sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ultimate X-Men: Contra tudo e contra todos


 Vampira recebeu de Deus a missão de salvar seus amigos do reverendo William Stryker Jr, mesmo que eles não acreditem nisso. Mercúrio pode ajudar o impotente Presidente dos Estados Unidos a lidar com a atual situação dos mutantes por todo o país, mas a que custo? As histórias dos X-Men do universo Ultimate relatam um conto de sobrevivência e confiança, que anda muito escassa hoje.

Valerie Cooper é a principal porta-voz do governo quando o assunto são os mutantes. Depois da revelação que os mutantes são fruto de experiências de engenharia genética que saíram de controle e se disseminaram pelo mundo como um vírus, diversos protestos violentos explodiram pelas ruas da América e pelo mundo. A sua maior surpresa é a presença de Mercúrio diante do presidente, o filho de Magneto, ex-membro dos Supremos e considerado atualmente um terrorista. Ele oferece, de livre e espontânea vontade, uma forma do governo procurar e achar facilmente todos os mutantes do país. Uma versão aprimorada de Cérebro, o aparelho desenvolvido por Charles Xavier pra procurar e ajudar mutantes.


Ao mesmo tempo, o Reverendo Stryker bota em ação o seu plano de expôr e exterminar os mutantes em praça pública, no caso, Times Square, em Nova York. Eliminando os policiais e a guarda nacional, Stryker primeiro cura os mutantes para então matar os que não se 'arrependem'.


Vampira é salva alguns momentos antes por Kitty, Johnny Storm e Bobby Drake dos sentinelas governamentais Nimrod, e levada por eles para os esgotos da cidade. Na volta, eles encontram Jimmy Hudson e um garoto salvo por ele dos purificadores de Stryker os esperando no esconderijo. Vampira diz que recebeu uma revelação e que eles devem confrontar Stryker o quanto antes e salvar os mutantes sob o seu jugo. Kitty se opõe e fica pra trás, mas o garoto (que é a versão do mutante Larval do universo Ultimate) diz que Vampira estava com Stryker quando eles estavam presos.


Temendo uma traição de Vampira, Kitty, usando seu uniforme de Aparição, vai atrás dos seus protegidos e chega até eles bem no momento em que Stryker os derrotou e está para tocar Vampira. Neste mesmo momento, Val Cooper descobre a verdade sobre Stryker: ele é um mutante que teve seus poderes reprimidos por drogas experimentais por seu fanático pai. Mas mesmo agindo rápido, não consegue impedir Mercúrio e o Presidente de usarem Cérebro e passar os dados de localização de todos os mutantes para as unidades Nimrod.

Coincidentemente, os Nimrods estavam prontos para confrontar Stryker, mas ele, usando seus poderes, tomou controle dos robôs, no exato instante que Kitty aparece e o mata com apenas um golpe usando seus poderes de alteração de massa. Os Nimrods os atacam inicialmente, mas depois partem para destino ignorado. Mercúrio desaparece da Casa Branca deixando o presidente desesperado por ter condenado a morte os mutantes restantes.


Já Vampira e Kitty discutem sobre a "traição" de Vampira, que na verdade estava fazendo tudo que 'Deus' havia lhe pedido. Ela sabia que Stryker era mutante e iria absorver os poderes dele no momento em que os Nimrods chegariam e deteria os robôs. Mas como tudo deu errado, a ideia agora era levar todos os mutantes que ela pudesse para a RSA. A República do Sudeste Asiático é o lar de mais de cem mil superseres e sua origem foi vista na mini do Gavião Arqueiro. Por isso, Karen Grant, Liz Allen e Derek Morgan não aparecem mais em X-Men Ultimate, porque foram convocados por Nick Fury nessa minissérie. A última coisa que faltou para Vampira revelar é que o Deus que lhe deu todas essas previsões era na verdade, o falecido Charles Xavier!

Os mutantes agora tem uma esperança de salvação se fugirem para Tian, a cidade dos super seres que fica na RSA, mudando o panorama de desesperança total em que eles se encontravam depois do Ultimatum. O problema é que quando se coloca tantos mutantes juntos, como numa utopia, nós sabemos o que acontece depois... O atual responsável pelo roteiro de X-Men Ultimate é o escritor Nick Spencer, e o titular nos desenhos é Paco Medina. A história não acaba aqui, e veremos as consequências na próxima edição de Ultimate Marvel. O arco deste artigo está compreendido entre as edições 29 e 33 da revista.

Jeferson

comments powered by Disqus