sábado, 27 de junho de 2009

Interferência editorial afasta autor de Thor

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

O maior feito da carreira quadrinhística de J.M. Straczynski provavelmente será sempre o papel que desempenhou na famigerada saga Um Dia a Mais nos tempos que escrevia o Escalador de Paredes, mas aqueles que tiveram a sorte de acompanhar de perto seus outros trabalhos sabem que seu ponto alto na Marvel foi sua passagem na revista do Thor, uma fantástica e premiada história que chega ao seu fim em algum ponto ainda não definido do segundo semestre. Sua saída, porém, não foi exatamente por conta própria segundo o que ele falou em entrevista ao Comic Book Resources.

Sendo direto como de costume, Straczynski revela que foi sua posição de não querer participar de eventos e coisas do tipo que entrou em conflito com os planos que o editor Joe Quesada e cia. tinham para o Deus do Trovão, uma vez que estava ficando cada vez mais difícil arranjar explicações para sua ausência durante o desenrolar de Dark Reign. A trama que colocou Loki (e outros vilões) em conluio com Norman Osborn é a galinha dos ovos de ouro da Marvel e rumores dão como certo que o próximo grande evento da editora se trata de uma ofensiva do Deus da Mentira contra Asgard.

O escritor afirma que a Marvel respeitou seu desejo de escrever histórias fechadas no primeiro ano de Thor, mas depois as coisas mudaram. "Minha única preocupação era ser tragado para um Grande Evento que poderia afetar o desempenho da revista e mudar sua direção. Eu disse em outro lugar que muitas vezes - e isso não só na Marvel, a tendência é uma pandemia - num evento desse tipo as revistas individuais podem acabar servindo ao evento, quando deveria ser o contrário, e você precisa gastar meses e as edições posteriores costurando tudo de novo. Eu sou o tipo de escritor que gosta de escrever em linha reta e conhecer com exatidão o terreno em que ele está pisando. Alguns escritores conseguem lidar com tudo isso e não derramam uma gosta de suor. No meu caso, não é algo que eu possa fazer competentemente. Isso é uma deficiência minha e eu reconheço como tal"

Apesar da frustração de perder um trabalho que ele descreve com carinho ao dizer "criativamente estou me divertindo como nunca", Straczynski não guarda mágoas: "Não tivemos diferenças criativas, não há animosidade, não há rancor... apenas a questão de como lidar com o fato de ser prejudicado por minhas próprias deficiências e inaptidão"

Perguntado sobre quem será o novo escritor da revista, ele diz que não faz idéia, mas especula que o anúncio deve ser feito na San Diego Comic-Con em julho. Sua despedida do título acontece no especial Thor: Defining Moments Giant-Size, ainda sem data de publicação.

A notícia causou furor entre os fãs americanos, que não entendem porque um título que está sempre entre as revistas mais vendidas e traz tanto prestígio à editora precisa se sujeitar às intermináveis mudanças da mesma. Seja como for, Straczynski é a nova vítima da política de interligação de títulos da Marvel, e se junta a lista cada vez maior de bons autores que buscam outros ares atrás de liberdade.

Brizola

comments powered by Disqus