz:
O Falcão, não sei se vocês sabem, é esquizofrênico, tem dupla personalidade.

J.R. Dib diz:
Sério? Com alguma delas ele fala com Pombas?

Diogo diz:
Uma do Falcão, herói e assistente social e amante dos pássaros, e outra do Snap Wilson, gângster poderoso de LA.

Eddie diz:
Putzgrila

Diogo diz:
O Snap surgiu como um mecanismo de defesa após o assassinato dos pais. E num vôo transportando drogas para o Rio de Janeiro, o avião do Snap caiu no mar, e o Falcão foi parar na ilha dos Exilados (criminosos de guerra, ex-aliados do Caveira).

¤ CX ¤ diz:
A piada da esquizofrenia e o poder de falar com pombas foi podre...rs

J.R. Dib diz:
To embasbacado.

Eddie diz:
Eu também, o cara usa o Cubo Cósmico para dar o poder de falar com os pássaros? Caracas, ao menos podia dar o poder de voar, né?!

Diogo diz:
Nessa mesma ilha, o Caveira, com o poder do cubo, exilou o Steve, mas antes trocou de corpo com ele. Os Exilados queriam assassinar o Caveira, então ele fez isso para que assassinassem o Steve no lugar. Enquanto isso, o Caveira aprontava na América com o corpo do Caps. Além disso, o Caveira aproximou o Steve e o Sam e fez emergir a personalidade boa, como parte de um esquema a longo prazo.

Anos depois ele traria a personalidade Snap, para que o Falcão assassinasse o Steve.E deu o poder de se comunicar com o Red Wing.

Em Foco: Capitão América

J.R. Dib diz:
Nossa senhora, quem escreveu essa pataquada toda?

« Jøåø » diz:
Por isso que eu digo que só gosto mesmo da fase atual. hahahahaha
E nem falamos do Capitão de Armadura!

Eddie diz:
Jeph Loeb já escrevia?

Diogo diz:
Stan Lee e Steve Englehart. Na verdade, o retcon é do Englehart.

J.R. Dib diz:
Deus me Livre, o Stan também tinha as suas.

¤ CX ¤ diz:
Ele sempre foi meio viajadinho mesmo

Eddie diz:
Stan Lee só manda bem em Homem-Aranha pelo jeito....rsrrsrrs

¤ CX ¤ diz:
O quarteto dele era excelente

Eddie diz:
"Ele sempre foi meio viajadinho", juro que entendi outra coisa....hahhahhahha

« Jøåø » diz:
hahahahahahaaha

¤ CX ¤ diz:
João baixando no Eddie?

J.R. Dib diz:
uhauhauhauhauh

Diogo diz:
Cara, foi o Englehart quem escreveu uma das histórias mais famosas do Caps. Quando o Número 1 do Império Secreto se suicidou n frente dele e ele perdeu a fé na América, abrindo mão da identidade de Capitão América, virando o Nômade.

Em Foco: Capitão América

Eddie diz:
É a versão que vai para os Vingadores Eternamente

¤ CX ¤ diz:
Bem lembrado, Eddie

Diogo diz:
A superforte, inclusive.

J.R. Dib diz:
Essa sim foi uma saga muito fodástica!

Eddie diz:
Ele perde a fé não porque o Número 1 se matou, mas porque ele era um político norte-americano.

Diogo diz:
Era um senador.

¤ CX ¤ diz:
É... esses são mais ou menos os marcos dos anos 70 pro Capitão - Falcão, Cubo Cósmico, encontro com sua versão falsa dos anos 50 e com o Jack Monroe, Uniforme do Nômade, suposta morte da Sharon... esqueci algo mais?

Em Foco: Capitão América

J.R. Dib diz:
O Capitão com o Demo
Época Trash total!

Diogo diz:
Ah, sobre a versão falsa. Lutaram contra o Capitão e o Falcão. Só comentando que os caras, além de loucos, eram uns racistas. Só se referiam ao Falcão como raça inferior.

¤ CX ¤ diz:
Que ironia, então...

Eddie diz:
Tem uma "O que aconteceria se...?" com esse cara. Comprei uns tempos atrás.

