segunda-feira, 15 de junho de 2009

X-Men Millennium: Apocalipse Agora*

Artigo escrito por nosso colaborador Jeferson Vasconcellos

Ultimate X-Men #93

Os X-Men de Bishop (com o apoio secreto de Cable) estão preparados. O afastamento dos outros pupilos do Prof. Xavier foi realizado com sucesso, assim como seu treinamento e a expansão dos seus poderes ao máximo no tempo disponível. Agora só resta esperar pela chegada do Apocalipse, no arco que leva seu nome, que se desenrolou entre as edições 86 e 89 de Marvel Millennium.

ATO I – Vem o Apocalipse

Jean Grey e Scott Summers convocam Bishop e sua equipe à mansão X para avisá-los de que Sinistro, o estranho adversário que achavam que tinha cometido suicídio estava vivo, e fugiu do necrotério da SHIELD. Em meio à chegada deles, notam que o Fera está vivo, sem maiores explicações.

Sinistro está à solta nos túneis dos Morlocks, caçando o esconderijo para mutantes não tão poderosos que, para o vilão, serão alvos fáceis. Ele já havia assassinado quatro mutantes e precisa matar mais seis para que o seu mestre Apocalipse pudesse finalmente ganhar vida. Manipulando telepaticamente Sanguessuga, Sinistro chega ao Beco, onde o novo líder dos Morlocks, o ex-X-Man Noturno o confronta sem muito sucesso, pois logo vários elementos são assassinados.

X-Men Millennium: Apocalipse

Em seguida, os X-Men chegam, mas Sinistro faz Wolverine se virar contra os colegas. Na confusão, Essex elimina mais dois mutantes, restando apenas um para realizar sua profecia. Seu novo alvo é Cristal, mas o Anjo a salva alçando voo carregando o vilão. Tempestade e Cristal se preparam para separar os dois, mas são derrubadas por disparos de Bishop. Sinistro aproveita a oportunidade e alveja o Anjo com três tiros.

Eles despencam ao chão, e o corpo de Sinistro se ergue no ar sob uma luz irradiante. Wolverine, que testemunhou as ações de Bishop, o responsabiliza pela morte do Anjo e pela traição que ele supostamente cometeu, e o atravessa com suas garras de adamantium. Moribundo, Bishop disse que tudo aquilo tinha que acontecer, mas morre antes de explicar os seus motivos.

X-Men Millennium: Apocalipse

Na superfície, Sinistro não existe mais. Depois de uma rápida metamorfose, ele dá lugar a outro ser. Apocalipse agora caminha entre nós.

X-Men Millennium: Apocalipse


ATO II – Conflyto e Massacre

Alguns policiais testemunham a ascensão da criatura Apocalipse e disparam contra ele. O monstro começa a destruir tudo a sua volta. Nos túneis, os X-Men ainda estão chocados com a morte do Anjo e partem para combater Apocalipse.

O gigante agarra Wolverine e fala em como pode manipular seu DNA mutante. Após dizer que pegaria seu fator de cura. Wolverine o perfura no pescoço, mas suas garras ficam presas. Num puxão, o braço de Logan é decepado e é usado contra si mesmo. Sua aparência futura como Cable se desenha em plena batalha, enquanto o próprio Apocalipse parece mudar e se adaptar, afirmando que é hora de sua conquista. Noturno volta com os Morlocks restantes para ajudar na batalha, e logo as ruas são tomadas por uma grande batalha mutante. Apocalipse, berrando que o mundo é seu, domina boa parte deles mentalmente, o que os faz lutarem novamente uns contra os outros.

X-Men Millennium: Apocalipse

Perto dali, o Homem-Aranha e Kitty Pryde visavam chegar à confusão, mas Kitty, por ser mutante, também é dominada pelo instinto de defender Apocalipse e agride o Aranha.

Ao longe, o Quarteto Fantástico assiste do edifício Baxter a fumaça da destruição e decidem intervir, mas ao sair com sua nave, são atingidos por um avião Stealth modificado. Eles se salvam graças aos poderes de Susan Storm, e surpresos, são atacados pelos X-Men que restaram na mansão, que vinham ajudar seus colegas.

