segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

A identidade de Ronin e os mistérios da SHIELD


Pudemos acompanhar em Novos Vingadores nº 35 e nº 36 o arco em três partes que apresenta o último componente da mais recente formação dos Vingadores: Ronin. Após sondar mais uma vez Matt Murdock para integrar a equipe, Steve Rogers (o Capitão América) recebe mais uma negativa do Demolidor, que não queria envolver o grupo em seus problemas. Contudo, indica um substituto para as necessidades do líder dos Vingadores, que precisava de alguém que conhecesse o submundo japonês, já que queria ir atrás de mais um dos fugitivos da Balsa: Kenuichio Harada, o Samurai de Prata.

New Avengers # 11

Acordo feito, o grupo se dirige para Osaka desfalcado de Wolverine e do Sentinela, aguardando o resultado das investigações do misterioso membro (apenas de conhecimento de Rogers). Ronin surge como um ninja e presencia uma negociação inusitada. O clã Yashida, o mais poderoso da Yakuza – a máfia japonesa –, se reunia com a Hidra (liderada pela sua atual Madame Hidra – a Víbora) e com o Samurai de Prata. Isso tudo com proteção dos ninjas do Tentáculo.

Víbora & Hidra - Samurai de Prata & Tentáculo

Enquanto Ronin é avistado e acaba levando a luta até onde os Vingadores o aguardam (uma cobertura de Tony Stark), todos esses vilões clássicos do submundo chinês, japonês e mundial se reúnem e discutem seu futuro, trazendo informações reveladoras. Em primeiro lugar, o Samurai de Prata não havia cometido crime algum em solo americano, tendo parado na Balsa após ser "seqüestrado", sem ao menos saber que se encontrava lá até o motim que acompanhamos no primeiro arco de Novos Vingadores. Preso nos EUA, sem julgamento, sem divulgação oficial.

Além disso, a própria Víbora, ao sugerir uma união entre Hidra, clã Yashida e o Samurai, revela que a SHIELD – desde a saída de Fury, como o Eddie escreveu em outro artigo – está podre por dentro. Um desses sinais seria a prisão inconstitucional de Harada. Afirma que a própria Hidra está também na mesma situação e que essa "podridão" tem relação com a da SHIELD, já que aqueles que "realmente mandam nas duas organizações" não estariam revelados. Situação suspeita, mas que pode ter a ver com a aversão da Diretora Maria Hill aos Novos Vingadores e com o ataque sofrido pelo grupo na Terra Selvagem.

Sequência de luta e um toque de humor de Bendis

Após o ataque dos ninjas do Tentáculo aos Vingadores – nos proporcionando uma das batalhas mais hilárias dos últimos tempos, com destaque para Luke Cage e Homem-Aranha –, a Mulher Aranha se adianta ao grupo e vai atrás da Víbora. Surgem mais mistérios. Ao que parece, a a volta dos poderes da Mulher Aranha têm alguma ligação com a Hidra. Esse "rabo preso" de Jessica Drew faz com que ela forje um ataque à Madame Hidra, que é capturada pelos Vingadores, após o Samurai de Prata revelar que ele fora seqüestrado pela SHIELD.

Na volta aos EUA, a Mulher Aranha arranja uma forma de libertar a Víbora, o que quase custa a vida do Capitão América que, ao fim do arco, a interpela dizendo: "Pra quem você trabalha?" Deixa-se, assim, o gancho para o próximo arco, no qual os segredos de Jessica Drew deverão ser revelados.

Mulher Aranha agente dupla?

Antes da conclusão do arco temos ainda a revelação da identidade do Ronin. "Ele" é, na verdade, Maya Lopez, também conhecida como Eco. Maya teve o pai assassinado pelo Rei do Crime, e foi criada por ele como se fosse sua filha, conforme seu último pedido. Quando mais velha – após terem constatado que ela era uma menina-prodígio –, Wilson Fisk lhe diz que o Demolidor era o assassino de seu pai.

Maya é surda (reparem como o Capitão repete algumas coisas que o Homem de Ferro fala, já que ela não pode ler seus lábios por causa da armadura), mas tem preparo físico olímpico, além de ter memória fotográfica, podendo reproduzir perfeitamente diversas habilidades que tenha observado. Após se apaixonar por Matt, e combatê-lo como o Demolidor, ela descobre toda a verdade sobre seu passado e o assassinato de seu pai – que deixara uma impressão de sangue em seu rosto, o que a motiva a tatuar uma imagem similar no mesmo local. Maya vai atrás do Rei do Crime, atira em seu rosto, deixando-o cego por um tempo, no início do processo que levou à sua prisão e "queda".

Maya Lopez: Ronin

Depois disso, Maya procura ficar em paz consigo mesma, entrando em contato com o modo de vida japonês e ficando amiga de Wolverine no processo. A indicação de Matt Murdock, portanto, é de uma pessoa na qual Steve Rogers pode confiar e que tem uma boa relação com um dos membros da equipe.

Porém, o desfecho desse arco – escrito por Brian Michael Bendis e ilustrado por David Finch – dá foco agora vai para outro componente da equipe: a Mulher Aranha. Ela é uma agente dupla? O que faz nos Vingadores? Qual sua relação com a Hidra? E com a "podre" SHIELD? Respostas no próximo arco.


« Jøåø »

comments powered by Disqus