sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Novos Vingadores: Devastados


New Avengers Annual #2

A Sub-diretora Maria Hill parece não querer acreditar. Ela acabara de sair da Balsa, mas quando chega ao Aeroporta-aviões da SHIELD, fica sabendo que todos os bandidos presos graças às ações dos Novos Vingadores, dos quais alguns ela mesma interrogou quinze minutos antes, escaparam. Pior que isso, a fuga custou a vida de 17 agentes, o que Hill não quer deixar barato, e a única pista que têm da forma como isso foi possível é que tem algo a ver com mágica. Já sabemos que envolve o Capuz, e é exatamente o novo Rei do Crime de Nova York que busca vingança pelo que o grupo liderado por Luke Cage fez com ele e com seus comandados. Especialmente o Dr. Estranho, que revelou a natureza mística de seus poderes, e aparentemente reconheceu algo de muito perigoso ali. Em Novos Vingadores 60, com a história originalmente publicada em New Avengers Annual 2, agora com arte de Carlo Pagulayan, o arco Revolução se encerra, com surpresas em seu desfecho, encaminhando o grupo de vingadores renegados para a Invasão Secreta.

Repetindo as ameaças à família da heroína Tigresa, o Capuz, junto com sua gangue, consegue a informação de onde estão os Novos Vingadores. Apesar das aparências (o que é até de conhecimento da SHIELD, mas impossível de se provar), estão todos na camuflada mansão do Dr. Estranho, graças à uma série de feitiços. Mesmo acuada, e agredida novamente pelo Retalho, ela diz que só contou porque tem certeza que os heróis acabariam novamente com todos eles.

Novos Vingadores

No Sancto Sanctorum, Jessica Jones, cuidando de sua filha Danielle, conversa animadamente com a Enfermeira Noturna, quando os Novos Vingadores chegam ainda exauridos pelo confronto com os simbiontes e com a gangue do Capuz. O mais debilitado é o Dr. Estranho, que parece ter se esforçado excessivamente para enfrentar qualquer que seja a entidade que confere poderes ao criminoso. Eco também não está bem, com um braço deslocado, mas disso a Enfermeira pode cuidar facilmente.

Mais uma vez, os modos “excêntricos” de Wolverine mais uma vez batem de frente com o certinho Wong, que parece sobrecarregado pelo excesso de hóspedes nos últimos dias. Apenas quando ele recorre a Strange para que haja ordem, é que todos percebem o estado do místico. Contorcendo-se, o Mago Supremo afasta agressivamente aqueles que se aproximam, claramente deixando externar algo que vêm se acumulando desde que confrontou a Feiticeira Escarlate.

Novos Vingadores

Surpresos, os outros só podem fazer o que o dono da casa pede, mas tentam imaginar o que de fato lhe aconteceu. Ainda assim, o Homem-Aranha afirma que precisa ir para “casa” (repare bem que isso ainda é antes de Um Dia a Mais), sem deixar esquecer o clima de paranóia sobre os skrulls que domina o grupo, mesmo fazendo piada sobre isso. Ao mesmo tempo, Eco parece nervosa, recusando a ajuda de Clint Barton, o Ronin.

Novos Vingadores

De longe, o numeroso e furioso grupo do Capuz já espreita o local (o que não o impede de fazer uma piada infame), e o Destruidor lembra que algo parecido foi tentado pelos Mestres do Terror anos atrás. Eles quase conseguiram acabar com os Vingadores. O Capuz parece deixar claro que agora conseguiriam.

Observando o local, de repente o líder criminoso tem mais um lampejo da natureza mística de seus poderes, e seus olhos se modificam, deixando claro o que é ilusão e o que é real por ali. A Madame Máscara aproveita para perguntar sobre o demônio que lhe dá os poderes. Antes que um surpreso Capuz possa responder, os outros vêem o Homem-Aranha se balançando, saindo da mansão. Seu sentido de Aranha denuncia algo de estranho em volta. Não há mais tempo para explicar nada ou planejar, eles vão atacar, sem piadas, sem brincadeiras, diretos ao ponto, sem deixar sobreviventes.

Novos Vingadores

O Homem-Aranha corre de volta ao Sancto Sanctorum em desespero, entra pela janela gritando que eles estavam ali. É tudo muito rápido, e enquanto os outros tentam entender, até achando que “eles” se refere aos skrulls, o Aranha avisa para que chamem Strange e tira Danielle dos braços de Jessica para protegê-la. O problema é que ela e o pai da criança estão muito neuróticos para perceber isso, desconfiando de Peter e se para ir atrás dele, acreditando em um seqüestro.

