domingo, 13 de janeiro de 2008

Fugitivos: Momento de dizer adeus!

É difícil encarar a morte de alguém que amamos. Mais difícil encará-la duas vezes na vida. Foi assim que os Fugitivos tiveram que lidar com a morte de sua amiga Gertrudes Yorkes. A filha de dois vilões viajantes do tempo, que assumiu o codinome de Arsênico por um breve tempo, e era a dona de um deinonico do futuro chamado Alfazema. E, entre todos eles, certamente Chase é aquele que mais sofreu com essa dupla fatalidade.

Fugitivos

A primeira vez aconteceu quando o jovem grupo recebeu a visita da Gert do futuro, uma mulher madura e líder dos vindouros vingadores. Ferida, não resistiu à viagem e faleceu. Foi enterrada pelos jovens e, mesmo daquela vez, Chase não segurou suas lágrimas. Naquele momento, Chase prometeu a Gert do presente que nunca iria permitir que ela morresse “de novo”. Ela anteriormente salvou sua vida, e agora ele iria a protegê-la não importasse o que houvesse. Contudo, ele falhou e sua promessa pareceu perdida ao vento.

Diferente da morte de Alex, que terminou sua existência no grupo como um traidor, Gertrudes foi embora deixando um grande vazio entre os Fugitivos.

Nico Minoru acorda do lado de Victor Mancha, o andróide que num futuro alternativo seria o responsável pela destruição dos Vingadores liderados pela Gert. Sua expressão é desolada, lamenta pelo que acabou de fazer. Certamente poderia ouvir Gert criticando-a por cair nos braços de outra pessoa da noite pro dia... isso, se a amiga ainda estivesse viva. Ao pedir que Victor não revele o romance dos dois, acaba magoando o andróide e entrega-se desesperada às lágrimas... a amiga que conhecia desde quando eram nascidas se foi.

Molly Hayes acabou ficando como guardiã dos óculos da falecida amiga. Em um papo inusitado com a máquina de transporte do grupo, denominada “Sapão”, acabam discutindo sobre o destino da alma da Gert. O curioso é ver como a máquina se adapta a uma resposta adequada para a Molly, quando ela questiona se a alma dela se encontra no céu.


Fugitivos

Carolina e seu marido Skrull, Xavin, acabam tendo uma discussão. Quando compara a morte da amiga com a de milhões que estavam na distante galáxia de onde vieram antes de um sol entrar em Nova e explodir tudo, o metamorfo acha um absurdo. Contudo, Carolina o faz perceber que os sentimentos que conectam as pessoas é que fazem o grande diferencial na estatística. Ao entender a lição, Xavin promete a Carolina que dali por diante a Terra será seu novo lar adotivo, e irá fazer de tudo para mudá-lo para melhor. Carolina o adverte, dizendo que “mudar o mundo” é coisa de vilões. Ela prefere mudar uma pessoa por vez.

O momento de tristeza, no entanto, acaba tendo que ser deixado de lado em breve. Ao ouvir a freqüência de rádio da polícia, Victor anuncia a todos que um novo e gigantesco perigo está destruindo mais de 150 lojas de Los Angeles (e uma das Starbucks da cidade, junto). Controlando o Sapão, o grupo parte e se depara com a demoníaca criatura do tamanho de um arranha-céu.


Fugitivos

Enquanto isso, a grande pergunta que se faz é: Onde está Chase Stein?

O destino do jovem Stein parece se encaminhar agora para um rumo bem distante do resto de seus amigos fugitivos. Sendo o atual portador do livro e anel decodificador do Orgulho, Chase vai atrás de Lótus, a garota que ajudou Geoffrey Wilder em seus planos passados, e obriga a moça a ajudá-lo a trazer Gertrudes de volta.


Fugitivos

Enquanto isso, os fugitivos estão sofrendo o diabo na tentativa de impedir o misterioso demônio de destruir toda a cidade. Fora a ameaça, o novato Xavin começa a desdenhar da liderança de Nico, que certamente teve sua segurança rachada desde a morte da amiga. Em meio ao ataque, enquanto resmungava sobre a falta de disciplina dos humanos, o Skrull é violentamente atingindo pela criatura.

Com parte do grupo fora de ação e o “sapão” quebrado, os Fugitivos se vêem pela primeira vez perdidos. Contudo, graças à ação irreverente da pequena Molly Hayes, turbinada com um complemento mágico de cafeína em suas veias, o mostro leva seu primeiro tombo. A garota explode de alegria dizendo, daquela maneira sempre inocente, que seu coração parecia conter uma “festa com pizza”.

Fugitivos

O monstro, no entanto, não vai parar. Então, Nico pensa em uma estratégia e decide seguir a trilha de destruição até onde tudo começou. Lá, ela espera encontrar respostas para o que de fato é aquela criatura.

Alheio a tudo isso, Chase prossegue sua busca para trazer de volta sua namorada. Usando o anel do Orgulho, o garoto abre o portal para o mundo dos gigantescos Gibborins, que originalmente fizeram um acordo com seus pais. Ao questionarem o filho dos Stein sobre os motivos de sua vinda, a resposta é única – um acordo!

E para tudo tem um preço. Os Gibborins prometem trazer Gert de volta em troca de um sacrifício... um sacrifício de uma alma inocente.

Fugitivos

O restante dos fugitivos finalmente consegue chegar até o ponto de origem de toda a destruição – uma loja de antiguidades. Lá, eles encontram um dos policiais corruptos que obedeciam a seus pais, e que acabou vendendo um de seus artefatos místicos ao velho. Foi assim que ele se transformou na criatura demoníaca que agora está acabando com a Cidade dos Anjos.

Observando com mais cuidado o local, Nico encontra um porta-retrato antigo em que o dono da loja e sua esposa falecida figuravam com sorrisos felizes. O policial conta que a esposa morreu cedo vítima de um assalto e a líder dos Fugitivos vê nisso um plano.


Fugitivos

Chamando a atenção do monstro com o “Sapão”, os poderes mágicos de Nico e o poder de metamorfose de Xavin, os meninos criam uma verdadeira ilusão da falecida esposa do velho endemoniado. Com um discurso de palavras bem colocadas, o demônio é convencido de que não vale a pena expor tanta raiva por suas perdas e reverte à forma humana.

Os mortos continuam a viver por meio das pessoas que deixam para trás...

Assim, a ameaça é desfeita, a cidade está de novo em paz e os fugitivos podem retornar para seu abrigo. Lá, encontram Chase, que está de volta, sem muitas palavras. Ele não escutou o discurso direcionado ao velho demônio, pois aquelas palavras se aplicariam muito bem a ele. Em sua mente, só está gravada a última frase dos Gibborins.


Fugitivos

A oferta ainda está de pé

Assim, encerra-se um arco, o penúltimo da fase Vaughan no título que criou e transformou passo a passo num dos maiores novos sucessos da Casa das Idéias. Faltam apenas mais três histórias e duas revistas nacionais para mudanças profundas no que concerne ao amado grupo de adolescentes fugitivos da Marvel.

Coveiro.

comments powered by Disqus