segunda-feira, 23 de março de 2009

O Dia em que o Homem-Aranha Encontrou Barack Obama


Amazing Spider-Man #583

Não é novidade nenhuma que o Homem-Aranha encontrou Barack Obama, o presidente recentemente eleito nos EUA. Noticiamos aqui assim que a pequena história seria adicionada a Amazing Spider-Man 583. O que surpreendeu um pouco foi o fato da Panini não esperar os 12 meses de média que distanciam o que sai lá fora e aqui no Brasil, mas lançar logo o famoso encontro em Homem-Aranha 87. E ficou famoso mesmo nos EUA, porque as vendas da revista foram alavancadas em meio a euforia depositada na chegada do novo presidente. Portanto, vamos falar um pouco do encontro.

E ela é bem simples. Boba até, se você parar para pensar. Mas a idéia não era mesmo criar um momento memorável de roteiro, arte e cronologia do Homem-Aranha. Tudo começa com um inusitado trabalho de Peter Parker cobrindo justamente a posse do novo presidente em Washington DC, no dia 20 de janeiro de 2009, sabendo que vivencia ali um momento que ficaria para a história.

Porém, de repente, assim que Barack Obama surge com sua segurança pessoal para a cerimônia, um outro carro se choca com a limusine na qual chegou, e dele sai... Barack Obama! Alguém exatamente igual ao presidente eleito, ou o próprio presidente eleito, que acusa aquele que chegara momentos antes de impostor.

Homem-Aranha encontra Barack Obama

Peter logo levanta as possibilidades de quem pode ser. Desde skrulls, uma ilusão de Mysterio, até mesmo um ator. E o amigão da vizinhança, mesmo longe pacas da sua própria vizinhança, entra em ação. E quando interfere, o Homem-Aranha logo diz que tem experiência com sósias, fazendo referência à nefasta saga do clone ou mesmo ao seu próprio longa-metragem.

Homem-Aranha encontra Barack Obama

Ao invés de apelar para a pancadaria, o Aranha tem uma idéia melhor. Perguntar algo que somente o verdadeiro Obama saberia. E um de seus seguranças questiona qual era o apelido do quase presidente quando jogava basquete no segundo grau (aqui vale a nota de que o atual presidente dos EUA é muito ligado a esportes, principalmente basquete, além de ser leitor das antigas do próprio Homem-Aranha!). Enquanto um dos Obamas reage mal à pergunta, outro responde sem hesitar: Barry, o Bombardeiro.

Homem-Aranha encontra Barack Obama

E tudo só piora para o impostor, que, questionado pelo verdadeiro Obama, até de capacete em jogo de basquete falou. Ainda assim, os seguranças e o Aranha não parecem muito certos (não sei como, mas tudo bem), e propõem uma rápida disputa de basquete. O impostor continua falando besteira sobre o esporte e tentando frustrar a tentativa. O que finalmente convence a todos.

O impostor se irrita muito, e se revela como um dos mais tradicionais antagonistas do Homem-Aranha, o Camaleão, e lamenta que quase conseguiu fazer o juramento que lhe daria os poderes de presidente dos EUA. O presidente eleito reconhece a necessidade de uns cascudos, o que o Aranha não tem dificuldade em fazer.

Homem-Aranha encontra Barack Obama

Já se despedindo, e tentando chamar menos atenção do que já fez, principalmente por ser acusado de assassinatos em série, o Aranha é interpelado por Obama. Que o agradece cordialmente, sem nenhum tipo de formalidade, reconhecendo seu heroísmo. Vendo e fotografando a posse de longe, o Homem-Aranha parece tranquilo, crendo que o país se encontra em boas mãos.

Homem-Aranha encontra Barack Obama

A história, escrita por Zeb Wells e ilustrada por Todd Nauck, como falei, é bobinha mesmo. Não tem grandes aspirações, mas, ao mesmo tempo, demonstra bastante a forma como os americanos vêem seu novo presidente, há tão pouco tempo em exercício. Ao mesmo tempo em que o reconhecem como alguém ligado a seus passatempos favoritos (como esportes e HQs), depositam nele uma esperança, em meio a um momento de grave crise, contrapondo o que foi feito nos últimos oito anos a dias melhores por meio de seu novo líder político. O que será do governo de Barack Obama à frente da ainda maior potência mundial, só os anos mostrarão.


João


PS.: A capa do artigo é uma das diversas variantes lançadas nas inúmeras reedições que a revista Amazing Spider-Man 583 teve, o que lhe valeu lugar entre as maiores vendas do século.

comments powered by Disqus