terça-feira, 6 de janeiro de 2009

616 e Eu

Hoje é o dia 6 de Janeiro de 2009. Uma data de vital importância para nós, pois hoje nossa comunidade completa três anos de vida e, ao mesmo tempo, o site completa dois anos de existência. Hmmm, esses números podem formar 23, considerado um número cabalístico e até meio amaldiçoado. Bem, se fossêmos Walter Sparrow ou o Hurley, seria motivo de preocupação. Como não somos, hoje é apenas motivo de festa e apagar as velinhas mais uma vez.

Aniversário

Bem, a nossa história já foi contada e recontada, portanto, optei por uma outra abordagem. Resolvi falar da importância do site para mim o que, talvez, reflita o sentimento de muitos que nos acompanham.

Eu sempre fui nerd, mas comecei minha caminhada como colecionador de HQs Marvel apenas com 13 anos de idade (hoje tenho 28), em uma situação até engraçada. Na casa dos meus avós maternos estavam abandonadas a edição nº29 de X-Men e a 35 de Grandes Heróis Marvel. Ambas tratando da origem de um certo Wolverine, em histórias bem interessantes.

Nesse mesmo dia, fui para casa dos meus avós paternos e lá também tinha uma HQ largada, que era a Épicos Marvel nº1, com uma batalha entre Quarteto Fantástico e X-Men. Também gostei muito e, no dia seguinte, ao ligar a Tv, estava começando a série dos heróis mutantes na Globo. Com uma conspiração dessas, tornar-me colecionador foi inevitável. Inicialmente dos mutantes e, depois, de todo o Universo Marvel.

Só que, como todo bom nerd, assistir um filme ou uma série e ler uma HQ ou livro é apenas o começo da diversão. Nós sentimos vontade de debater nossas paixões com outras pessoas, mas naqueles tempos sem Internet, a solução foi viciar todos os meus amigos de classe em HQs. Objetivo esse realizado com sucesso, é claro.

Porém, os anos 90 fizeram todos eles abandonarem os quadrinhos e, com o tempo, eu mesmo deixei de lado. O hype gerado pelos filmes acabaram me trazendo de volta às revistas, porém, os tempos eram outros. Agora a Internet já fazia parte do meu cotidiano e, claro, acabei sendo atraído para os fóruns de discussão, chegando ao Orkut e a comunidade X-Men Brasil.

Só que a anarquia tomou conta dessa comunidade durante um tempo, o que motivou o Coveiro a criar a nossa comunidade. Gostei da organização, mas não participava tanto nela, por ser mais US na época. Felizmente, isso mudou e os tópicos BR começaram a crescer e eu era um dos participantes ativos dos debates.

Os bons debates gerados, com boas opiniões e respeito, fez a comunidade crescer rapidamente. E não só isso, mas verdadeiras amizades surgiram, embora ainda virtuais. Porém, o Orkut estava sempre dando seus bugs e ficando fora do ar e o Coveiro, temendo que os bons contatos e debates fossem perdidos com um eventual fim dessa rede de relacionamento, começou a semente do que seria o nosso site.

Poucos dias antes da estréia, Coveiro mostrou o site para alguns membros mais ativos da comunidade. E eu estava entre esses "membros VIPs". Os primeiros textos estavam muito bons e ele iria dividir o editorial do site com os outros dois moderadores, João e J.R..

E não lembro se foi por alguma idéia que dei ou porque tinha assumido, há pouco tempo, a moderação da X-Men Brasil, mas o Coveiro me surpreendeu com um convite para tornar-me editor. Claro que não deixei passar a oportunidade e, exatamente um ano depois da comunidade surgir, nosso site nasceu.

Desde então, apenas crescemos. Foram muitos artigos, notícias, entrevistas e, claro, o nosso já tradicional Em Foco. Com o tempo, Cammy também se uniu ao grupo de editores. Brizola e Léo uniram-se ao time como redatores. Isso sem contar dezenas de membros ativos da comunidade que formam o grupo de colaboradores do site.

Com um ano de site ganhamos um domínio ".com" e hoje, com dois anos, nos tornamos uma referência no que diz respeito aos quadrinhos Marvel no Brasil. Já fomos citados em lugares surpreendentes.

Mas, afinal, qual seria a real importância que o site possui para mim? Ser parte de um grupo que tornou-se um porto seguro quando o assunto é Marvel Comics? Ou, quem sabe, foi finalmente ter encontrado um grupo de nerds que gosta tanto de debates?

Nada disso. Essas coisas são ótimas, mas são apenas conseqüências do que realmente importa: nossa amizade. Essa, acredito, é a verdadeira razão desse trabalho (ou diversão?) durar tanto. Os laços de amizade formados na comunidade, que já foram para o mundo real, são fortes ao ponto de superar as diferenças que existem entre nós.

Assim, nesse dia, não digo apenas "Feliz Aniversário, Marvel 616", mas dou os parabéns para todos os editores, redatores, colaboradores e membros. Pois somos nós que fizemos do 616 o que ele é hoje.


Eddie

P.S. nome do artigo baseado no filme Marley & Eu e os dois personagens citados no 1º parágrafo pertecem ao filme Número 23 e a série Lost, respectivamente.

comments powered by Disqus