Diogo diz:
E em 1976, bicentenário da Independência americana, foi quando saiu a revista número 200 do Caps. Quem escrevia e desenhava era o Jack kirby. Foi ele quem criou o Arnim Zola.

¤ CX ¤ diz:
Seguindo pra década de 80, temos dois nomes de peso. Um é o queridinho da Panini, John Byrne que foi responsável por transformar o Jack Monroe em parceiro do Capitão por um tempo e também criar um romance entre ele e a Cascavel, como citou o Diogo lá em cima

Diogo diz:
Coveiro, vc tem certeza que pesquisou isso?

¤ CX ¤ diz:
Não foi desta época?

Diogo diz:
John Byrne não fez nada disso.

J.R. Dib diz:
Acho que não foi o Byrne que fez isso

Eddie diz:
Caneladaaaaa (by Jovem Nerd)

¤ CX ¤ diz:
Me corrija então... Nada disso eu li, mesmo.

J.R. Dib diz:
Se quiserem que eu vá ver isso na coleção eu volto em 4 min! Se bem que tem o Diogo...


Eddie diz:
O Diogo fala, tá na mente.

« Jøåø » diz:
Hahahahahahaha Coveiro foi pesquisar no wikipedia e se lascou!

Diogo diz:
O Roger Sterns e o Byrne ficaram célebres nos anos 80. Introduziram a Bernie Rosenthal, transformaram Steve num artista e o fizeram cogitar a candidatura à presidência americana.

Em Foco: Capitão América

¤ CX ¤ diz:
Ah sim, esse é o material que vai ter no Maiores Clássicos do Capitão América a ser lançado ainda pela Panini. É o material que inclusive está no Almanaque do Capitão América que ganhei de presente de Natal.

Diogo diz:
Depois veio JM de Matteis e Mike Zeck, também célebres na revista do Caps. O de Matteis levava a sério o título de "Sentinela da Liberdade", dados os discursos do Capitão na época. Foi ele quem "matou" o Caveira Vermelha de velhice e introduziu a filha dele, ainda Madre Superiora na época.

J.R. Dib diz:
Eu não, não vou falar nada enquanto o Diogo estiver aqui. Um deslize e lá vem ele voando na canela

Diogo diz:
Depois, em 85, veio a era Mark Gruenwald. Ele separou Bernie e Caps, introduzindo a Cascavel, pôs o Caps na estrada, com a Linha Direta dele e tornou John Walker o novo Capitão. Daí em diante, acho que todos conhecem.

Ah, e o Gruenwald quem transformou o Steve como sendo desenhista das histórias do Capitão América, publicadas pela Marvel Comics.

Em Foco: Capitão América

J.R. Dib diz:
A fase da Tempestade Galática foi escrita por quem Diogo?

Diogo diz:
Mark Gruenwald. Ele ficou 10 anos na revista. É da autoria dele, tb, o Caps de armadura.

Eddie diz:
Essa saiu no Vídeo Show.

« Jøåø » diz:
Maldito Capitão de armadura!

Diogo diz:
hahaha

Eddie diz:
Era legal, João. Tinha controle remoto no escudo.

J.R. Dib diz:
Boa fase, foi feita pra mostrar que ele não pode usar armadura e que o Gruenwald tinha que pedir pra sair!

¤ CX ¤ diz:
Essa fase tosca saiu na época das Marvel 2000 e alguma coisa por aqui

« Jøåø » diz:
Sério. Aquilo me traumatizou. Eu olhei e pensei "Que merda fizeram com o Capitão América???"

Eddie diz:
Marvel 97 ainda

J.R. Dib diz:
Marvel 98

« Jøåø » diz:
Por aí.

Em Foco: Capitão América

Eddie diz:
97, a 98 começou a fase Waid

J.R. Dib diz:
Marvel 2000 saiu Deadpool

Diogo diz:
Gruenwald fez pior que colocá-lo na armadura. Vestiu o Caps e o Paladino de mulher, num brilhante plano da Supéria de esterelizar todas as mulheres do mundo.

