terça-feira, 2 de junho de 2009

Quarteto Fantástico: Juntos Através da Vida

CAP (Conservar, Amparar e Proteger), o supervigilante robótico do Neomundo, escapou para a Terra a fim de cumprir sua missão: subjugar todo tipo de arma, começando pelas mais poderosas. Derrotando praticamente todos os heróis dos Estados Unidos, o robô continua a destruição de armamento nuclear ao redor do mundo. Os líderes mundiais repousam agora suas últimas esperanças no gênio de Reed Richards, que acaba de retornar de uma rápida viagem ao outro lado da galáxia. Como o Sr. Fantástico resolverá – ou não -, a questão é o que saberemos agora, assim como em Universo Marvel 47, na conclusão do primeiro arco de Millar e Hitch no Quarteto Fantástico.

Photobucket

A quarta e última parte da história começa no Alasca, onde Alyssa Castle explica que os poderes de CAP estão aumentando, e ele se teleporta rapidamente ao redor do mundo destruindo as armas mais ameaçadoras. Só que, quando estas acabarem, seus alvos serão as armas de mão, dessas que pessoas comuns carregam. Ted Castle confirma o constatado pela esposa, do comando do Cartel da Terra. Ele contata Reed no Central Park, onde sua equipe técnica o ajuda a preparar seu Traje Anti-Galactus. O plano dele é simples: CAP é programado para rastrear as armas mais poderosas primeiro, e ele está ativando a mais poderosa de todas. Ted relembra que o robô é imbatível, e que o sucesso de Reed é improvável, afirmando que este só criou mais uma arma para ser destruída. Mas Richards (depois de explicar a uma funcionária o porque das “antenas” estilo Galactus no traje, cujo objetivo é tornar seu visual “irado)”, se dispõe a correr o risco, com direito a frase de efeito digna de super-herói “durão”.

CAP chegou, e logo atrás dele, Sue e os demais heróis da luta no Alasca. A sra. Richards explica que, levando em conta o tamanho da ameaça, ambas as turmas pró e anti-registro estão dispostas a ajudar – aliviando a cara de furo que a participação dos anti-registro na luta tivera antes. Mas Reed ordena que todos se retirem, pois seu plano só funcionará se ele estiver sozinho. Dada a urgência da situação, os heróis obedecem, e o Sr. Fantástico fica cara-a-cara com o robô.

Photobucket

Falando com CAP, ele diz que sim, seu traje é mesmo mais mortal que todas aquelas armas nucleares; e que sabe que o cérebro eletrônico de seu oponente o diz para dar um fim rápido àquilo. Só que não pode, pois o nome de Richards foi colocado por Alyssa na lista de pessoas que ele não tem permissão para ferir, juntamente com o dela própria e de seu marido, Ted. A teoria se mostra correta, e CAP não ataca. Ao contrário de Reed, que o destrói facilmente.

Enquanto o doutor sai de seu traje robótico, Ben diz finalmente entender o porque do sucesso do amigo com as mulheres, afirmando achar que ele mesmo tem uma quedinha por Reed agora. Sue pergunta ao marido como ele soube que estaria a salvo de CAP, e este explica que foi um palpite acadêmico.

2

Na Casa Branca, o presidente George W. Bush (lembrando que a publicação original dessa história data de julho de 2008, ou seja, antes da eleição e posse de Barack Obama) lamenta o ocorrido, pois, após uma quantidade tão grande de danos, o projeto ultra-secreto do Neomundo foi por água abaixo, já que será noticiado em todo lugar. Mas sua secretária de estado Condoleezza Rice explica que não é bem assim: Já falaram com a Rússia e a China, e estes se dispuseram a ajudá-los no abafamento do caso. Este projeto é a última esperança da humanidade, e eles não vão deixar algo pequeno assim acabar com ele.

3

Enquanto ajudam na limpeza pós-incidente, Alyssa diz a Reed que a oferta para ele contribuir com a construção do Neomundo ainda está de pé. Mas ele recusa, pois prefere tentar consertar o planeta original, explicando que já enfrentou desafios tão grandes quanto este. Ela admira o heroísmo e pergunta se o destemido herói reunirá coragem para dizer. Quando ele questiona de que ela está falando, a sra. Castle explica que se refere ao fato de que os dois se casaram com as pessoas erradas. Eles são os únicos com intelecto e paixão suficientes para conversarem de igual para igual. Ted é um gênio, ela explica, mas não tem a paixão de Richards. Sue então, é uma pessoa com a qual nem dá para conversar, e diz que o mesmo vale para Johnny e Ben, teorizando ainda que Reed só passa tanto tempo no laboratório para fugir da esposa.

Ela diz que só se tem uma vida, e pergunta se ele quer gastá-la com alguém tão incompatível. O doutor explica que ama Sue, perguntando se Alyssa entende ou se isso é algo que ela não consegue tirar de uma calculadora. Ele diz sentir muito, e se despede da velha amiga.

4

Antes de concluir a história, voltamos nossa atenção para o jantar de aniversário de casamento de Reed e Susan Richards. Ela pergunta como foram as coisas com Alyssa, dizendo que não é burra para não notar o que ela estava tramando, e se fosse tão burra, o marido nem estaria apaixonado por ela. Ele diz apenas que isso é algo com que ela não deve se preocupar. Brincando sobre o cabelo grisalho prematuro do doutor, Sue pergunta o que ele tem para presenteá-la, pois Ben havia comentado que ele se esforçou bastante dessa vez.

O Sr. Fantástico explica que procurava uma aliança, mas nada o encantava. Então, vasculhou o universo atrás de algo bonito e fez ele mesmo o anel. A “pedra” se trata de uma micro-galáxia habitada, dentro da qual trilhões de casais se amam, assim como ele a ama. Ela o presenteia com algo um pouco menos fantástico, o novo CD de Bob Dylan, que ele diz adorar.

Mas as surpresas não param por aí. Quando Sue estranha os preços do restaurante no qual estão, Reed explica que se encontram no passado e que, se olhar pela janela, vai ver o momento no qual os dois se esbarraram na chuva, colocando os olhos um sobre o outro pela primeira vez.

5

De volta ao presente, Johnny chega a seu apartamento e encontra Psiônica em sua cama, com o corpo coberto apenas pelo dinheiro que ela acaba de roubar de um banco. A moça pergunta a seu super-herói se ele terá que algemá-la, torcendo para que sim. Ele se pergunta como algo tão errado pode parecer tão certo.

6

No Edifício Baxter, o Coisa, sua nova namorada, Franklin e Valeria Richards encontram uma candidata a babá que aguardava por uma entrevista com Sue e acabou sendo esquecida no meio da crise. Ben se desculpa, enquanto ela parece se dar muito bem com as crianças logo de imediato. Mas antes que muito possa ser dito, a porta da sala na qual se encontram é arrombada. O responsável por tal feito é ninguém menos que Victor Von Doom, o Doutor Destino. Parecendo ferido e debilitado, ele ordena que encontrem Reed Richards com urgência.

7

*Título do artigo baseado no do álbum mais recente de Bob Dylan, Together Through Life.

Léo

comments powered by Disqus