terça-feira, 4 de março de 2008

O fim do passeio

A jornada de Matt Murdock pela Europa em busca de respostas está terminando. Depois dos cassinos de Mônaco, ele foi para Portugal e, finalmente, na França ele descobriu uma difícil verdade. A mulher que tentava salvar, na realidade, o estava manipulando o tempo todo. Agora, atrás dela por outros motivos, Matt vai descobrir muito mais do que realmente esperava.

Demolidor

Murdock relembra como era difícil no começo, quando seus poderes surgiram. Sons e odores muito fortes praticamente o atacando. Mesmo depois de controlar suas habilidades, cada pessoa acabava tendo um odor particular, como seu pai, que sem perceber cheirava a academia. Ele recorda como isso foi torturante quando Jack Murdock morreu, pois o odor dele estava impregnado no apartamento.

Isso demonstra como seus sentidos podem ser cruéis, pois despertam memórias e sentimentos. Matt procura manter os sons e cheiros fora da cabeça para conservar sua sanidade, mas quando o odor é de uma amante que morreu em seus braços, não dá para deixar passar com facilidade.

Murdock fica de vigia no fornecedor de armas, até que Lápide chega. Enquanto segue o vilão, Matt conclui que Lily só pode trabalhar para a mesma pessoa que empregou Alton Lennox, pois ela não poderia saber tanto sobre ele. Depois de uma hora, Lápide sai com Lily, que grita desesperada por socorro. Só que, sabendo da verdade, Matt afirma que ela é a melhor mentirosa que já conheceu.

À espreita

Os dois, com o herói à espreita, se dirigem ao encontro do Matador, o assassino do pai de Lily. Como sabemos, todos são aliados e tudo não passa de encenação. Lápide entrega a moça ao Matador, e ela olha para cima, para ter certeza que Matt está por ali. Mas o Demolidor não está mais nos telhados, virando o jogo ele derrubou os capangas do Matador e parte para cima dos dois vilões. Quando Lily vai agradecer, Matt a cala, deixando claro que sabe da armadilha contra ele.

Virando o jogo

Assim, ocorre uma ótima luta entre os três. Matt precisa encarar a velocidade do Matador com as espadas e a força do Lápide. Controlando sua fúria, Murdock começa a usar a força do Lápide contra ele mesmo e seu parceiro. Assim, o Matador é derrubado pelo vilão e, com uma marreta, Murdock nocauteia o capanga super-forte, jogando-o na água.

Embate final

Só que o Matador ainda não estava fora da jogada. Ele pega Lily Lucca como refém e ameaça matá-la, a moça se desespera, dizendo que isso não fazia parte do plano. Em meio a tantas mentiras, Murdock paga para ver. O Matador fere Lilly, mas entra em desespero como se tivesse que matá-la, mas não conseguisse. Matt o nocauteia e vai até Lily, ele diz que sabe que ela matou Lennox e que foi traída por seus empregadores, pois pretendiam que fosse morta na frente dele, para que lembrasse de Karen. Sem saída, ela revela que lhe deram um perfume que não possui cheiro, mas libera feromônios que influenciam os homens, dando mais certo com Murdock. Por fim, ela revela o nome da pessoa para quem trabalha, uma resposta que deixa Matt estarrecido.

Antes de vermos aonde isso levará o herói, testemunhamos o que parece ser o assassinato do antigo diretor do FBI que prendeu Murdock. Fato que terá importância mais para frente.

Qual é a verdade?

Enfim, Matt chega em sua última parada do passeio pela Europa, Zurique, na Suíça. Lá, depois de invadir a mansão e derrubar os capangas, ele finalmente fica diante da pessoa que orquestrou a morte de Foggy, o falso Demolidor, Lily e tudo mais. Nada mais, nada menos que...Vanessa Fisk.

