quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Fuga de Nova York

Os Fugitivos estão em nova fase. Depois de serem os protetores de Los Angeles por tanto tempo, procurando compensar o mal gerado por seus pais, eles agora buscam novos ares. Tudo isso, claro, ocasionado pelo Homem de Ferro e a Iniciativa que, na última edição, descobriram o esconderijo dos jovens heróis. Agora, a busca por um novo lugar começou e pode levá-los aos lugares mais inusitados.

Fugitivos

Uma pessoa faz um breve resumo de todos os membros da equipe para outra. Esta, então, resolve encontrá-los, pois afirma gostar de crianças. E quanto aos Fugitivos, o que acham desse encontro?

Bem, Chase Stein está deslumbrado com a presença da Mulher-Hulk no restaurante e Molly Hayes também está de olho na heroína de jade. Já Victor Mancha está em tensão total, não querendo nem falar com o homem que vão encontrar, mas Nico Minoru garante que as coisas já estão bem feias. Enquanto isso, Karolina Dean não aceita as carícias de Xavin em sua forma masculina. Segundo o skrull, essa forma seria mais intimidante, algo essencial para o encontro que teriam.

Mas, afinal, quem seria esse homem? Nas palavras de Molly, ele é a "pessoa mais malvada da parada toda".

Fugitivos

Exatamente, os jovens estão diante de Wilson Fisk, o Rei do Crime. Eles se apresentam como representantes do Orgulho, afirmando que iriam passar um tempo em Nova York e não queriam Vingadores ou outro supergrupo atrás dele.

Fisk conclui que eles querem um favor e, embora eles tentem dourar a pílula, é exatamente disso que se trata. E, como um bom mafioso, ele fará o favor, mas seguindo o velho ditado de "uma mão lava a outra". O engraçado que a mulher do restaurante não era a Mulher-Hulk, apesar de ser verde também. Ah, essa é Nova York.

O trabalho deles seria apenas roubar um velho artefato, coisa que não incomoda muito Chase e Xavin demonstra até um certo respeito por Fisk. O mais incomodado pela situação é, sem dúvida, Victor.

Nesse meio tempo, temos um vislumbre de uma senhora e um tipo de gigante. Ela fala sobre remorsos e ele diz que as crianças vão vir e fazer sua parte, ignorantes, como Fisk. Ela ainda fala sobre uma segunda chance e que o gigante sempre foi seu anjo.

Fugitivos

Utilizando-se dos poderes de Susan Storm que Xavin possui, o grupo invade o prédio sem chamar muita atenção. Uma boa idéia de Molly, embora ela chame a heroína de "Mulher-Invencível". Infelizmente, a invasão não passou despercebida e iniciou-se um ataque.

Chase, que estava vigiando, se jogou do prédio, não morrendo graças à Alfazema. Os outros conseguem escapar das explosões, mas ficam cara a cara com o autor dos disparos: o Justiceiro. Ele acredita que os jovens se assustaram com ele, mas nem imagina que há mais alguém chegando.

Fugitivos

Começa uma luta entre Frank Castle e o misterioso gigante. Como fica claro que é um "todos contra todos e todos contra nós", os Fugitivos fazem aquilo no que são melhores e, pagando de Kitty Pryde, atravessam o teto e se mandam. Chegando ao Sapão, eles se dão conta que Chase estava exatamente no local onde o míssil atingiu o prédio.

O clima fica pesado, mas Molly afirma que Chase deve ter pulado e foi salvo por Alfazema, que o havia segurado pela boca e subido. Agora, é hilário quando Chase aparece e confirma que foi exatamente aquilo que aconteceu. A reação da pequena é muito divertida, mas não supera a cena seguinte.

Castle aparece, procurando aplicar seus métodos de justiça nos ladrões de Fisk, acusação refutada por Chase, que afirma que o artefato parece ser obra dos Stein, seus pais, e dos Yorkes, os pais de Gert. O Justiceiro não dá ouvidos e a reação é imediata.

Fugitivos

Sério, essa foi uma das "lutas" mais hilárias que já tive o prazer de ler. Castle sem nem conseguir se mexer, mas segurando-se para não cair, pois "um soldado não cai" e a Molly toda sem jeito pelo que tinha feito. Enfim, se não tivesse saído tão no fim do ano, teria mais indicações no Troféu 616.

