quinta-feira, 13 de março de 2008

X-Men: Violência Contagiosa


X-Men #194

Depois de aparentemente derrotar os Filhos da Câmara e restaurar a sanidade de Estrela Polar e Aurora, os X-Men liderados por Vampira partem em busca do responsável pelo aprisionamento da Lady Mental e da Sentinela Ômega, resgatadas no início dessa nova fase da revista, alguém chamado Pan. E é ele que finalmente dá às caras em X-Men 75, revelando que tudo não passou de uma armadilha para capturar alguém em específico.

Regan Wyngarde, a Mestra Mental, personagem com um misto de crueldade e humor, leva, sem saber, os X-Men direto para uma das iscas plantadas por Pan, Calvin Goynes. Usando seus poderes de ilusão, engana um grande grupo de pessoas até chegar no seu alvo. Capturado pelo restante do grupo presente (Vampira, Homem de Gelo e a Sentinela Ômega), ele é obrigado a encarar Vampira em um momento muito pouco paciente e extremamente agressivo.

X-Men

Ela não hesita em usar seus poderes mutantes, tocando Goynes e lendo algumas de suas confusas memórias. Através delas descobre que Pan lida com algum tipo de arma biológica, um endereço através no qual pode localizá-lo e, mais importante. Sua identidade. Pan é, na verdade, Richard Palance, um geneticista procurado pelo Professor Xavier anos atrás na busca por uma melhoria das limitações dos poderes de Vampira. Antes de saírem, como forma de vingança pelo que passou no hospital, Regan insere várias más lembranças na mente de Goynes.

X-Men

Acima da Mansão, no El Conquistador, Ciclope questiona Cable por que o grupo liderado por Vampira sente a necessidade de sair do Instituto. Enfatizando o fato de que está ali de passagem, e que a decisão é da Vampira, Nathan diz que ela não se sente confortável com os sentinelas e que de fato crê ser de maior valia agindo remotamente. Posição reforçada por Míssil, que lembra a Scott que nem todos precisam lidar com os problemas da mesma forma que ele. Já no interior da Mansão, o Fera chama atenção de todos que o homem em decomposição que apareceu nas portas do Instituto pouco antes da invasão dos Filhos da Câmara estava morto há 8 dias, e alguma coisa usou seu corpo para chegar até ali, mostrando preocupação com seu paradeiro atual.

X-Men

O grupo de Vampira, com a adição de Mística, vai, então, para o endereço tirado da mente de Goynes, rumando certamente para o que é uma armadilha. Derrotam com “estranha” facilidade os oponentes que encontram e, depois de Vampira se irritar com mais um (hilário) descontrole de Regan e esculhambar a subalterna, adentram o prédio. É lá que a armadilha é disparada, de dentro de um teleportador surgem seres manipulados geneticamente, que, imunes aos poderes de Vampira, levam-na à presença de Pan. Ela era seu objetivo desde o início, e Pan (que vem de Pandemia) lhe promete resultados catastróficos.

X-Men

O destino de Vampira só nos será elucidado na conclusão do arco, pois a segunda parte nos revela como Pan derrotou quase completamente os X-Men. Karima tenta refazer o processo de teleporte, mas acaba fazendo com que o grupo caia em nova armadilha. O Homem de Gelo, mais uma vez mostrando como suas habilidades progrediram, consegue se livrar e salvar a Mestra Mental (diga-se de passagem, destaque mais do que positivo nesse arco). Mística não tem a mesma sorte e fica incapacitada. O restante consegue, enfim se dirigir até a localização de Pan, em Calcutá, Índia.

X-Men

Invadindo um laboratório escondido sob ilusões semelhantes às de Regan, eles acabam interpelados por aquele que procuram. Porém, Pan é um oponente mais formidável do que parece. Ele revela, enquanto esmigalha os três X-Men, que realizava suas experiências em si mesmo. A mais importante, afirma, foi a que fez com a habilidade da Vampira. Diz isso porque pelo que percebemos, ele tem todas as habilidades dos mutantes com os quais teve contato. Escalpo, Solaris, Jean Grey, ele utiliza habilidades múltiplas com grande competência. Não dá chance para seus oponentes. Nem mesmo para os que estão longe dali.

X-Men

No El Conquistador, após mais um momento de tensão com o cativo Dentes de Sabre, Cable e Sam recebem um chamado de Karima, correndo em seu auxílio. Contudo, Mesmo à distância, Pan os ataca impiedosamente, não deixando opção alguma, se não uma: Cable literalmente atira Dentes de Sabre das alturas, esperando com isso ganhar algum tempo e salvar o restante dos X-Men.

X-Men

Mike Carey continua usando elementos lançados por ele desde que assumiu X-Men, dando novamente destaque à nova líder de equipe, Vampira, sem com isso deixar os outros personagens de lado. Muito pelo contrário. A trama, cuja ação não parece tão gratuita quanto a encarnação anterior do título, conclui na edição que vem, quando saberemos o que Pan pretende com sua cativa e de que forma Cable, Míssil e Dentes de Sabre contornarão essa situação crítica.


« Jøåø »

PS.: As notas negativas ficam pela “arte”, com a substituição de Chris Bachalo por Humberto Ramos, antes em Wolverine, e pela tradução/adaptação dessa edição, que, em minha opinião, foi muito ruim.

comments powered by Disqus