sábado, 9 de maio de 2009

Iniciativa: Doce Rejeição


Avengers The Initative #13

Depois da conturbada formatura da primeira turma de cadetes no Campo Hammond, principal centro da Iniciativa dos 50 Estados, temos, na edição 28 de Avante, Vingadores!, a apresentação dos calouros do centro de treinamento super-heróico. Alguns nem tão novos assim. Porém, o destaque desta edição de transição para a Invasão Secreta fica a cargo de um incomum calouro, mesmo dentre pessoas com habilidades e poderes tão estranhos. Seu nome é Emery Schaub, o Bloco. E o jovem viverá os melhores momentos de sua vida.

Emery é um rapaz aparentemente recém saído da adolescência, baixinho, gordinho, super empolgado com a experiência que está prestes a vivenciar. E isso aborrece demais os outros cadetes que estão no ônibus com ele. Moça Gorila só parece querer descansar. Solar, uma ex-vilã, caçoa das “tetinhas” do rapaz, demonstrando o quanto está ali apenas para sair da prisão. O herói tecnológico Anexo, já com bastante experiência, se irrita por precisar de mais treinamento para continuar na ativa. Prodígio, de quem falaremos mais adiante, percebe, pelas pessoas que protestam nas portas do campo de treinamento, que ele não é o único que não gosta daquela idéia.

O Morcego Negro, um jovem meio humano, meio morcego, é o único que conversa de igual para igual com Emery, até que a recepção é feita ainda no ônibus por ninguém menos que o Jaqueta Amarela, Hank Pym. Schaub se empolga por ver um vingador fundador, Prodígio faz uma piada sobre o caso em que Pym agrediu sua ex-mulher, a Vespa. Mas o Jaqueta não tem estômago para continuar a falar com os rapazes quando Emery faz uma desagradável pergunta sobre o falecido Capitão América.

Vingadores: A Iniciativa

Os seis são logo apresentados a seu treinador... o Treinador. Ele explica que o Manopla ainda não voltou à ativa, e que sobrou para ele a missão de colocar cada um ali na linha. E ele se porta à sua maneira como um sargentão. Faz questão de fazer um discurso para lá de humilhante, e engraçado, para os rapazes e as moças. E é claro que ele pega no pé de Emery, mudando o significado da letra “B” em sua tosca roupa de super-herói de Bloco para "Bolinha". E parece mesmo apropriado.

Vingadores: A Iniciativa

Uma semana depois ele se reporta a Jaqueta Amarela e Máquina de Combate, e finalmente ficamos sabendo porque Emery está ali. Ele simplesmente é indestrutível. Apresenta o maior grau de invulnerabilidade já visto em todo planeta. Nada atinge seu corpo. Inclusive os exercícios. Uma vez que, para emagrecer ou ganhar musculatura, nosso corpo precisa sentir algum tipo de dor e esforço, ele está preso àquela forma gorducha, lenta e inábil.

Pior, o rapaz é para lá de sem noção e vive fazendo pergunta e colocações que enfurecem seus colegas e o Treinador. E como não pode atingi-lo com penas físicas (corridas longas e flexões não o cansam), ele pune os outros calouros quando Emery faz alguma cagada, sabendo que se não pode penalizá-lo fisicamente, o faz socialmente: o rapaz é rejeitado e marginalizado pelo grupo. Mesmo quando eles tentam mostrar a ele que estão insatisfeitos, o plano vai por água abaixo por causa dos seus poderes.

Vingadores: A Iniciativa

Enquanto o Treinador quase desiste de treinar o garoto, mas se recusa em admitir fracasso, Pym o avisa que há uma recompensa pela cabeça do ex-vilão. Mas ele não parece muito preocupado, já que ele só teria medo do Mercenário (que está com os Thunderbolts) e de Elektra (aparentemente morta... de novo), ou de si mesmo.

No dia seguinte, o Prodígio explica em uma conferência de imprensa, porque “mudou de idéia” com relação à Iniciativa. Claramente falando da boca para fora, ele atribui até mesmo a um inventado alcoolismo suas reações durante a Guerra Civil, que o levaram à prisão. Repreendido longe das câmeras por Pym, ele discute com o supervisor, opondo o discurso conservador do ex-vingador com sua revolta por ter “vendido a alma” para comprar sua liberdade.

Vingadores: A Iniciativa

Prodígio e os outros sentem que precisam relaxar. Mas, por serem calouros, são impedidos de saírem do campo. O que não os impede de tentar mesmo assim. E nesse momento Emery começa a se aproximar dos companheiros. Com sua ajuda (e de sua invulnerabilidade) eles escapam dos sistemas de defesa do local e conseguem relaxar na praia, tomando umas cervejas.

Vingadores: A Iniciativa

Enquanto o gordinho explica que cerveja para ele não faz efeito algum, o Prodígio flerta com a Moça Gorila ao darem um mergulho no mar, mas ela parece interessada no Anexo. Na areia ficam apenas Emery (que não sabe nadar) e Solar. A garota, que é quase como o Tocha-Humana, mas não pode desligar completamente seus poderes, percebe que não toca ninguém há muito tempo, mas em Emery ela poderia tocar. Porém, quando ela se aproxima do rapaz, ele se apavora e sai correndo, levando o carro e deixando todos a pé.

Ele logo é encontrado no meio do caminho pelo Treinador, Jaqueta Amarela, Constritor e Máquina de Combate, mas não dedura ninguém, assumindo sozinho a culpa por estar ali. E tudo isso é presenciado pelos outros cadetes, que tinham se aproximado há pouco de forma escondida. Emery demonstra companheirismo em seus atos.

Antes que a conversa possa continuar, um quarteto formado por Rei Cobra, Inferno, Esmigalhador e Mr. Hyde chega para capturar o Treinador e conseguir a recompensa. A briga começa e os cadetes aparecem para ajudar os veteranos e Bloco.

Vingadores: A Iniciativa

Mas a luta é desigual, pois os jovens são muito inconseqüentes e atrapalham mais do que ajudam. Quem salva o dia é Bloco, mas não da forma que esperaria. Ele é feito de refém, mas os quatro veteranos atacam Esmigalhador mesmo assim. Achando que não ligam para a vida de seus cadetes, os vilões fogem, temendo pelas próprias vidas.

Vingadores: A Iniciativa

Mesmo com a bagunça, Pym admira o esforço dos cadetes em ajudar, e estes exaltam a participação do Bloco. Mas ele e Máquina de Combate reconhecem que ali não é lugar para Emery. O rapaz é dispensado, sem nenhum ônus, pois ganha seu registro dentro da Iniciativa. Ele parte, invejado pelos outros, mas cabisbaixo.

Porém, em uma atitude altruísta, vejam só, do Constritor e do Treinador, que reconhecem que o garoto merece uma boa despedida, topam tirar uma foto aos seus pés, como se ele os tivesse vencido em batalha. Levando a foto para casa, ao ser perguntado pela mãe sobre a experiência, Emery diz, com lágrimas nos olhos, que foi o melhor momento de toda sua vida.

Vingadores: A Iniciativa

Essa história bacana é o que chamamos de “filler”, que normalmente é usada entre uma fase e outra de uma revista. E já na próxima edição a Iniciativa cai de cabeça na Invasão Secreta, pois, ao descobrirmos que Hank Pym é um Skrull, que será do Campo Hammond? Em quem poderemos confiar?


João

comments powered by Disqus