J.R. Dib diz:
uhauhauhauha
Nossa, eu lembro disso
Ai que tristeza.

¤ CX ¤ diz:
Bom, anos 90 têm como único nome merecedor o Mark Waid. Por sinal, provavelmente foi ele quem mais fez pesar para que a iniciativa de reconstruir o universo Marvel com Herois Renascem desandasse. Bem, ele e os roteiros toscos do Loeb.

J.R. Dib diz:
Deixa o Loeb em paz, ele não sabia o que estava fazendo naquela época!

Eddie diz:
E agora sabe?

J.R. Dib diz:
Não

Diogo diz:
Era o Loeb que roteirizava o Caps em Heróis Renascem? Achei que fosse o Liefeld.

¤ CX ¤ diz:
Loeb pegou parte daquilo lá

« Jøåø » diz:
Aliás, paralelo à história do Capitão na Marvel há os Vingadores. Alguém aqui entende porque só agora eles ganharam uma revista própria? Porque antigamente havia Capitão América e Hulk da Abril. Mas nunca Vingadores.

J.R. Dib diz:
A última notícia que temos do pobre Loeb é que ele estava correndo nu pelo deserto de Nevada gritando: Realidade Alternativa, Realidade Alternativa!!

¤ CX ¤ diz:
Na fase do Waid, temos a conspiração Skrull, a volta da Carter como parceira, o Capitão perdendo seu escudo em alto mar...

Eddie diz:
Pô, você tá pulando o melhor da fase Waid. Operação Renascer e Homem sem Pátria.

Diogo diz:
Você está falando da parte ruim do Waid. Fale de Caps e Caveira se aliando e do Caps exilado dos EUA. Essa é a fase boa. O câncer de vibranium eu dispenso. É páreo duro com a armadura do capitão.

Em Foco: Capitão América

¤ CX ¤ diz:
Então, complementem...

J.R. Dib diz:
Qual que é aquela saga que o Coveiro pega o Cubo Cósmico, mas é enganado por aquele besta do futuro?

Michael nao sei o que...

Diogo diz:
Coveiro ou Caveira?

¤ CX ¤ diz:
Eu nao peguei porra nenhuma

J.R. Dib diz:
Caveira! Errei!!

« Jøåø » diz:
uauhauhaa

Diogo diz:
E era Michael Korvac!

J.R. Dib diz:
Isso
Saiu em um especial do Capitão que tem o Caveira na capa.

Eddie diz:
O Capitão morre no final da fase do Gruenwald, só que os Vingadores acham a armadura vazia. Aí descobrimos que ele foi levado pela Sharon e foi feita uma transfusão de sangue com o Caveira Vermelha.

Os três então vão destruir o Cubo Cósmico que abriga a mente de Hitler.

« Jøåø » diz:
Que nessa época usava um corpo clonado do Rogers.
O Caveira, eu digo.

Diogo diz:
Todo mundo quer o corpo do Rogers: O Arnim Zola já tentou pôr a mente do Hitler lá dentro, o Caveira clonou, o Beyonder copiou e o Caps dos anos 50 fez uma plástica para ficar igual.

« Jøåø » diz:
O Beyonder era o Steve de cabelo preto. hahahaha

¤ CX ¤ diz:
Eddie, você que falou que só resumiria a fase Waid, então fale aí.

Eddie diz:
Finalmente....\o/

Bem, o Caveira salva o Rogers e o deixa em divida. Os três então partem para destruir o Cubo com a mente de Hitler. Esse Cubo iria recriar o mundo como se os nazistas tivessem vencido a 2ª Guerra. O Caveira, é claro, queria se apossar do Cubo e destruir o Capitão, mas acaba sendo derrotado.

O problema é que soldados americanos viram o Capitão lutando ao lado do Caveira e isso, mais uma arma criada por Mecanus, fazem o presidente acusar o Steve de traição e ele é exilado.

Essa arma era um segredo confidencial e desconfiam que Steve deu os planos da arma em troca de cura. Nessa fase, o uniforme dele é sem estrelas e listras e ele vai com Sharon para a Moldávia, para deter Mecanus e provar sua inocência. História muito boa.