Os heróis fogem. No Sapão, que demonstra mais obediência ao Victor que ao Chase, eles descobrem que o artefato encaixa perfeitamente em um mecanismo de "sobremarcha", que é algo que eles nem imaginam do que se trata. Eles resolvem então ficar com o artefato, mas são surpreendidos pelo Rei do Crime e um exército de ninjas. O criminoso não se importa por sua cliente ter pago uma taxa para que ele mandasse os jovens roubarem algo que, tecnicamente, os pertence. Ele apenas quer o artefato.

Enquanto isso, a velha senhora volta a aparecer. Ela reflete no tempo que esperou por essa noite, mas mesmo assim, está com muito medo. Há alguns questionamentos estranhos, como desaparecer ou se enfrentar.

A luta prossegue entre os ninjas e os Fugitivos. Quando leva um chute de um ninja, Victor cai do prédio, sendo apanhado pelo misterioso gigante com asas (que agora, já sabemos que se chama Tristão). Mas ele não ataca, apenas diz que Mancha tem um recado para entregar. O rapaz retorna, dizendo que todos precisam ir e manda Chase ligar a sobremarcha. E para onde eles vão é o mais inusitado.

Fugitivos

Eles retornaram 100 anos no passado. Karolina está empolgada com as possibilidades de um novo mundo, mas Xavin lembra do "efeito borboleta". Infelizmente, o artefato não possui mais energia e uma gravação holográfica do Sapão mostra os Yorkes e Stein, revelando que o aparelho é imune a magia, tornando qualquer feitiço de Nico inútil.

Eles resolvem sair a procura de algum artefato semelhante, já que na gravação, os Yorkes dizem ter escondido alguns ao longo do século, caso algum erro de percurso fosse cometido. As meninas da equipe estão entusiasmadas com as roupas de época. Sempre em prol da missão, é claro.

Fugitivos

Infelizmente, um incêndio os faz utilizar seus poderes para ajudar as pessoas. Na confusão, Karolina vê várias rosas e uma menina fugindo. Na fuga, eles encontram um misterioso homem, que se apresenta como Janota, que possui um "poder de bastão". Ele se oferece para ajudá-los, pois todas as maravilhas com poderes devem se unir.

No esconderijo, conhecemos mais alguns personagens: Lillie McGurty (pode dançar no ar, desde que haja melodia), Inseto (tipo um Hank Pym que não aumenta de tamanho), Assanhada, Menino Amarelo (qualquer semelhança não é mera coincidência), falecido George Pelham (comedor de cérebros) e...Tristão.

Fugitivos

Exatamente, uma versão mais jovem do gigante alado que os atacou, mas sem cicatrizes. Mancha conta sobre o recado para Nico e, embora não saibam do que se trata, nem para quem é, percebem que não é coincidência encontrá-lo agora. Também fica claro que pintou um interesse entre Victor e Lillie.

Passeando pela cidade, Karolina se livra de um agressor e acaba encontrando novamente as flores. As plantas a levam até a menina que fugiu do incêndio, que está em casa, sendo maltratada por seu pai ou padrasto.

Longe dali, Janota oferece para um homem chamado Devorador os serviços dos recém-chegados Fugitivos. Ele quer bons honorários e, quem sabe, a possibilidade de conhecer os líderes verdadeiros do homem, algo que ele considera impossível. E quem seriam eles? A resposta é até meio óbvia, mas ainda assim, chocante.

Fugitivos

Os Yorkes são os verdadeiros líderes dos Pecadores, que estão na iminência de uma guerra com a Trilha Ascendente. Tudo isso, com o grupo dos Garotos de Rua no fogo cruzado.

Os sonhos de Victor com Lillie são interrompidos pelos planos que precisam ser traçados. Chase e Xavin vão encontrar os Pecadores, já que Janota garante que isso é o melhor. Nico manda Vic ir com Lillie ao encontro do Professor Pato, que poderia tentar consertar o artefato de sobremarcha original. Karolina e Molly vão ao encontro de Klara, a menina maltratada pelo pai. E, por fim, Nico iria até o Cartel Mercantil, ordenar que os cofres fossem abertos.

A menina Klara também possui poderes, que é fazer plantas crescerem. Molly explica, do seu jeito hilário e inocente, que também possuem poderes e ainda convida a menina para a equipe. Nesse momento, temos a chocante revelação que o homem que a maltrata é seu marido. No Cartel, Nico acaba sendo capturada pela Trilha Ascendente e Xavin ataca o Devorador, fazendo os Yorkes sairem e darem de cara com Chase. O momento é chocante para ambos.

Chase revela seu envolvimento romântico com Gert e sobre sua morte, para desespero dos pais da menina, que resolvem partir. Mas Chase não permite, derrubando a Sra.Yorke e roubando sua máquina do tempo, desaparecendo em seguida.

