sexta-feira, 1 de maio de 2009

Wolverine: Dois Assassinos, uma Vingança e um Passado em Comum


Wolverine #62

Mística foi acolhida pelos X-Men. Mesmo sendo uma de suas mais antigas adversárias, assassinando Moira Mactaggert, conseguiu, inclusive, fazer parte de uma formação do grupo liderada por sua filha Vampira, que nunca confiou em sua mãe. Em com razão. Como esperado, Raven Darkhölme os traiu, aparentemente aliando-se a Sinistro e seus Carrascos. Contudo, tudo não passou de sua visão distorcida da realidade, na qual ela tentava, na verdade, salvar sua filha. No processo, assassinou Sinistro, mas foi rejeitada por Vampira no apagar das luzes da saga Complexo de Messias. Agora, desaparecida, ela será caçada pelo mais perigoso X-Man. Em Wolverine 53, o mutante canadense começa sua missão de acabar com esse problema permanentemente.

E a história começa com uma curiosa passagem no México, anos atrás, em 1921, quando Logan era prisioneiro em uma pequena aldeia por roubar cavalos, sendo condenado à morte. E na derradeira hora, no paredão de fuzilamento, conhece uma mulher curiosa: Mística. E ela lhe diz que está ali, na mesma situação que ele, por ser “diferente”, e por isso considerada uma bruxa. Ela estranha como o homem ao seu lado não se preocupa em morrer, enquanto em uma fração de segundo, os fuzis são disparados.

Wolverine

A história volta para o presente, quando vestido com seu uniforme de X-Men, Wolverine se encontra em uma pequena aldeia no Afeganistão. Sua passagem alerta os locais, e ele agarra um garoto pela camisa, e, ameaçando com suas garras, exige saber onde está Mística.

Wolverine

Enquanto pragueja o quanto procurou por ela naquele fim de mundo nos últimos três dias, parece que, com seus sentidos, finalmente detecta a mutante em meio à população. Claro, ela estaria disfarçada, utilizando seus poderes metamórficos. A abordagem deixa os locais agitados, mas isso não parece incomodá-lo. Afirmando que há muito queria fazer aquilo, Wolverine a atravessa com suas garras.

A fúria dos habitantes da vila aumenta quando, diferente do que o mutante esperava, sua vítima não retoma sua forma original. Ele se enfurece, exigindo que parem de esconder Mística, enquanto, ao lado do corpo de uma mulher local, espera que a entreguem.

Wolverine

A história novamente viaja no tempo, mas apenas três dias antes, para vermos quando Wolverine recebeu sua missão. E demonstrando sua nova postura como líder mutante, vista também em X-Force, Ciclope convoca Logan, que já sabe bem o que deve fazer, mas quer agir sozinho dessa vez. Porém, Scott questiona suas intenções, sabendo que Logan e Raven têm um passado em comum. Mas Wolverine não se incomoda, e entende muito bem que não foi convocado para capturá-la, mas assassiná-la. Ele então parte, sabendo que é o único capaz de localizá-la. Sua raiva nesse rápido diálogo, faz com que nos perguntemos o que de tão grave aconteceu na história que os dois compartilham.

Wolverine

Pouco depois (mais exatamente oito horas), Wolverine já a encontra, disfarçada como um ancião em uma mesquita. Em uma cena semelhante ao início da história, ele arrasta um aparente inocente, dizendo o quanto aquilo é inevitável, causando reação das pessoas em volta. Assim, o “velho” consegue se desvencilhar, sai da mesquita, revela sua forma verdadeira, e, com todos lá dentro, inclusive Logan, detona uma bomba colocando o local abaixo.

Wolverine

Saindo das ruínas em chamas, Wolverine se irrita, sabendo que pegá-la é só questão de tempo.

Novamente retornamos ao México, no início do século passado. E sabemos como os dois escaparam do fuzilamento. Naquela fração de segundo entre a conversa dos dois e os disparos, Logan se desvencilhou das amarras, alvejado por alguns tiros, mas logo se recuperando, salvando os dois. Mística, claro, agradece a ajuda, apesar dele deixar claro que fez aquilo por si, e não por ela.

E quando Logan se dirige ao bar mais próximo, ela se apresenta e se junta a ele. Diz que ambos tem algo em comum (os poderes sobre-humanos) e que podem ser amigos, se referindo a algum negócio em andamento em Kansas City. Ao seu lado, Raven crê no início de uma boa amizade.

Wolverine

Voltamos à pequena aldeia nas montanhas Safed Koh, no Afeganistão. Lá, Wolverine, ainda demonstrando sinais da destruição da mesquita em seu uniforme rasgado (diferente do início da história), percebe logo o que aconteceu. Confirmando que Mística está sempre um passo à sua frente, vê o corpo da mulher com a marca tripla de suas garras, e grita por Mística, notando que ela se fez passar por ele.

Wolverine

Mas uma transmorfa dificilmente ataca pela frente, e sua estratégia é perfeita. Fazendo se passar pelo mutante, ela colocou toda a aldeia contra aquela figura violenta que acabara de assassinar uma inocente. Eles surgem pesadamente armados, dando a chance de Mística escapar, fazendo com que Wolverine mais uma vez se enfureça.

Wolverine

Assim termina a primeira de quatro partes de Procura-se Mística, arco escrito por Jason Aaron, o mesmo que acabou de assumir o Motoqueiro Fantasma por aqui. Com arte de Ron Garney, o competente Aaron promete uma história no estilo clássico do baixinho mutante, com muitas referências ao seu passado e bastante violência.


João

comments powered by Disqus