quinta-feira, 21 de maio de 2009

Justiceiro: O Clube das Viúvas


Photobucket

Frank Castle é uma pessoa que passa por cima de vários adversários. Primeiro, acabou com uma família inteira, o clã mafioso dos poderosos Cesare. Depois, destruiu diversos membros do governo americano e russo. Logo na sequência, aniquilou diversas gangues de irlandeses que tocavam o terror na Cozinha do Inferno. Em seguida, acabou com membros de uma rede prostituição, da forma mais cruel possível. Isso sem contar os traficantes que ele trucida no café da manhã. Será que existe uma pessoa ou pelo menos um grupo de pessoas que possa parar a máquina homicida chamada Justiceiro?

Todos nós sabemos em que ponto do arco “O Fazedor de Viúvas” se encontra. Nossas queridas ex-esposas de mafiosos estão prestes a engatilhar seu plano para acabar com a raça de Castle. Mas a parte três do arco (Marvel Max 67) não começa na explicação do plano. O arco começa justamente com o Justiceiro destroçando um comboio cheio de mafiosos.

Mas a explicação dos planos das viuvinhas começa logo na sequência. Enquanto discutem como executar o plano, nossa misteriosa personagem que está cumprindo o papel que até agora executou: Vigiá-las bem de perto.

Photobucket

O plano é muito simples: Infiltrar Bonnie em algum esquema que atraia atenção do Justiceiro. E claro, garantir que Bonnie saia viva no processo. Porém, elas andam tendo dificuldade, já que estão fora da máfia. Barbi então resolve ir conversar (na verdade, ela foi transar com o cara) com Tony Pizzo e tentar infiltrar Bonnie no esquema.

Após uma boa conversa (se é que vocês me entendem), Barbi parece fisgar o mafioso. Ele começa a comentar sobre o fato do Justiceiro acabar com todos que aparecem na sua frente. Porém, dessa vez será diferente, já que eles têm um plano. Era tudo que Barbi queria ouvir.

A cena é cortada para mostrar o massacre que o Justiceiro anda fazendo. Ninguém consegue parar a fúria assassina que acompanha Frank Castle desde o Vietnã. Somente uma coisa é capaz de frear isso. Sim, uma mulher. Só que nesse caso, a mulher, que sai de um bagageiro de um dos carros destruídos, é Bonnie.

Photobucket

Voltamos para Barbi e seu novo amante, Tony Pizzo. Enquanto ela distrai o capo da melhor maneira que ela sabe, as outras viúvas seguem com o plano, que nós já sabemos qual é. Mas o que elas não sabem é que a mulher misteriosa continua muito perto.

Logo após a onda de aniquilação do Justiceiro, Bonnie começa a contar a sua “história”. Fala que ia servir de diversão para o mafioso. Começa então a contar da casa onde ela trabalha. Justiceiro pede o endereço e diz que vai sozinho. Mas Bonnie o convence de que o melhor seria se ela o acompanhasse. Ao chegarem ao local, as outras viúvas estão a espera do senhor da Caveira no Peito. Frank Castle cai numa armadilha.

Apesar de desconfiar, o Justiceiro acaba caindo na armadilha. Porém, as viúvas não eram tão boas assim de mira. Shauna acaba errando o tiro, para o desespero de Annabella. Bonnie então resolve acabar com o Justiceiro na base da pancada.

Photobucket

Porém, até mesmo os maiores homicidas têm seus anjos da guarda. Ou seria uma fã? Bom, isso não vem ao caso. A misteriosa mulher esfaqueia Bonnie, sendo que esta demonstra conhecê-la. Annabella entra em desespero e manda matar todos que estiverem perto do Justiceiro. Tarde demais, já que o anjo da guarda de Castle revida os tiros, para a angústia de uma paralisada Annabella, que parece que viu um fantasma.

A operação, que tinha tudo para dar certo, vira um desastre. Justiceiro e sua misteriosa fã escapam, enquanto as viúvas têm que enterrar Bonnie e se virar com a polícia. E nesse instante aparece o mais novo personagem apresentado, o detetive Budiansky.

Photobucket

Enquanto as interroga, Budiansky ouve as piores lorotas que um detetive poderia esperar. Após encerrar as perguntas, ele resolve ir até a cena do crime. Lá encontra um verdadeiro campo de guerra, com um dos criminalistas falando mal de CSI. Enquanto analisa a cena do crime um tanto bizarra, o próximo passo é analisar o corpo sem vida de Bonnie.

Enquanto os criminalistas brincam de Bones, Justiceiro é carregado até o esconderijo de sua fã misteriosa. E começa a receber o tratamento de primeiros socorros.

De volta à cena do crime, Budiansky começa a soltar os cachorros em quem permitiu que as viúvas fossem liberadas. O Capitão Carling assume a responsabilidade pelo ato. Todos começam a rir de Budiansky até ele começar a falar o nome das viúvas e seus falecidos maridos. Isso deixa o Capitão muito, mas muito p&%% da vida.

De volta à casa de uma delas, as viúvas começam a se livrar das provas, enquanto Annabella permanece em estado de choque. Logo em seguida, ela revela quem é a assassina de Bonnie. Trata-se de sua irmã mais nova, Jenny Cesare. E que devia estar morta, já que Shauna falhou em matá-la. O plano das viúvas começa a desmoronar.

