sábado, 21 de março de 2009

O fim da Nossa Guerra

Em Wolverine nº50 e 51, acompanhamos a conclusão de Nossa Guerra, um interessante arco que deu um novo contexto para Cavaleiros de Madripoor e mostrou a parceria entre Logan e Steve Rogers, em plena guerra. Claro que Bucky e Nick Fury também deram o ar da graça. Agora, com a conclusão, um desses se revela um traidor.

origens

Seguindo o Capitão América, Logan acaba chegando ao covil do Barão Strucker. Depois de balear alguns guardas, acaba chamando a atenção de Rogers, que não fica bravo por ter sido seguido, afinal, precisaria de ajuda.

Afinal de contas, o Barão estava falando para uma multidão, que seria uma primeira versão da Hidra. Strucker tinha aproveitado tudo que deu certo para Hitler: imagens simbólicas, ausência do individual e elevação divina dos líderes.

origens

O Barão afirma que "porcos ocidentais" tinham se infiltrado, o que preocupa Logan e Steve por um segundo, mas logo é mostrado que o vilão falava de Bucky, recém-capturado pelos nazistas.

O que Logan rapidamente percebe é que o jovem não seria executado, mas estava usando o velho truque do "Cavalo de Troía", aproximando bastante do alvo. Só que o baixinho canadense lembra bem que, na história grega, não mandaram só um soldado no cavalo.

origens

Isso me faz pensar se Bucky estava em uma missão suicida ou se era muito confiante. A resposta nós nunca saberemos, pois Steve Rogers e Logan partem para cima dos nazistas, lutando ao lado de Bucky. Claro que o baixinho não se importava com Bucky, mas sempre considerou uma boa briga uma forma de aliviar a tensão.

E é o que realmente acontece, uma senhora sessão de pancadaria. Algo que ajudou os heróis foi o fato de nenhum soldado da Hidra portar armas, talvez por não terem recebido ainda ou terem ordem de não levar para aquela assembléia. Entretanto, o baixinho tinha certeza que, brevemente, chegariam pessoas armadas. E foi exatamente o que ocorreu.

origens

Felizmente, as pessoas armadas eram Fury e seus homens, que acabaram com a luta rapidamente. Nesse momento, Logan se aproxima do corpo do Barão e percebe porque o vilão não percebeu a jogada de Bucky. Embora ele seja o primeiro a notar, quem faz a revelação é Nick Fury: o morto não passava de um sósia.

A evidência disso eram os olhos, pois os do verdadeiro Strucker são azuis. O engraçado é que Fury gosta do truque e promete lembrar dele um dia. Boa referência, não? Afinal, quem não se lembra da "clássica" história onde Frank Castle, totalmente enlouquecido, mata um MVA do, então, diretor da SHIELD? Você não lembra? Ou não leu? Bem, não perdeu grandes coisas.

Enfim, a possibilidade do Barão ainda se encontrar no local é grande, portanto, eles se dividem na busca. Steve Rogers e Nick Fury de um lado, Logan e Bucky de outro. Esta dupla tem outros interesses, além de Strucker, pois o primeiro quer fazer algumas perguntas, enquanto o segundo quer apenas afastá-lo do Capitão América.

Logan pergunta se Rogers usava drogas para lutar daquela forma, no que Bucky revela sobre o soro do super-soldado, a respeito da morte do criador da fórmula e, para completar, diz que, tecnicamente, teria que matar o baixinho, já que tudo o que disse era confidencial. Logan, claro, apresenta uma alternativa: matar Bucky em legítima defesa.

origens

Obviamente, aquele que é o melhor no que faz, mas o que faz não é nada bonito, acaba vencendo. Logan encontra Strucker, que está ao telefone com alguém. Ele passa a ligação ao canadense, onde é revelada a pessoa do outro lado da linha, a própria Seraph. Ela revela um acordo e dá a nova missão: matar o Capitão América, Bucky e proteger Strucker a todo custo. É claro que os dois não foram mortos, mas Wolverine, no presente, diz que o que ele fez condenou os dois da mesma forma.

Embora não se importasse com Bucky, Logan considerava uma falta de respeito matar o Capitão, em resumo, ele não queria. Só que precisava fazer alguma coisa, então estabelece que a prioridade era tirar o Barão daquele lugar, o que era bem complicado sem as tropas da Hidra e cercados por tropas americanas.

No entanto, Logan acredita que poderá matar dois coelhos com uma cajadada, desde que Strucker entre em contato com um de seus associados.

origens

Logan se aproxima de Bucky, mostrando saber que o moleque já estava acordado. Promete não dizer sobre a tentativa de assassinato, desde que Barnes não falasse sobre as perguntas que tinha feito.

Agora era hora de terminar a missão, então os dois chegam em seguida diante do Capitão, com um rendido Strucker a tiracolo.

origens

Eles partem em um avião e, no caminho, Steve Rogers fala sobre sua origem. Como foi considerado incapaz e a oportunidade de ser voluntário para o tratamento com o soro. Logan nasceu para a guerra, mas o Capitão fez uma escolha, o que deixa o baixinho sentindo-se ainda pior.

Bucky está o tempo todo tentando falar com Rogers, o que faz Logan desconfiar que o jovem acordou antes do que ele pensava, talvez ouvindo demais. Mas isso não importava mais, pois os aviões inimigos se aproximam, iniciando um ataque e derrubando-os.

origens

Bucky fica ferido, possibilitando a fuga de Strucker. O Capitão chama por Logan, que diz que está do lado de fora. A visão que Steve tem ao sair não é das mais animadoras.

origens

O associado de Strucker, o Barão Zemo, com vários soldados nazistas. O recém-chegado vilão ordena que Logan leve o Capitão sob custódia. O mutante acredita que só poderia fazer daquela forma, por Seraph, pois seria mais fácil para o super-soldado escapar dos nazistas do que dos homens de Romulus.

A surra que Logan leva em seguida está no seu TOP 10.

origens

Claro que Logan acertou alguns golpes, mas lhe faltava a determinação, algo que sobrava em Steve. O Capitão América se sente traído, mas nesse instante, Logan é baleado, seguido de vários nazistas atingidos. Enquanto agoniza, o canadense diz que não falou sobre o Bucky aos inimigos.

origens

Os vilões escapam, mas o Capitão acredita que antes do fim da Guerra, vão se encontrar com Zemo novamente. Como sabemos, foi a batalha final do conflito para os dois.

Rogers também acredita que irá se encontrar com Logan novamente, que "morre". Lógico que ele não lembrava de nada disso ao acordar, mas lembra agora. Ele se recorda de quando Steve o mandou esquecer, algo que ele não poderia fazer. Normalmente, as coisas que fazem com ele e seus amigos são pagas com sangue, mas como sabe que o falecido herói não gostaria disso, respeitaria. Assim, ele deixa somente a palavra "amigo" junto as palavras "soldado, símbolo e salvador" e vai embora.

Entretanto, a presença dele em Washington chama atenção de alguém, que aparece nas sombras, contratando alguém, por vinte milhões de dólares, para eliminar Wolverine. Claro que o mercenário aceita prontamente, revelando sua identidade na última página.

origens

Um arco muito bom, que trouxe novos contextos para velhas histórias. Além de apresentar um pouco mais de Bucky para os novos leitores, algo muito importante, com o surgimento do novo Capitão América. Esperemos para ver a aparição de Deadpool.

Eddie

comments powered by Disqus