Aí veio Heróis Renascem.

« Jøåø » diz:
Essa parte a gente pula.
Capeitão América ninguém merece.

Diogo diz:
E o escudo é energético.

Eddie diz:
Ah é, verdade.
Depois Waid e Ron Garney, o desenhista, voltam. Mas não é tão bacana.

J.R. Dib diz:
Porque teve o câncer de Vibranium

Diogo diz:
Nossa, que horror.

Eddie diz:
Não, JR. Ele usou escudo energético duas vezes. Como Homem sem Pátria e no Câncer de Vibranium.

J.R. Dib diz:
Bem, que seja, ele usou o escudo energético na época do Câncer de Vibranium

¤ CX ¤ diz:
Eu até que gostei. Não foi tão ruim assim. E o Ron tinha outro estilo... que acho até melhor do que ele anda fazendo atualmente

Diogo diz:
Só curti a conspiração skrull
Depois disso só tem mais uma fase importante pré-Brubaker, até pelo marketing, com renumeração e tudo da revista: o arco do John Ney Rieber e John Cassaday.

Em Foco: Capitão América

¤ CX ¤ diz:
Pois é. Acabada a fase Waid, pouca coisa foi significativa até que aconteceu a Queda. Esse foi de fato o marco para as mudanças de nível não só nas histórias do Capitão, mas também do Homem de Ferro e Vingadores. Foi aí que começa a elogiada fase Brubaker, justamente contando o que ocorreu com o Capitão América nesse meio tempo entre "A Queda" e "Guerra Secreta"

« Jøåø » diz:
Só uma palavra: Sensacional.

Eddie diz:
Mega-boga

J.R. Dib diz:
Com certeza um renascimento

« Jøåø » diz:
Não tem muito o que falar. O Brubaker conseguiu emaranhar uma trama tão complexa e tão coesa que espanta. E melhor, retomando elementos da mitologia do Capitão. Não inventou moda com NADA.

Até a volta do Bucky, que tinha tudo para dar errado, foi (e está sendo) feita de uma forma muito interessante.

Em Foco: Capitão América

Eddie diz:
João falou tudo.

J.R. Dib diz:
Concordo

¤ CX ¤ diz:
Acho que o mais marcante de toda fase Brubaker é todo o clima obscuro e pouco fantasioso deixado nas histórias. Parte disso se deve ao Epting e ao Perkins. Em nenhum outro momento, houve tanto realismo numa história do Capitão... foi tudo muito humano.

O Epting, para quem conhecia o trabalho dele antes,parece outro desenhista...

« Jøåø » diz:
Mas com certeza a arte dá um clima perfeito às histórias. Passa uma atmosfera de mistério que combina bem com toda a trama, porque desde o início não dá para precisar quais são os planos do Caveira. E ele praticamente esfrega na nossa cara, mas só sacamos tarde demais.

Eddie diz:
O melhor da fase Brubaker foi revelar o Caveira Vermelha como maior vilão da Marvel.

« Jøåø » diz:
Não sei se é o maior, mas é o mais filho da puta.
Porque a morte do Steve pelas mãos da Sharon foi a coisa mais irônica do mundo.

Eddie diz:
Ah, é o maior. Vilão que vence só pode ser o maior.

J.R. Dib diz:
E é o que ele sempre foi. Muitos escritores da Marvel sempre citaram ele como o mal encarnado. Nenhum vilão conseguiu fazer ou tentar fazer as atrocidades que o Caveira fez ou tentou!

Diogo diz:
O melhor da fase Brubaker foi alguém dar um tiro no Capitão américa, ao invés de colocá-lo numa armadilha mortal e passar horas revelando seus planos.

¤ CX ¤ diz:
Ele , de fato, só foi bem sucedido até agora. E sem grandes poderes desta vez... nada de cubo cósmico...

Eddie diz:
Dr.Destino o caramba, que manda nessa droga é o Caveira.

J.R. Dib diz:
Dr. Destino não amarra nem as botas do Caveira

¤ CX ¤ diz:
Sim, sim... mas o Destino parece tramar algo com ele...

