segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O Legado de Wolverine: Reunindo os Herdeiros


Logan está morto. E desta vez é de verdade. Não houve encenação ou subterfúgio. E se há alguma chance de ele lutar pelo seu caminho de volta lá do inferno, ainda não aconteceu. Agora, o mundo é um lugar sem Wolverine e isso pode significar que se tornou um lugar ainda mais sombrio do que imaginávamos. Assim, seus ditos "herdeiros" estão sendo reunidos e dividindo histórias que mostram que seu pai, colega ou mesmo arquinimigo era de fato muito mais importante do que mostrava a princípio. Mas quem poderia substituí-lo pra por as coisas em ordem?

Charles Soule é o novo escritor que toma o lugar das histórias que substituem a mensal do baixinho canadense. E tudo começa em o Legado de Wolverine, onde personagens ligados a ele foram capturados e misteriosamente aprisionados em algum lugar da croácia. Lá estão Dentes de Sabres, Daken, X-23, Lady Letal e um misterioso ressuscitado Professor X. Não é difícil para eles entender que o que liga todos ali é Wolverine e logo dividem uma breve ideia do que houve recentemente em suas vidas para chegar até aquela prisão.

O mais emblemático ali certamente é o Professor X, que parece de cara querer doutrinar os outros sobre o que fazer. Lady Letal logo percebe a farsa e desmascara que aquele Xavier é na verdade a mística se passando pelo careca. Mas como ela sabia de tantos segredos recentes deles? É uma resposta que só terão outro dia. O ultimo prisioneiro a chegar é Elixir, que está desacordado e é arremessado pra dentro da prisão de paredes energéticas.

Finalmente, os captores se revelam. O líder é um homem de espadas e capuz vermelho, que nitidamente demonstra interesse em continuar os experimentos misteriosos que o Doutor Cornelius vinha fazendo com fatores de cura e implantes de adamantium. Todos ali foram mexidos e usados (mesmo sem saber) pelo Doutor e tem motivos de sobra pra se interessar pela missão desse misterioso vilão.


O captor adverte que os quatro foram manipulados por Cornélius com palavras hipnoticas que podem manipulá-los a qualquer momento. Pode fazê-los dormir, entrar em transe hipnótico, matá-los ou... algo mais. Pode ser que até estejam sendo manipulados agora sem saber. O vilão mascarado propõe um acordo então para eles.

Mas antes da história continuar, é preciso revisitar como cada um dos capturados recebeu a notícia da morte de Logan. E tudo começa com uma edição subsequente focada na X-23. Diferente dos demais colegas de Wolverine, ela reagiu com raiva e fugiu mais uma vez da escola. Foi assim que Laura foi parar numa boate barra-pesada no Canadá. Se achava que lá ela iria ficar sem confusão, pensou errado. A clone deu de cara com uma gangue local e só escapou com a ajuda providencial de um herói novo e desconhecido. 

O herói de capa se revela mais tarde sendo Colin Ashworth Hume, que outrora era Windshear da Tropa Alfa. Agora, ele não era mais ninguém. Não passava de um ex-mutante que perdeu seus poderes de controlar correntes de vento e mais tarde descobriu que tinha um cancer fatal. Sem rumo, decidiu fazer nos seus últimos dias o que mais se importava - lutar a boa luta pelo bem. Mais do que todas as outras vezes, Laura entendeu a importância das pessoas em vestir uniformes coloridos e lutar pelos outros e pelo bem maior. Ela estaria até considerando em usar mais cores daqui pra frente em seu dia a dia.

Na história que segue o foco é em Dentes de Sabre. Desde a morte do Wolverine, Creed vem capturando pessoas com o perfil parecido do Wolverine, colocando uniformes parecidos nele e os matando. E por mais que faça isso, essa angústia de não ter sido ele a matar Logan não passa. Enquanto isso, ele vem realizando certos trabalhos por aí. Um deles é na Somalia, tomando partido por um dos lados e lutando contra guerrilheiros locais.

É num desses trabalhos que Creed topa com um adversário a altura, um guerrilheiro com superpoderes capaz de controlar fogo. É o açogueiro de Daimsho, Labaraa. Com seu fator de cura, Creed é o único que consegue derrotar o cara. Mesmo com alguma dificuldade, Dentes de Sabre considera o feito e aquele desafio o fez mudar de ideia sobre o que fazer a seguir - Lutar por algo mais e esquecer o fantasma de Logan que o definia.


A próxima história é com a Lady Letal. Em seus últimos momentos, Wolverine se aliou a ela brevemente. De certo modo, ela deve a vida a ele, que se sacrificou em seu lugar. Agora, por questão de honra, ela deve pagar algo a Wolverine. E em Tóquio ela vai em busca da Espada de Honra do Clã Yashida que pertencia a Logan e lhe foi roubada antes de morrer. Seguindo um rastro fácil, Letal vai eliminando os vilões, mata guerreiros reforçados com tatuagens de nanita.

No processo, Letal acaba salvando garotas que eram prisioneiras de gangues locais e faz algo que nunca imaginou - ser heróina de outros. Depois de deixar as meninas no Hospital Okubo, Letal segue para um cemitário em Akihabara. Lá é um lugar entre pinheiros, onde Logan sepultou amigos ou mesmo inimigos, ela guardou a espada. Ali, após uma prece, ela considerou que poderia ser um Wolverine melhor.

O que temos aqui são resumos das histórias do Legado de Logan que saiu em Wolverine 10 e 11. São histórias praticamente independentes com artes espetaculares de Oliver Nome, Ariela Kristantina, Jonanthan Marks e Juan Doe. Além de Soule, temos no roteiro Tim Seeley na história da X23, Kyle Riggins em Dentes de Sabre e Margueritte Bennet em Lady Letal. Mas ainda não acabou. Vem aí as histórias focadas em Daken e Mística.

Coveiro

comments powered by Disqus