segunda-feira, 3 de março de 2008

NOVOS Novos Vingadores


New Avengers #27 variant

Depois do Capitão América se render, dando fim à Guerra Civil, poucos heróis se mantiveram fiéis à idéia de não aderir ao registro de super-humanos, mantendo-se na clandestinidade. Pouco depois de sua rendição, como pudemos ver nessa mesma edição 49 de Novos Vingadores, Steve Rogers foi assassinado em uma trama orquestrada pelo seu maior inimigo. Longe do caos da guerra que transformou antigos aliados em adversários, um membro específico dos Novos Vingadores ficou extremamente deslocado. Falo de Ronin, identidade de Maya Lopez, que participou ativamente apenas da missão do grupo no Japão, a quem restou acompanhar, isolada, tudo que aconteceu nos últimos meses.

E a história começa justamente com Maya enviando um email para o homem por quem nutre extrema admiração, o Demolidor. Responsável por indicá-la como o contato do Capitão América e dos Vingadores no Japão, quando esses queriam investigar o submundo do país, o que a fez se sentir extremamente honrada. O email, contudo, é triste. Maya conta como, com a identidade de Ronin, combateu o crime organizado japonês inspirada na técnica usada por Matt Murdock. Assumindo uma identidade pública nem um pouco suspeita (uma patricinha festeira e inconseqüente), coletava informações para, noite adentro, com uma identidade masculina, atacar criminosos de forma impiedosa.

Novos Novos Vingadores

Fazia isso na esperança de um dia ser novamente contatada pelos Vingadores, pelo Capitão América, pelo Homem de Ferro. Mas com a Guerra Civil ela se sentiu esquecida e sem propósito, apesar de continuar suas ações. Mas a mensagem automática tinha um propósito. Avisar que Maya falhou. Que foi presa e provavelmente morta por aqueles que combatia. E o panorama era o pior possível. Ela caiu frente a quem mais temia: o Tentáculo. Liderado por Elektra, o clã não deixaria uma guerreira poderosa como Ronin de lado.

Novos Novos Vingadores

As técnicas milenares do clã de ninjas são prontamente aplicadas para ressuscitar Maya e adicioná-la a suas fileiras. O pior pesadelo de uma guerreira valorosa estava para se concretizar.

Novos Novos Vingadores

O objetivo da mensagem, portanto, não era pedir ajuda em sua missão. Maya queria que Matt, ou alguém enviado por ele, não permitisse que fizessem isso com ela. Maya queria ser Vingada. É com essas últimas palavras do texto carregado do email que adentra os salões do Tentáculo a mais nova formação dos Novos Vingadores.

Novos Novos Vingadores

Liderados por Luke Cage, temos o Homem-Aranha (já com seu novo visual), Wolverine, Mulher Aranha, Punho de Ferro, Dr. Estranho e... Ronin?? A identidade desse outro Ronin ainda é um mistério, mas ele não parece muito familiarizado com seus companheiros. A seqüência de batalha é hilária. Conduzida pela volta do humor sincronizado característico de Brian Michael Bendis, que consegue fazer graça dos adversários (na felicidade do Homem-Aranha em enfrentar novamente ninjas “sem rosto”) e da falta de entrosamento de alguns membros da equipe. Um momento que beira o bizarro, vemos o líder Cage dar um chute entre as pernas de Elektra (está certo que doeria bem mais se fosse homem), que deixa até os ninjas com cara de susto.

Novos Novos Vingadores

É a deixa para Peter resgatar Maya do fosso. Desorientada pela hipnose do Tentáculo, ela diz que os Novos Vingadores não existem mais. É quando o Aranha exclama “Somos os Novos Novos Vingadores”, retirando-a do local. Do lado de fora, um rápido diálogo elimina mais uma possibilidade da identidade de Ronin. Ele não é Matt Murdock.

Novos Novos Vingadores

Por fim, após uma demonstração de poder nunca vista por parte do Punho de Ferro, o grupo escapa no teleporte proporcionado pelo Dr. Estranho, sob a promessa de Elektra de que eles não sairiam do Japão vivos.

Novos Novos Vingadores

É o início de uma nova fase. Bendis assume de vez o controle dos Vingadores, já que também assina a versão registrada dos heróis a ser lançada em Avante, Vingadores! 15, prometendo grande articulação entre as histórias de ambos os grupos. Apresenta-nos, através da controversa arte de Leiniul Yu, ao começo de um arco que promete, como diz seu título, uma seqüência revolucionária de acontecimentos. Vamos esperar.


« Jøåø »

Veja aqui a capa original da edição, já que usei a alternativa nesse artigo.

comments powered by Disqus