Victor e Lillie ficam ainda mais próximos, voando em uma canção de amor que apenas eles ouvem (que lindo!!!). E, aprisionada, Nico se vê diante de uma ancestral sua. Os Yorkes preparam os Pecadores para a guerra, pretendendo salvar Gert, custe o que custar.

Fugitivos

Xavin dá a notícia do sumiço de Chase para Molly e Karolina e, vendo Klara, acaba se irritando com sua noiva, que não está tão preocupada em voltar ao seu próprio tempo. Com a irritação, acaba voltando para sua forma feminina, fato que deixa Karolina feliz, pois como frisou Molly, ficou provado que aquela é a forma verdadeira da skrull. Há controvérsias. Na minha opinião, Xavin é um skrull do sexo masculino e apenas assumiu essa forma por costume. Se ele fosse mulher, assumiria uma forma masculina quando skrull, coisa que não ocorre.

De qualquer forma, a intimidade entre as moças espanta Klara, que foge rapidamente. Molly vai atrás, mas conclui que a menina era só mais uma adulta. Nico continua sendo torturada por sua bisavó, que quer a menina assumindo todo seu potencial.

O Prof.Pato não obtém êxito no conserto do aparelho. Lillie diz que será de Victor para todo sempre se ele ficar e o androíde pergunta se ela iria com ele.

Fugitivos

O ataque dos Pecadores começa, levando Inseto e Assanhada para o outro mundo. A Trilha Ascendente também chega ao local e a pancadaria é generalizada.

Fugitivos

Tristão retira Mancha da batalha já que, enciumado, pretende matá-lo. Porém, os dois caem do lado da bomba contruída pelos Yorkes.

Pensando em Lillie, Tristão ergue a bomba para o alto. Victor avisa seus amigos e Karolina se une à Xavin para gerar um campo de força. Mesmo com a explosão, a batalha prossegue com mais baixas, mas Nico aparece, flutuando e provoca uma inundação.

Fugitivos

A jovem feiticeira pretende obrigar os Yorkes a mandá-los ao futuro de novo, porém, Alfazema chega ao local, indicando que o casal roubou o Sapão. Eles, rapidamente, partem e, próximo dali, um ferido Tristão agradece ao Senhor por ter sobrevivido.

E, finalmente, a mensagem do futuro de Victor pode ser entregue: Esta é sua última dança. Sua chance de mudar seu destino. Deixe esse mundo por um melhor ou desperdice seus dias se arrependendo.

Uma mensagem cujo remetente e destinatário é apenas um: Lillie. A velha senhora era a versão futura da jovem, planejando tudo isso para ter uma segunda chance com o amor de sua vida.

No beco, os Fugitivos são emboscados pelos Yorkes, que estavam em modo camuflado. Porém, o momento de triunfo dura pouco, pois Chase aparece e derrota os vilões, utilizando várias armas de seu pai. Nico lança um feitiço nos Yorkes, para que eles nunca pudessem tentar impedir o que está por vir, mas soubessem de tudo. Dessa forma, sempre gritariam por dentro. Bem sombrio, Srta.Minoru. A temporada com a "bisa" surtiu alguns efeitos.

Fugitivos

Antes de partir, Klara, muito ferida depois de outra surra, pede para unir-se ao time. E, enquanto uma chega, outra pede para sair. Lillie não tem coragem de partir, para tristeza de Victor e, mais ainda, de sua versão futura que, em lágrimas, lamenta com seu amigo Tristão.

Fugitivos

Os Fugitivos estão de volta ao presente. Com uma nova integrante, uma feiticeira mais poderosa e mais sombria e com um ciborgue de coração partido. Quem demonstra grande amadurecimento e crescimento é Chase, que afirma até ter aproveitado a viagem no tempo para ver Gert.

Quanto aos problemas, bem, Wilson Fisk vai esquecê-los quando sairem de vista, pois só se importa com os negócios. Já o Justiceiro, bem, melhor ver do que falar.

Fugitivos

Muito boa a nova fase. Terminou a era de Brian K. Vaughan, mas Joss Whedon demonstrou nesse arco que segurou bem a peteca. Claro, não se compara aos seus trabalhos anteriores, mas ele manteve toda a essência dos personagens, introduziu novos elementos (principalmente com Nico) e avançou a história.

E, por isso, merece elogios.

Eddie

P.S. nome do artigo tirado de um filme de Kurt Russell.

comments powered by Disqus