A mulher atrás da cortina

Isso foi, sem dúvida, uma surpresa (como é bom não saber spoilers). Para os leitores e, principalmente, para Matt Murdock, que sempre teve uma boa impressão de Vanessa. Quais seriam os motivos dela? Primeiramente, descobrimos que ela está morrendo. Seria um ato final de vingança?

Matt tenciona ir embora e não ouvi-la, mas ela diz que ele não vai, pois não é sua natureza e porque tem um acordo que irá salvar sua vida. Só nos resta, como Matt, parar e acompanhar o relato de Vanessa. Ela fala de quando Wilson Fisk a ensinou a jogar xadrez e mesmo ele sendo um ótimo jogador, com o tempo, ela deixava-o vencer. Isso porque ela o conhecia melhor do ele mesmo, ela nunca entendeu o motivo até matar o próprio filho, onde compreendeu que não conhecemos a nós mesmos.

Vanessa diz que os médicos não sabem explicar a falência de seus órgãos e a redução de células-T. Por isso, ela tem certeza que é a culpa pela morte de Richard Fisk. Afinal, mesmo ele tendo traído a família, era seu filho e não se pode fugir disso. Ela se culpou, mas percebeu que a culpa era de Murdock e Fisk. Seu marido estava salvo, vivendo com ela no Japão, mas ao voltar para Nova York o ciclo entre ele e o Demolidor retornou. Vanessa acredita que Matt gostava disso e, quando ele nega, diz que o conhece melhor que ele mesmo, pois estão jogando xadrez.

Um dos segredos do xadrez, segundo ela, é dar opções que levem o oponente aonde queremos. Quando Foggy morreu, Matt teria duas opções, se destruir na prisão em busca de vingança ou sair e investigar o novo Demolidor. Em ambas ela teria vingança, embora preferisse a segunda, pois queria ver o rosto de Matt quando este vendesse a alma.

Depois de lançar uma bomba em Matt, dizendo que ele lembrou de Karen quando conheceu Lily porque ainda é apaixonado por ela, Vanessa propõe seu acordo. Com seus contatos, irá reverter tudo que foi feito contra ele, a exposição da identidade, o indiciamento federal. Matt iria recuperar totalmente sua vida, mas quando tudo fosse restaurado, deveria tirar Wilson Fisk da prisão. Afinal, isso acontecendo, as mortes causadas por Fisk iriam corroer Matt de culpa e ódio por si mesmo. Caso o acordo seja recusado, Vanessa irá expor fotos do Demolidor na Europa, comprovando que existiam dois vigilantes com o mesmo uniforme ao mesmo tempo, acabando de vez com a vida de Murdock.

Xadrez

Ser Matt Murdock ou um fugitivo para sempre? Diante dessas opções, o herói lamenta o que aconteceu com Vanessa Fisk e sai pela janela, dizendo para ela fazer o que quiser com o acordo. Vanessa então joga as fotos do Demolidor na lareira, dizendo para seu empregado que não precisará delas, pois Matt é egoísta, embora não perceba a maior parte do tempo, e quando notar o que ela fez, fará o que pediu. Por fim, contar que Foggy Nelson está vivo será seu presente de despedida, do além-túmulo.

Refletindo sobre o acordo, Matt percebe que o ex-diretor do FBI pode estar em perigo. Quando liga para Dakota, ela lhe dá a notícia, confirmada pelos noticiários. Leland Drummond, o ex-diretor do FBI, cometeu suicídio e, em sua carta de despedida, confessou uma trama para incriminar Matt Murdock. Lembram do aparente assassinato do homem? Pois é, os planos de Vanessa foram colocados em ação antes mesmo da conversa com Matt, que agora está indo para Nova York novamente.

Em uma estrada, no interior de Nova York, Matt Murdock está caminhando a esmo, sendo encontrado por um casal. Foggy está desesperado em busca de notícias com o FBI, até ver na televisão que o amigo foi encontrado.

