segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os Senhores da Guerra

O Capitão América está morto, porém, sua lenda permanece viva e com muitas histórias para contar. E nas edições 48 e 49 de Wolverine, veremos o supersoldado ao lado do baixinho canadense, em plena 2ª Guerra Mundial.

origens

Na edição anterior, nós pudemos ver que havia muito mais por trás da história Cavaleiros de Madripoor, da antiga X-Men nº67. Agora, Logan continua relembrando do passado, rumando para dezembro de 1941, em plena guerra.

O baixinho era do exército canadense, mas recebia suas ordens de outro lugar. Seu grupo era chamado de Brigada Demoníaca, com o Cyber como seu comandante.

origens

Embora saiba disso hoje em dia, na época, Wolverine não se lembrava de sua história com o vilão. Tudo graças aos cruéis métodos de lavagem cerebral utilizados por ele e por Victor Creed, que provocavam algum trauma em nosso herói, até que o lado animal tomasse conta totalmente, atacando-o e direcionando sua raiva para onde eles queriam.

Bastava dar ordens claras, ter uma mentora nos bastidores e outro na zona de guerra e tudo daria certo. Infelizmente, não para Wolverine, que não passava de um peão.

Falando em guerra, os EUA se envolveram extra-oficialmente em novembro (um mês antes de entrarem oficialmente), junto com ingleses e franceses na Operação: Garoto Azul. O motivo do nome era mais do que óbvio.

origens

Steve Rogers estava em um avião, pronto para a batalha, porém, os outros soldados ainda não o respeitavam. Um deles, diante de uma revista em quadrinhos do herói, pergunta se era para ele ser o personagem ou o personagem ser ele, mas logo é repreendido por Bucky, que diz que todos devem se dirigir ao supersoldado com o devido respeito a sua patente de capitão.

Infelizmente, o plano acabou sendo um fiasco, com o avião sem combustível e perdido. Logan é designado para encontrar o Capitão América, junto com um homem que comandava missões clandestinas contra alemães da Africa Korps. Quem era o sujeito? Ninguém menos que Nick Fury.

origens

E, apesar de reconhecer que poucos sabem lutar em uma guerra como Fury, o mutante tinha seus próprios planos. Quando encontram o avião do Capitão, bem cercado por nazistas, Logan não pensa duas vezes e parte para cima dos inimigos, mostrando porque é o melhor no que faz. Ou, em suas palavras, apenas buscando fazer uma entrada dramática.

Fugitivos

Em Madripoor, o Capitão fez um convite à Logan e agora este aparecia, como a cavalaria, para cobrá-lo. Porém, ele não contava que o herói já tivesse preenchido a vaga de parceiro, com James Buchanan Barnes (e não "Jones", como está na revista). O clima fica pesado, principalmente por Logan chamá-lo de "parceiro de dança".

origens

Claro que Logan poderia reagir, mas o melhor era deixar Steve sair em sua defesa, repreendendo Bucky. Claro que esse tipo de atitude o fazia parecer fraco aos olhos dos soldados, inclusive do próprio canadense.

Como essa visão sobre Rogers ia mudar fica para depois, pois no momento eles precisavam sair dali e ir para Djerba. Fury questiona o porquê ir para aquele lugar, quando recebe a resposta clássica "informação sigilosa", ele mostra que sabia mais do que Steve, inclusive sobre a presença do Barão von Strucker na África.

Para Logan, a presença de Strucker ali não era mera coincidência, uma vez que Romulus, que era chefe dele, Seraph e Natasha, parecia dedicado a atrapalhar os planos do barão.

Agora, o mais estranho era terem deixado o Capitão América no escuro sobre o assunto. A explicação é dada por Bucky, que diz que alguns aspectos das missões não podem ser conhecidos por Rogers.

origens

A missão: confrontar as Tropas de Cobertura de Rommel, garantindo a rendição do Major Hans Guettzer, que era um vira-casaca disposto a depor. Essa vitória iria garantir a confiança dos soldados em Steve Rogers como seu líder.

A missão deles não envolve Strucker, mas a de Bucky sim e ele, como Logan na época, não questiona suas ordens.

Falando em ordens, em seguida há uma cena muito engraçada envolvendo o assunto. Steve ordena que o pelotão se levante e comece a se preparar para a partida, mas os soldados não dão a menor bola. Bucky os chuta e começa a xingá-los, para que obedeçam. Nisso, o Capitão América, no melhor estilo "Feira da Fruta", pede para seu parceiro maneirar no linguajar. A cena em si não é divertida, mas como lembrei de "Feira", fiquei esperando o Bucky dizer que "não fuma cigarro, só maconha".

Enfim, passado o momento "trapalhões", o pelotão continua avançando. Logan pensa se Bucky também não trabalhava para Romulus, uma vez que preenche os requisitos e, na verdade, o achava bem parecido consigo mesmo, o que poderia explicar o clima entre eles. Já Rogers e Fury se entendem bem, inclusive com o escudo do herói dando idéias para o sargento (escudo=SHIELD).

Por fim, a batalha começa. E os soldados, finalmente, conhecem o Capitão América, que praticamente vence sozinho.

origens

Em meio ao conflito, Bucky desaparece para cumprir sua missão. Rogers o segue assim que a batalha termina, sendo também seguido por Logan.

Suas ordens eram apenas ficar junto do Capitão, descobrindo o máximo possível, mas ele queria mais respostas. Por que Natasha não matou logo o Strucker? E se Bucky era um agente de Romulus, por que ele executar o barão, se Logan estava ali?

origens

Wolverine segue em busca de respostas, e nós também.

Eddie

comments powered by Disqus