Enquanto as viúvas pensam em como sair daquela enrascada, Jenny cuida do seu ídolo favorito. Quando Justiceiro pergunta o porquê de tanto afeto, ela revela: “Você é o homem que matou o meu marido”. Sim, Jenny Cesare é outra viúva.

Então Jenny começa a contar a sua história. Tudo começa com um casamento com o homem perfeito. Tudo estava deslumbrante. Até passar a Lua-de-mel, onde Jenny passaria sofrer na mão do maníaco mafioso conhecido como Tim. Foi um tempo regado a estupros, perversões e violências. Até que aconteceu um fato interessante. Sim, o Justiceiro aconteceu.

Photobucket

Ao relatar esse fato, Castle disse que não se lembra. Claro, o cara matou mais gente que a gripe espanhola, não teria como se lembrar mesmo. Mas para Jenny aquele foi um momento mágico e inesquecível. Mas o Justiceiro não entende o porquê de querer matar as viúvas, mas Jenny quer vingança porque justamente elas o empurraram para ficar com seu falecido marido.

E as nossas viúvas? Bom, elas não andam se entendendo muito. Shauna recebe toda culpa por Jenny estar viva e causando todo aquele estrago. Somado ao fato de falharem na tentativa de matar Frank, as quatro viúvas estão em pânico. Então Shauna, após ser impedida de ir embora, começa a revelar que não executou o serviço diretamente. Ela “terceirizou” a queima de arquivo para um dos seus amantes, que era um dos capangas de Toomey. Annabella fala para ir atrás deles, a fim de tirar isso a limpo.

Uma cena para descontrair: Budansky e sua esposa. O detetive estava dando a descrição de Artie, o falecido marido da viúva Bonnie (que bom, agora os dois podem se encontrar em algum lugar bem quente). A esposa pergunta quem fez a ligação anterior, e a resposta era o Capitão Carling, dizendo que Budiansky vai trabalhar sozinho no novo caso. Sua esposa pergunta se pode quebrar a cara do chefe do detetive, sendo que Budiansky concorda, mas desde que possa descer o pipoco no chefe dela. Ela fica preocupada, já que seu marido terá que agir sozinho, mas ele tenta tranqüilizá-la.

Voltemos ao relato de Jenny Cesare. Ela começa a contar da vida de princesa que levava quando era uma Cesare. Se de um lado a família promovia dor e destruição, do outro era como se fosse uma família feliz e cheia de sonhos. Ela estava cansada dos seus namorados serem metidos a machos-alfas, por isso se interessou por Tim. Ele era diferente daquilo. Na época, Tim estava viúvo, já que sua esposa morreu em um acidente.

Incentivada pela sua irmã, Annabella, e suas companheiras, Bonnie, Barbi e Lorraine, ela concordou em se casar com Tim, já que era importante alguém na posição dele ter uma esposa. Mas Jenny só descobriu que ele era um monstro depois do casamento. E que a morte da falecida ex-esposa não foi um acidente e sim suicídio. Jenny culpa todos por isso, já que simplesmente levaram um cordeiro para o lobo. O apoio da irmã e suas amigas se resumia a um objetivo: Manter a família.

Photobucket

Então veio uma boa notícia: Tim estava morto. Mas veio outra pior ainda: Jenny estava com câncer de mama. No final, aconteceu tudo de ruim para a pobre Cesare. Nessa época, relata Jenny, começou os contatos com Toomey e o marido de Annabella, Dominic, o que permitiu a aproximação de Shauna, que por sinal estava no dia em que Jenny descobriu seu câncer.

Tresloucada e muito magoada com a família, Jenny ameaçou levar todas as informações que conhecia para o FBI. Annabella tentou demover a irmã de seu intento, mas Shauna teve uma idéia melhor: Eliminar a caçula dos Cesare. Annabella a deixou encarregada do serviço, mas como nós sabemos, não foi ela que executou a ordem.

Shauna chega para seu amante viciado em crack e pergunta sobre o trabalho que lhe foi passado há muito tempo. Curtis não se lembra de muita coisa e está somente interessando em Shauna para outros fins. Shauna então, com um pouco de dinheiro, tenta avivar a mente de seu chapado amante. E ele relata como aconteceu, passando pelo acidente do carro até jogar o corpo na linha do trem. Só que miraculosamente, Jenny sobreviveu. E acordou em Galveston.

A partir daquele momento, uma nova Jenny surgiu. Aprendeu atirar, aprendeu truques, enfim, aprendeu o necessário para acabar com sua irmã e sua turma. Estava mesmo preparada para passar por cima até mesmo dos mafiosos. Porém, alguém lhe facilitou a vida, ao exterminar todos os Cesares. Ela tenta se relacionar com outros homens, mas não consegue. Para ela, todos são como seu falecido marido. Afinal, algumas pessoas jamais voltam ao normal.

Photobucket

E se encerra mais uma parte do estupendo arco “O Fazedor de Viúvas”, conduzido magistralmente por Garth Ennis. Ao que parece será a vez de Castle dar o troco. E, provavelmente, as viúvas ao desejar jamais terem vindo a este mundo.

Rafael Felga

comments powered by Disqus