No dia seguinte, Matt dá uma entrevista coletiva. Fala que foi colocado no cativeiro por Frank Castle desde a fuga da Ryker, pois o vigilante o odiava por colocar criminosos nas ruas e queria informações de seus clientes, que não foram dadas. Acredita que foi solto quando Castle soube da confissão do diretor do FBI. Por fim, Becky Blake diz que todas as acusações contra Matt devem ser retiradas.

Matt está de volta a sua casa, com sua esposa e com sua identidade preservada novamente. Claro, muitos ainda vão acreditar que ele é o Demolidor, mas parece que o pior já passou. Nesse momento, acontece um dos momentos mais emocionantes da série, onde uma imagem fala mais que mil palavras.

O reencontro

Os dois melhores amigos estão juntos de novo. Matt recuperou sua vida por completo, seu amigo, sua esposa, sua identidade, sua profissão e a retomada do escritório, que agora chama-se Nelson, Blake & Murdock. Em meio a tudo, Matt percebe como sua vida pode ser boa e a quem deve isso. Nota também que ainda existia na, agora falecida, esposa do Rei do Crime a Vanessa Fisk que conheceu um dia.

Sendo assim, uma coisa precisava ser feita. Murdock vai até Wilson Fisk, dessa vez como seu advogado, pretendendo tirá-lo da prisão. Fisk diz que Matt roubou a chance dele enterrar sua esposa e que, se sair, irá destruir o advogado. Murdock diz que não queria estar ali, só foi para honrar a dívida com uma boa pessoa que ambos destruíram. Ele fala do ódio que corrompeu Vanessa e a devorou por dentro.

Ela foi a única coisa boa na vida do Rei do Crime, a única pessoa que ele amou. Só que foi envenenada pela vida dele e se tornou como ele, morrendo com o desejo de ver o Demolidor e o Rei do Crime tentando se matar pelo resto da vida. Só que Matt lembra da verdadeira Vanessa, aquela com quem Wilson viveu no Japão e o fez acreditar que poderia haver decência no mundo, mesmo nele. Assim, Matt vai obter a liberdade de Fisk, em troca deste finalmente honrar a mulher que ama. A mudança do semblante de Wilson Fisk é impressionante.

Murdock e Fisk

Assim, Wilson Fisk sai da prisão, mas perde sua cidadania norte-americana. Só que, neste momento, isso pouco importa, pois ele está diante do túmulo de sua amada esposa, aquela que um dia o fez acreditar que poderia ser melhor. As lágrimas dele dizem tudo.

Perda de um amor

Em Nova York, o Demolidor não consegue dormir e conversa com Foggy. Ele diz que já foi uma vitória tirar Fisk do país, mas não sabe dizer se ele voltará a ser o Rei do Crime, pois perder seu amor pode mudar um homem, para melhor, para pior ou, geralmente, ambos. Isso o lembra da ferida ainda aberta de Karen Page, embora ame Milla, isso o perturba. Foggy diz que ele vai ficar bem, pois Matt tem Milla e tudo vai se acertar.

Tudo finalmente parece bem na vida de Murdock. Mas em Londres, um vôo se dirige à Nova York, trazendo Lily Lucca.

Tudo está bem?

Simplesmente fantástico. Depois de um grande clássico, Ed Brubaker continua mandando bem. Bendis jogou o personagem no fundo do poço, mas Brubaker o afundou mais ainda e o trouxe de volta e, melhor, sem soar forçado e de forma brilhante. É muito bom saber que o herói mantém sempre a qualidade.

O reencontro dos amigos. O choro de Wilson Fisk. Vanessa, uma vilã e ao mesmo tempo, uma amiga. No fim das contas, Vanessa acabou dando duas opções aos dois. Recuperar suas vidas ou continuar se matando. Recuperando-se eles agradaram a boa Vanessa e se matando, saciariam o desejo de vingança da Vanessa corrompida. De fato, um xeque-mate de Vanessa Fisk.

Eddie

comments powered by Disqus