quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Novos Vingadores: Heróis e Vilões


New Avengers #35

Frente a frente com o Capuz, Wolverine enfrenta algo pelo que não esperava. Enquanto aparentemente era apenas mais bandido de terceira, com poderes inúteis contra alguém com suas habilidades, ele prova ser muito mais do que aparenta.

Em Novos Vingadores 56, vimos que a luta com Parker Robbins, que livrou também John King, seu primo e sócio, além de custar uma parte bem (digamos) íntima do corpo do mutante (que hilariamente torce para que se regenere maior do que antes), revelou a faceta mística conferida ao bandido com o uso do capuz, um mistério desde sua origem.

Novos Vingadores

No Sancto Sanctorum, refúgio do Dr. Estranho e dos Novos Vingadores, o dono da casa e Linda Carter, a Enfermeira Noturna, sua atual namorada, conversam sobre a desconfiança gerada desde a descoberta que Elektra era uma skrull, e da fuga da Mulher Aranha com o corpo. Ele ainda se culpa por ter se abstido durante a Guerra Civil. Linda fala a Strange que está fazendo muito mais do que esperam dele, e que volta mais tarde para que ele se mostre sua “namorada nova”.

Tentando relaxar, o morto-ressuscitado-morto-ressucitado Clint Barton, o novo Ronin, é surpreendido no chuveiro por Maya Lopez, a Eco, deixando a ninja constrangida, ao contrário do vingador veterano, que consegue fazer piada com isso.

Novos Vingadores

Já no salão principal, o Punho de Ferro conversa com o Dr. Estranho sobre sua recente experiência com Orson Randall, e os dois acabam tendo uma interessante conversa sobre como são apenas parte de legados místicos ancestrais. É nesse momento que o Homem-Aranha adentra o local, falando com todas as letras que é um skrull, clara brincadeira com a desesperadora situação em que se encontram. Mas Peter fala que explicaria muita coisa de sua confusa cronologia caso ele fosse um skrull “adormecido”. Sua alegria tem motivo: não precisam mais combater os outros vingadores. Agora têm um inimigo com “cara de vilão”.

Novos Vingadores

Todos, menos Wolverine, estão de volta, como combinaram. O que não alivia o estresse de Luke Cage, gerado pela desconfiança depositada em sua esposa, Jessica Jones, e na sua própria filha, cujo nome acabam revelando: Danielle. Strange tem uma resposta para reduzirem a desconfiança. Um novo feitiço, que dessa vez revelaria o interior de cada um, e não só suas intenções. Dessa maneira, quem fosse skrull, não conseguiria esconder. O lado “ruim” é a exposição a que cada um seria submetido, revelando sua mais fundamental natureza aos companheiros.

Novos Vingadores

É um risco que aceitam corre, ele inicia o encantamento, e algumas surpresas surgem diante de nossos olhos. Nenhum skrull, mas Cage aparece com seu visual anos 70, Punho de Ferro como uma de suas versões ancestrais, Jessica Jones como heroína (o que rende piadas óbvias), Peter aparece como adolescente antes de se tornar o Aranha, Maya como uma versão feminina do Demolidor (normal para ela, já que é seu modelo de vida), Clint como o Capitão América (o que o deixa verdadeiramente constrangido), Strange como médico-cirurgião (habilidade perdida há muitos anos com os danos causados a suas mãos, levando-o ao caminho místico), e, de surpresa, Logan surge e mostra sua verdadeira natureza samurai.

Novos Vingadores

Wolverine traz a notícia sobre o Capuz, conhecido apenas pelo Homem-Aranha. Conta os planos dele e dos outros em jogar Deathlock na torre dos Poderosos Vingadores, afirmando que precisam ir até lá avisa-los. Enquanto Luke e Jessica ensaiam pazes, o grupo decide fazer o que o Capitão América faria: vão lá ajudar, agir como mocinhos, mesmo que isso os faça correr o risco de serem presos. No caminho, contudo, uma surpresa. A cidade parece estar sendo atacada por dezenas de simbiontes alienígenas como o de Venom, e quando eles vão ajudar, Maya é atingida por um deles.

Novos Vingadores

Porém, antes de sabermos de que forma essa situação se resolve, chegamos à edição 57 de Novos Vingadores, na qual ficamos sabendo o quanto a aparição do Capuz não foi ocasional. Dias antes do que vimos até aqui, o criminoso Retalho, figurinha carimbada do submundo de Nova York, mais uma vez vê um plano de assalto frustrado pela interferência de um superser. Uma heroína, para ser mais exato: a Tigresa. Contudo, em um golpe de sorte e na burrice tremenda de uma dupla de policiais que aparecem em seguida, o bandido consegue fugir. Frustrado por mais uma vez fracassar, percebe que recebeu uma mensagem anônima prometendo-lhe muito dinheiro. Sem muitas opções, decide pagar para ver.