« Jøåø » diz:
Uma coisa ainda me deixa com a pulga atrás da orelha. Em um dos tie-ins de Guerra Civil, o Caveira troca uns favores com o Destino. Mas até agora não sabemos o que era.

Eddie diz:
Trabalha para ele, isso sim.

Em Foco: Capitão América

Diogo diz:
E o uso do Dr. Faustus para manipular a Sharon foi sacada de mestre. Ele, historicamente, usou a Sharon para ferrar com o Steve, em pelo menos umas duas situações.

« Jøåø » diz:
Quero saber ainda qual é a participação do Zola nisso tudo. Porque ele é engenheiro genético.

Eddie diz:
Clonar o Steve.

« Jøåø » diz:
Pensei nisso, Ed.
Cara, o Brubaker fez do Ossos Cruzados um vilão maneiro. All Hail Brubaker.

¤ CX ¤ diz:
Isso já aconteceu

« Jøåø » diz:
Sim. Se fizeram uma vez, fazem duas.

J.R. Dib diz:
To até vendo o Steve retornando caso as vendas da revista dele comecem a diminuir

« Jøåø » diz:
JR, ela está entre as mais vendidas se não me engano. A qualidade não caiu.

Aliás, é aquela coisa. o Capitão pode ficar, sei lá, 3, 4 anos morto. Mas a gente sabe que vão arranjar uma forma dele voltar.

Eddie diz:
Ah, não acredito nisso não, João! Acho que agora é para sempre.


Diogo diz:
Qual foi o tie-in do Destino com o Caveira, que fugiu da minha memória?

¤ CX ¤ diz:
Foi o segundo da Guerra Civil, não?
Pra mim, foi o 23.

« Jøåø » diz:
Isso, na 23.

« Jøåø » diz:
Fazendo meu mershan: http://www.marvel616.com/2008/01/capito-amrica-nas-entrelinhas-da-guerra.html

¤ CX ¤ diz:
Bem, então, já que chegamos ao verdadeiro clímax de nosso Em Foco. A morte do Capitão América em si, destacada como uma das mais chocantes de todos os tempos.

¤ CX ¤ diz:
O que diferenciou ela das demais mortes dos outros heróis?

Em Foco: Capitão América

J.R. Dib diz:
ELE MORREU???????????????
ROLANDO LERO MODE ON!!

Eddie diz:
hahahhahha
Rindo muito do Rolando Lero.

Diogo diz:
Está durando

« Jøåø » diz:
Sim. (cuidado com os spoilers, Diogo)

¤ CX ¤ diz:
Já houve mortes mais duradouras, Diogo. rs

J.R. Dib diz:
A do Bucky durou algumas décadas! Bucky e Tio Ben eram os eternos, agora só o Ben.

Diogo diz:
Ou, como diria o Newsarama "Captain America is still dead..."

« Jøåø » diz:
Acho que o grande impacto se deve à forma como foi planejada e executada, além de ter rolado logo depois dele se entregar ao fim de Guerra Civil.

Acho que para quem não ficou feliz com a vitória dos registrados, ver o Capitão Morrer foi uma tapa na cara.

¤ CX ¤ diz:
Pra mim, talvez tenha sido a condição com o que aconteceu. Ele morreu indefeso, morreu acuado, sem nenhum grande sacrifício - como esperávamos que fosse - e sem uma grande luta no final. Pra mim, ele não só morreu. Ele perdeu, acho que isso foi um soco no estômago de todos.

« Jøåø » diz:
Na verdade o primeiro tiro que ele leva foi se sacrificando. Porque o tiro do Ossos Cruzados era para pegar no policial e criar o tumulto necessário para a Sharon dar os disparos fatais. Tanto que o Caveira comenta "o desgraçado ainda viu o atirador", ou coisa do tipo.

¤ CX ¤ diz:
Sim, mas ele pouco pode fazer ali.

J.R. Dib diz:
A morte do Capitão foi um marco pelo modo que ele morreu, da reação das pessoas a sua morte e por como ele continua morto.

