terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Ex-showrunner de X-Men '97 reclama da Marvel estar trocando a raça de vilões da Marvel por negros

 No final deste mês, chega ao Disney+ mais uma animação da Marvel na plataforma com Seu Amigão da Vizinhança, o Homem-Aranha. E uma das coisas que mais chamou a atenção do desenho foi que encontramos uma versão de Norman e Harry Osborn negros. E isso foi não só ponto de contestação de alguns fãs mais hardcores como também do o ex-showrunner de X-Men '97, Beau DeMayo. E ele tem um ponto.


O roteirista principal de X-Men '97 supervisionou o renascimento dos mutantes dos anos 90 e ganhou aclamação da crítica pela série após sua estreia em março de 2024. Apesar de suas contribuições criativas, a Disney demitiu DeMayo em março de 2024, citando alegações de má conduta "flagrante", supostamente envolvendo má conduta sexual e violações do acordo de separação. Após sua demissão, os créditos de DeMayo devem ser removidos da 2ª temporada (com lançamento previsto para 2026), e Matthew Chauncey está assumindo como roteirista principal da 3ª temporada. Isso foi o suficiente para o ex-showrunner de X-Men '97 atacar algumas decisões do estúdio desde então.

Recemente, Beau DeMayo atacou a péssima qualidade da terceira temporada de What if...? que saiu no final de Dezembro passado e aproveitou para cutucar seu substituto Matthew Chauncey ali. E depois do primeiro trailer oficial da nova animação do Homem-Aranha, Beau recorreu às redes sociais para criticar a Marvel Studios por sua prática recorrente de trocar de raça vilões tradicionalmente brancos por personagens negros. Em uma publicação no X (antigo Twitter), DeMayo apontou o dedo para a Marvel Studios, pedindo que eles parassem de "trocar de raça vilões brancos para negros":

"Aqui, deixe-me reformular. Ei, Marvel Studios, por favor, parem de trocar de raça vilões brancos para negros. Parece 'engraçado'.

Kang. Alto Evolucionário. Norman Osborn. Electro. Mordo."

DeMayo, um escritor e produtor negro, elaborou em algumas postagens de acompanhamento, afirmando que tais escolhas de elenco perpetuam narrativas problemáticas:

"Muito do que consumimos — especialmente crianças — influencia visualmente como vemos o mundo. Quando o mocinho heróico é quase sempre branco e bandidos brancos canônicos são feitos de preto para 'representação', é uma história visual de mocinhos brancos espancando bandidos negros.

Especialmente quando sua biblioteca de heróis negros é tão radicalmente mal atendida. Isso revela um forte preconceito ou ignorância."

Durante sua crítica, os fãs apontaram que ele deixou que o personagem Mancha Solar fosse "branqueado" em X-Men '97. Ele já havia sido criticado antes por ter escolhido um ator brasileiro branco, Gui Augustini, para dublar o personagem e teve que trancar o Twitter na época. Hoje, ele se defendendo dizendo que era "uma diretriz da Marvel":

"Perguntado e respondido. Esta era uma diretriz da Marvel. Os membros da equipe e eu mencionamos sua herança afro várias vezes. Eles queriam 'representação latina' na equipe, já que Tempestade e Bishop já eram negros."

Em um outro Twitter mais antigo, DeMayo também culpou a Marvel por colocar o Pantera Negra do desenho como sendo T'Chaka ao invés de T'Challa, criando um erro de continuidade com o desenho dos anos 90. No entanto, ele ressalta que entendeu o sentimento do estúdio na época que parecia estar de luto ainda.

"Não sei por que a Marvel tinha certos diretores tentando distorcer e mentir sobre isso, mas produzimos a primeira temporada [de X-Men '97] no início de 2021", disse ele no X. "A perda de Boseman pesou muito no estúdio, assim como em mim como um homem negro. Parecia muito cedo para fazer [T'Challa]. Coloque a humanidade antes da continuidade."

DeMayo acrescentou mais tarde: "Como eu disse, na época, não parecia certo. Apenas uma questão de respeito. Se fosse hoje, acho que a escolha poderia ser diferente. De qualquer forma, tentar distorcer como algo diferente do que era não faz sentido para mim."



O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo foi o produtor executivo e roteirista principal da primeira temporada da nova animação. Jake Castorena é o diretor principal, junto com os diretores de episódios Chase Conley e Emi Yonemura.

Coveiro

comments powered by Disqus