Novos Vingadores

Quando chega ao local, surpreende-se com os ocupantes de um grande salão. Nele vemos o Tubarão Tigre, o Grifo, a Gangue de Demolição, os Irmãos Grimm, o Cruzado, o Homem Púrpura, e dezenas de outros vilões com carteirinha de sócio nas prisões de supervilões. Lá dentro, o Capuz se apresenta, e diz que, aproveitando a morte do Capitão América, o sumiço de Nick Fury, e todo clima gerado pela Guerra Civil, é chegada a hora de todos eles terem aquilo que verdadeiramente merecem.

Novos Vingadores

Sua proposta é ocupar o vácuo de poder deixado desde que o Rei do Crime foi exilado por meio de um acordo judicial. Sugere que formem uma união. Se tiverem problemas, não tentem resolver sozinhos. Recorram ao grupo. Recorram e ele. Só assim seriam capazes de sobreviver. Isso quer dizer que qualquer plano, qualquer ação, deverá ser coordenado em conjunto. Para que tudo dê certo.

Como não poderia deixar de acontecer, logo a pergunta é feita: “Quem fez de você o chefe?” Parker esperava por isso, e oferece a cada um dos presentes 25 mil dólares em dinheiro como incentivo, para iniciarem suas atividades. Depois, é só voltar e dizer a quantas andam seus negócios, e o que ele pode fazer para que terminem seus preparativos. Se no meio do caminho algum herói interferir, o grupo cuida disso. Destruindo o herói fisicamente e espiritualmente, atacando onde a máfia costuma atacar: a família.

Mesmo muito seguro do que fala, o Capuz não parece conseguir muita confiança da maioria. Isso não o faz desistir, e reforça que dessa vez será diferente. A Iniciativa cairá, e eles tomarão conta.

Quando Blecaute questiona o que o impede de pegar o dinheiro e ir embora, o Capuz, fazendo uma ameaça, pergunta se é isso que ele fará à primeira pessoa que lhe oferece dinheiro em anos. Pior, quando se contentaria com o que ele considera trocados, se comparar com o que ganharão no futuro. Eles serão intocáveis e poderosos.

Novos Vingadores

Aproveita e apresenta seu primo John a todos, delegando a ele o papel de primeiro intermediário entre eles e o Capuz. Nesse momento, concordando com o plano, o Retalho questiona como Parker localizaria os heróis para atacá-los de surpresa. Sabendo o que ele quer, o Capuz fala que cuidará daquilo como prova da verdade de suas palavras, desaparecendo na frente de todos.

Não muito longe dali, a Tigresa caminha pelas ruas praguejando sobre a possibilidade de ser enviada pela Iniciativa para algum grupo fora de Nova York. Quando chega em casa, revertendo a sua forma real, percebe tarde demais um cheiro estranho no ar. O Capuz se materializa, e a surra impiedosamente, acertando ainda um tiro em seu joelho. Não é o bastante. Ele diz o nome de sua mãe, telefona para ela para provar, e afirma que, caso ela não os deixe em paz, mata sua mãe para depois matá-la, continuando a surra.

Novos Vingadores

Filmando tudo, o Retalho sorri. Depois, o resto do “Sindicato do Crime” assiste à gravação em seu esconderijo, delirando com as imagens, sob a promessa do Justiceiro ser um dos próximos da lista. É nessa “festa” que Quemistro dá a dica sobre o Deathlock oferecido pelo Coruja, como vimos anteriormente, afirmando que é uma boa oportunidade para o grupo se afirmar entre os vilões. E, como vimos, foi mesmo.

De posse de Deathlock, eles não seguem com o plano de lançá-lo na Torre dos Vingadores, pois não dá lucro e Wolverine com certeza ouviu tudo pouco antes do Capuz enfrentá-lo. A solução? Roubar o maior banco de investimento dos EUA: Brown Brothers Harriman & Co. Mas por que roubar a sede de Nova York, se a maioria dos heróis está lá? Escolhendo a sede de Nova Jersey, o roubo é um sucesso.

Novos Vingadores

Enquanto o ganho de quase treze milhões de dólares, apesar da perda de Deathlock, é celebrado, Quemistro ganha a maior parte do rateio por ter dado a dica. Contudo, antes que comecem a partilha, uma notícia na TV chama sua atenção. E é assim que ficamos sabendo do destino dos Novos Vingadores. Ao invés de ajudar os Vingadores registrados, o grupo renegado se vê infestado pelos simbiontes alienígenas (só assim a capa da revista faz algum sentido!), aumentado os problemas enfrentados por Stark e pelos outros. No tumulto, o Capuz só consegue pensar em uma coisa. Com um olhar sombrio, vê grandes oportunidades naquela situação.

Novos Vingadores

O que o vilão/demônio fará é um mistério, mas considerando o poder que ele já demonstra, o que espera os dois grupos de vingadores é algo muito pior que vivenciam até agora. Em meio a uma luta prolongada entre heróis e uma invasão alienígena, Parker Robins ascende como uma ameaça inesperada e muito perigosa.


« Jøåø »

comments powered by Disqus