Ele se jogou na frente e tomou um tiro nas costas, mas parecia que estavam matando o Lee Harvey Oswald e não o Kennedy

« Jøåø » diz:
O Lee Harvey Oswald foi o Speedball. hehehehee

J.R. Dib diz:
É, mais ou menos, mas ainda assim parecia mais uma queima de arquivos do que a morte de uma lenda. Ali, naquele momento, o público estava mais puto com ele do que qualquer outra coisa.

Eddie diz:
A morte do Rogers, na minha opinião, foi impactante por dois motivos.

Primeiro, porque ele subiu no conceito da maioria dos leitores. Temos um exemplo bem próximo de nós, a Cammy, que virou leitora dos Vingadores por causa de tudo que rolou em Guerra Civil, onde ele era um dos pilares. Além disso, os fatos em sua própria revista, que se interligou brilhantemente com tudo.

Em segundo, a morte dele é tão emblemática como a do Capitão Marvel. Este morreu de câncer e o Steve morreu baleado, isso gera identificação do leitor. O personagem morre de uma forma que o leitor pode morrer, diferente de ser desintegrado por uma bola de energia ou se lançar no sol.

Diogo diz:
A morte dele também foi fruto de uma saga elaborada e muito bem escrita. Pode-se dizer que o palco estava armado desde a primeira edição do Brubaker para que isso ocorresse. Não foi apressada, corrida ou algo que tivemos de engolir a seco.

« Jøåø » diz:
Foi o que falei. Você sabia que o Caveira estava aprontando algo, mas simplesmente não imaginava que fosse isso. Foi algo como "cacete! Era isso!”

¤ CX ¤ diz:
Esse comentário de que tudo estava armado é ainda meio confuso. Existe os boatos de que a morte dele veio de uma reunião sobre o final de Guerra Civil e que teria sido em parte sugerida pelo Whedon. Não sei o quanto disso é verdade...

« Jøåø » diz:
Sim, Coveiro. Mas o clima criado na revista dele permitiu que isso fosse feito sem parecer forçado.

Diogo diz:
Ainda que não estivesse, O brubaker soube fazê-lo como um seguimento do seu trabalho. Não foi nada imposto, ele conduziu com competência e naturalidade.

¤ CX ¤ diz:
Concordo, na verdade, a trama não para de se mostrar bem emaranhada até hoje...

« Jøåø » diz:
Sim... ele armou tudo tão bem que a revista se sustenta sem o Capitão. Bizarro.

Eddie diz:
Se Brubaker perder para algum escritor mutante no final do ano eu me demito.

« Jøåø » diz:
Hahauahuahauahuahau

J.R. Dib diz:
É, ele vai perder para o Milligan (Sarcasmo Mode On)

Diogo diz:
Bom, agora, ele é um escritor mutante...

Eddie diz:
É verdade!
Hahhahhaha

« Jøåø » diz:
Pois é! hahaha
Aliás, Iron Fist, Captain America, Daredevil e Uncanny. O cara está com tudo.

Eddie diz:
Demolidor \o/

« Jøåø » diz:
Fora Criminal, que nem vai sair aqui.

J.R. Dib diz:
Brubacker é onipotente, ele ta preparando a cama para ser editor e matar o Quesada

« Jøåø » diz:
Não seria má idéia ser editor. hehehehehe sem precisar matar o "Queijada"

Eddie diz:
Não precisa matar o Quesada, deixa o cara desenhando.

Em Foco: Capitão América

¤ CX ¤ diz:
Bom, não sei ao certo quando vocês souberam da morte do Capitão América, mas diante do que aconteceu na revista e juntando com a edição de Guerra Civil Especial 4, quando é que de fato vocês sentiram o peso da morte do Capitão?

Eddie diz:
Não sei, ainda não li a Especial 4.

Diogo diz:
o que tem nessa revista?

J.R. Dib diz:
Nem eu li especial 4! Só uma parte sobre certo herói que renasceu!


