sexta-feira, 1 de maio de 2009

Maratona 616: Top 10 - Uniformes do Wolverine


Capa

Seguindo com a maratona 616 estrelada pelo canadense invocado número um da Marvel – não que hajam muitos canadenses invocados na Marvel, mas vocês pegaram a idéia -, para marcar sua estréia nos cinemas, é hora de mais uma lista. Aqui veremos os dez uniformes mais marcantes – ou não – da carreira do baixinho. Vamos a ela:

10 – Era do Apocalipse

Na saga mais marcante dos anos 90, que mostrava um mundo onde Charles Xavier foi assassinado antes da formação dos X-Men, a presença de Logan não podia faltar. Atendendo pelo codinome Arma X, o carcaju ajudava os X-Men de Magneto e também tinha suas aventuras solo. Ou quase, pois sua namorada Jean Grey o acompanhava para todo canto, depois de ser salva por ele das masmorras de Apocalipse. Nosso herói não tinha uma das mãos, que perdeu numa luta com Scott Summers, a custo do olho do mesmo (Fator de cura limitado. Legal, né?).

PhotobucketAlinhar ao centro

9 – Ultimate

Na verdade, este se trata do segundo uniforme de Wolverine no Ultiverso, assumido algum tempo depois de sua entrada nos X-Men. O interessante é que este mesmo uniforme também foi usado por outras versões do herói: A do desenho X-Men Evolution e a própria versão original do Universo 616, em suas participações na série dos Fabulosos X-Men da época em que os mutantes sempre vestiam couro preto.

9

8 – Dias de um Futuro Esquecido

No mais ilustre dos futuros mutantes já mostrados – talvez por ser o primeiro -, o velho Logan era apenas mais um mutante que vivia escondido, temendo os implacáveis Sentinelas. Usando trajes e nome civil, ele tinha aparência envelhecida, com direito a cabelos brancos, e foi assassinado por um Sentinela em uma cena que é considerada uma das mais clássicas do personagem até hoje.

8

7 – Primeira Aparição

Nos longínquos primeiros anos da década de 70, o Incrível Hulk foi parar em solo canadense e se envolveu em uma briga com a criatura mágica canadense Wendigo. A fim de encerrar o duelo de titãs, o Departamento H, entidade governamental do país, envia um de seus mais durões agentes: Um baixinho com três garras saindo de cada mão, uniforme amarelo e azul, com uma máscara imitando um animal típico da região. Assim, nascia Wolverine, que no ano seguinte passou a integrar os X-Men. O resto é história.

7

6 – X-Man

Como dito acima, em 1975 nós voltaríamos a ver aquele coadjuvante invocado do gigante verde. Quando os X-Men, cuja revista mensal havia sido cancelada em 1969, foram revitalizados na lendária edição especial Giant-Size X-Men #1, o roteirista Len Wein resgatou o personagem que havia criado na série do Hulk no ano anterior – escrita pelo próprio – e o inseriu na equipe, revelando assim que a origem de suas habilidades sobre-humanas se deviam ao gene x mutante. O uniforme, que de diferente do original só tinha a máscara, acabou se tornando o mais clássico do personagem. Foi usado até o fim dos anos 70 e depois retornou no início dos 90, quando a fama dos mutantes finalmente estourou mundialmente.

6

5 – X-Force

Com o fim da saga Complexo de Messias, e suposto fim dos X-Men em si, o líder Ciclope reuniu a X-Force, objetivando formar um grupo mais “durão”, que não partilha dos ideais morais dos pupilos de Xavier. Sendo assim, a liderança recaiu sobre Wolverine, e a formação do grupo ficou nos mesmos moldes da equipe que fora improvisada durante a saga. A diferença mais visível agora são justamente os uniformes, pretos e soturnos, incluindo olhos vermelhos.

5

4 – Couro Preto

Quando o roteirista Grant Morrison chegou à série dos X-Men, prometendo revoluções, aboliu os uniformes super-heróicos, que deram lugar a outros mais próximos de roupas normais, e na linha do couro preto característico do cinema. Assim sendo, Logan se livrou da máscara e passou a usar coturnos, calças e jaqueta de couro, na maior parte do tempo sem camisa e com suas placas de identificação militar.

Maratona 616 Wolverine


3 – Caolho

Depois de um tempo de “calmaria”, interrompido pelo primeiro encontro com Cyber, Logan volta a trabalhar como um assassino, e é enviado à Madripoor no tempo da Primeira Guerra Mundial. Lá conhece seu contato, Seraph. Foi lá que, ao lado do Capitão América, resgatou Natasha Romanova, a Viúva Negra, durante a Segunda Guerra Mundial. Anos depois, quando volta à ilha em um período em que se acreditava que os X-Men estavam mortos, Logan assume um dos visuais mais afastados da indumentária super-heróica: o Caolho. Fez sua fama em inúmeras brigas de bar e fazendo vários inimigos no submundo da ilha.

3

2 – Surpreendente

Com o fim da polêmica fase Morrison, os títulos X foram reformulados no evento chamado Reload, que, entre outras coisas, trouxe de volta os colantes coloridos. Em tal evento, foi criada a série mutante que viria a ser a mais aclamada em muito tempo, Surpreendentes X-Men. Lá, nós vimos os novos uniformes dos protagonistas que, é claro, incluíam Wolverine. Remetendo ao clássico traje amarelo, a diferença deste é a textura mais realista, pequenos detalhes de cores e a abolição das botas pontudas e da “cueca por cima da calça”. Este é até hoje o uniforme atual de nosso herói, que pode ser visto tanto em suas aventuras solo quanto nas de suas equipes, X-Men e Novos Vingadores.

2

1 – O Traje Marrom

Em 1980, o lendário artista John Byrne reformulou o visual de um de seus X-Men favoritos, o protagonista deste artigo, Wolverine. Mudando do amarelo para o marrom, e sem as listras azuis, Logan ganhou um visual mais ameaçador, condizendo com sua personalidade. Além de que marrom é a cor da pelagem do carcaju, animal no qual o personagem foi inspirado, chamado de wolverine nos países de língua inglesa. O nosso primeiro colocado aqui foi usado nas aventuras do baixinho ao lado dos X-Men durante toda a década de oitenta e início da de noventa, além de ser trajado em algumas de suas aventuras solo mais clássicas, como a minissérie de Chris Claremont e Frank Miller, no auge criativo de ambos. Depois do recente evento Dinastia M, foi criada a série Wolverine Origens, na qual temos a boa surpresa de ver Logan trajando o bom e velho uniforme marrom uma vez mais.

1

Assim, chega ao fim mais um top 10 da nossa maratona. É claro que, para formular esta lista, outros trajes ficaram de fora, como o de agente da SHIELD durante a Dinastia M, a armadura de Cavaleiro de Morte de Apocalipse, na Saga dos Doze, o uniforme "Fang" roubado da Guarda Shiar durante a Saga da Fênix, além de sua fase como cobaia da Arma X e quando teve o adamantium removido de seu corpo, tomando um aspecto mais primitivo.

Maratona 616 Wolverine



Concorda com a escolha dos dez mais? Não? Dê sua opinião. Afinal, é só para isso que listas servem, não é?

P.S.: Agradecimentos especiais a Coveiro e João.

Léo

comments powered by Disqus