X-Men Millennium: Apocalipse

Logo, é a SHIELD que está se opondo a Apocalipse, mais mudado e forte do que antes, mas nada tem efeito. Jean Grey, desesperada, vê em meio às chamas, dois seres surgirem do nada. O aspecto deles é bem conhecido para nós que acompanhamos o universo 616 regular. São versões bem parecidas de Conflyto e Massacre (Stryfe e Onslaught no original).

X-Men Millennium: Apocalipse


ATO III – Surge a Fênix

Os dois serem surgidos de repente, não são nada menos que o Professor Xavier e Cable, oriundos do futuro onde estavam refugiados treinando para esse momento. Xavier bloqueia a influência de Apocalipse, e liberta os mutantes mais próximos. Cable explica que tudo fazia parte do plano estabelecido junto com Bishop, levar Xavier para o futuro para capacitar o professor para que pudesse evitar o destino onde Apocalipse reinava sobre tudo.

X-Men Millennium: Apocalipse

Xavier parte para cima de Apocalipse e usa todo o seu poder telepático para derrubá-lo. Mas mesmo ampliados, os poderes de Charles não são suficientes, e Apocalipse o rechaça. Xavier tenta novamente, mas os reflexos de tanto poder começa a afetar os mutantes em volta. Quando o inimigo ameaça a começar a absorver os poderes do professor, Jean Grey resolve implorar para entidade que vem dividindo com ela a sua mente para que a ajude a acabar com tudo aquilo.

X-Men Millennium: Apocalipse

Naquele momento, a Fênix está livre!

X-Men Millennium: Apocalipse


ATO IV – Cinzas

Fênix ataca ferozmente Apocalipse, que não tem noção do que enfrenta. Ela se declara uma deusa agora, e começa a desintegrar o gigante. Apocalipse ainda reage, mas Fênix emprega todo o seu poder agora, até expurgar toda a entidade Apocalipse de Nathaniel Essex, na vista de todos os X-Men.

X-Men Millennium: Apocalipse

A batalha de entidades está concluída. Mas Jean não é mais apenas uma mutante. Para espanto dos X-Men, Fênix declara que tem de partir para reparar todo o estrago feito por... Charles Xavier! Ela o acusa de ter muito poder, mas desperdiçá-lo por realizar tão poucos feitos para a causa mutante. Dizendo essas palavras, ela segura com as mãos a cabeça de Charles.

Num clarão branco, Xavier se vê novamente na cadeira de rodas, em sua mansão. Scott e os outros X-Men também estão lá, e até o braço amputado de Wolverine está no lugar. O Anjo está vivo e bem. Todos se lembram do que aconteceu e tentam entender se tudo foi um sonho ou um pesadelo. Na televisão, os noticiários não anunciam nada de anormal. Manhattan está inteira como estava antes. Contatado por Scott, o Triskelion e o Quarteto Fantástico não se lembram de nada do que aconteceu.

X-Men Millennium: Apocalipse

Pensativo, Xavier vê aquilo como uma dádiva que a Fênix deu ao mundo: recomeçar como uma segunda chance para o sonho de paz, tolerância e igualdade.

X-Men Millennium: Apocalipse


Jeferson

Notas:

1. O que parecia ser a reedição de uma das fases mais polêmicas dos mutantes do Universo Marvel regular, acaba sendo uma boa sacada do escritor Robert Kirkman, mas bem óbvia para quem vem acompanhando com atenção as histórias dos mutantes Millennium.

2. As duas primeiras partes desse arco foram coloridas pelo artista francês Stéphane Peru que faleceu sem poder concluir o arco. A terceira parte foi colorida por Paul Mounts, e a quarta por Jay David Ramos. As três primeiras partes têm desenhos do espanhol Salvador Larroca, e a última pelo novato filipino Harvey Tolibao.

* Nota do editor: Tomei a liberdade de colocar esse título no artigo, obviamente brincando o título do filme Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola.

comments powered by Disqus