¤ CX ¤ diz:
Digo isso, porque como conversei algumas vezes com o João, eu só fui me abalar lendo a "The Confession"

« Jøåø » diz:
Eu me choquei quando li ao lançarem nos EUA. Acho que fui um dos poucos que leu sem saber o que aconteceria, e ficou com a maior cara de babaca do mundo.

Mas The Confession é o complemento perfeito para a edição da morte.

Eddie diz:
Eu não me choquei porque morte em HQ não me abala mais, apesar de achar legal a história. Talvez quando eu ler a Especial 4.

Diogo diz:
Confesso que ao ler a morte, parei e pensei: "deve ser um MVA". Nem caiu a ficha.

Eddie diz:
Olha o Diogo dando idéia para quando o Loeb ressuscitar o Capitão daqui uns anos.

« Jøåø » diz:
hahahahaha

Diogo diz:
O Nick voltou assim, porque o Caps não pode?

¤ CX ¤ diz:
Eu tinha a suspeita. Na verdade, existia um boato tosco envolvendo clones, mas não apostava neles. Mas certas coisas chocam mais que um corpo estirado no chão em si. Pra mim, o choro de Tony Stark em The Confession é quem me fez colocar a morte do capitão como uma das melhores histórias dos quadrinhos de todos os tempos.

Diogo diz:
Já saiu uma história em que a Miss Marvel confronta a Jessica Drew? Eu lembro que quando eu li, aí que eu achei que ele não tinha morrido mesmo. Quando a Carol diz que ele tava vivo, eu fui o primeiro a falar: "sabia que não tinha morrido."


« Jøåø » diz:
Saiu no Especial 4. Isso é em The Initiative.

Eddie diz:
Verdade, Diogo.

¤ CX ¤ diz:
Vamos encerrar agora então com uma pergunta!

Steve Rogers está morto e o nome do arco que segue a tudo isso é "A morte de um sonho". Isso significa o fim do Capitão América?

Questao filosófica sem spoilers, por favor!

Eddie diz:
Não, porque uma lenda não pode morrer (clichê ao máximo)

J.R. Dib diz:
Esperemos que não, o personagem sempre foi bom, mesmo na época em que o Rogers não estava usando a máscara do Capitão.

« Jøåø » diz:
Acho que o título envolve mais o grande plano do Caveira. Porque matar o Capitão é só o começo do que parece ser um grande ataque aos EUA. A começar pelo seu maior herói e símbolo.

Eddie diz:
Eu estou torcendo para o Caveira Vermelha.

Diogo diz:
Não consigo responder porque minha mente está influenciada pelas edições que não saíram no Brasil.

« Jøåø » diz:
hahahha

¤ CX ¤ diz:
A questão vai além das simples histórias, Diogo.

Mas eu entendo, a fase Brubaker lá fora está cada vez melhor. E muitos apostavam que não seria possível levar um título sem o herói principal. Ed provou o contrário.

Eddie diz:
Obrigado

« Jøåø » diz:
huahuauhauhauhahuauhua

J.R. Dib diz:
uhauhahuahua

¤ CX ¤ diz:
Não, você, pomba!

Eddie diz:
Pô, que sem graça....

J.R. Dib diz:
Mas brigado Eddie... por alguma coisa.

Diogo diz:
Eu estou com dengue, cheio de dor, com febre e ele ainda quer que eu filosofe...Bem, não...Enquanto persistir o sonho americano, enquanto um cidadão estiver disposto a levar esse sonho, essa esperança adiante, haverá o Capitão América.

« Jøåø » diz:
Ri do "obrigado" e da resposta do Diogo.

¤ CX ¤ diz:
Eu acho que podemos encerrar por aqui. Então, agradecemos mais uma vez a Diogo por sempre nos ajudar aqui com sua mente privilegiada e seu humor singular. O mesmo vale para os Editores que, por sinal... se alguém notou a ausência da Cammy, vou logo avisando que ela se negou a participar de qualquer em foco “anti-registro” e que corresse o risco de falar mal do Homem de Ferro. E por fim, obrigado a todos os leitores que comentam e elogiam nossos “Em Focos”! E até o próximo debate em Abril!


Em Foco: Capitão América





Editores 616

comments powered by Disqus