Porém, antes que Luke possa acompanhar Jessica, o lacre místico do Sancto Sanctorum é rompido graças à ação de Quemistro, e os bandidos invadem. Do lado de fora, Jessica voa (ela tem poderes, lembram?) na direção do Aranha em desespero, até que ele lhe devolve o bebê, esclarece o que houve e volta para ajudar seus companheiros.

Novos Vingadores

Enquanto no salão principal os papéis se invertem, com os heróis sendo pegos de surpresa pelos bandidos, no quarto do Dr. Estranho as coisas pioram para ele. O Capuz invade o local, acertando vários tiros no tórax do místico, que se estatela inconsciente. Wong, desesperadamente, afasta o vilão encapuzado.

Novos Vingadores

O pau quebra na mansão, mas, lá fora, quando Retalho está prestes a desferir um covarde tiro em Jessica e Danielle, o Homem-Aranha percebe a ação, e o impede a tempo, derrubando-o sem (muitas) piadas.

Novos Vingadores

De volta ao local, Peter esclarece tudo, Luke se desculpa por desconfiar, e parece lutar com mais raiva pela ameaça à sua filha. Do lado de fora, agentes da SHIELD escondidos em uma van (viciados em Lost, reparem o logotipo que ela ostenta) percebem o confronto, sem entender bem, mas pedindo reforços.

Lá dentro, os vilões parecem ter vantagem, quando o Capuz retorna. Porém, de repente os Novos Vingadores ganham um reforço. A Tigresa esquece as ameaças e se junta a eles, acertando de entrada o líder do ataque. A aparição repentina, claro, levanta suspeitas se ela é ou não uma skrull. A heroína, porém, logo é alvejada pelo Capuz.

Novos Vingadores

Ao mesmo tempo, quando a Enfermeira Noturna acredita que o Dr. Estranho morreu, os olhos do místico brilham repentinamente. Ele se levanta, pede que nem Wong nem sua namorada o toquem, e sai do quarto. De volta ao salão principal, o improvável chega perto de acontecer. Os Novos Vingadores estão à beira da derrota.

Novos Vingadores

De repente, Strange adentra o local com um corpo supercrescido, com olhar flamejante, novamente encarnando a entidade Zom, e grita um encantamento que derruba TODOS ali, sem exceção.

Novos Vingadores

Chegando em seguida, Wong e Enfermeira Noturna vêem todos ao chão, inclusive Stephen. Enquanto ela tenta entender o que ocorreu, o nervoso ajudante do místico liberta os heróis do encantamento rapidamente.

Com o grupo ainda desorientado, o Dr. Estranho se explica rapidamente. Ele está exaurido. Principalmente pelo que precisou fazer para confrontar o Hulk, quando também invocou Zom. Ele foi arrogante em não se resguardar e se recolher. Mas agora é hora de fazer isso. Sentindo que falhou com eles, que falhou com Bruce Banner, e mesmo como mago supremo, Stephen Strange desaparece, pedindo o perdão de todos.

Novos Vingadores

Sem ao menos poder conversar sobre isso, os Novos Vingadores são interpelados por uma equipe mata-capas da SHIELD, liderada pela Ms. Marvel. Ela logo pergunta sobre Jessica e Danielle, mas Luke não sabe dos dois. Porém, apesar de parecer que está ali para prendê-los, Carol, mais uma vez, os deixa partir. Amiga de boa parte dos membros da equipe, e percebendo o trabalho que fizeram ali, reporta sua fuga.

Um dos agentes tenta impedir que isso aconteça, mas, com uma boa dose de humor e de razão (já que aqueles caídos mataram vários agentes da SHIELD), a vontade de Carol prevalece, com apoio dos outros. Mas isso não tira a incerteza da vida dos Vingadores renegados.

Novos Vingadores

Contudo, uma peça-chave do grupo de criminosos escapou. O Capuz aparece em péssimo estado em um beco. Mas vivo e livre. De repente, o vemos conversar com alguém que não aparece no quadro. Alguém que lhe prometeu a vitória e lhe deu instruções para atingir seus objetivos. Mas ele agora parece ter se acertado com esse misterioso aliado. Quem ele é, permanece um mistério.

E Jessica Jones e Danielle? A história que encaminha os Novos Vingadores para a Invasão Secreta tem um final surpreendente. Cansada de ter sua vida e de sua filha ameaçada, Jessica se apresenta na Torre dos Vingadores e busca abrigo, dizendo que quer se registrar.

Novos Vingadores

Chegando em um momento crítico de suas já confusas vidas, os Novos Vingadores vislumbram a perda de sua casa, de seu membro mais poderoso, e de parte daquilo que os une: Uma família. Como esse grupo esfacelado enfrentará a iminente invasão alienígena que a Terra já sofre. Começaremos a saber mês que vem, na Separação.


João

comments powered by Disqus