sábado, 11 de outubro de 2008

Os Imperdoáveis

O tenente da Confederação, Travis Parham, enfrentou uma grande batalha durante a Guerra Civil americana. Na verdade, chamar de batalha seria um eufemismo, pois foi um verdadeiro massacre. Travis, ironicamente, foi salvo por um ex-escravo chamado Caleb, de quem acabou tornando-se grande amigo. Chegou o tempo de partir, porém, olhos sinistros acompanhavam, trazendo maus presságios. Em Marvel Max 57 à 61, podemos ver uma trilha de vingança, algo que poderia consumir tudo.

Cavaleiro Fantasma

Travis retorna para a fazenda de Caleb, porém, seu amigo não se encontra mais lá. Os irmãos Coulter, Lem e Rufus, afirmam que aquele lugar agora era deles, mas que não possuem nota de venda e ordenam que o forasteiro se afaste. Parham mata Rufus e pressiona Lem para que diga a verdade, quando este se recusa, o ex-tenente o arrasta até a caverna das caveiras e o obriga a tocá-las.

Assim, acompanhamos um flashback de tudo que aconteceu. Um homem chamado Reagan não aceitava o fim da escravidão e, liderando um grupo de homens mascarados, atacou a fazenda de Caleb. O bando, além do próprio e dos irmãos Coulter, contava com Holly e seu menino (erroneamente chamado de filho nesse momento), Banjo, Nightshade, Sargento Billy e os Dragwell.

Esse grupo estuprou e matou Esther, a esposa de Caleb, na frente dele e obrigando-o a ver. Depois, assassinou a sangue-frio os filhos para, só então, eliminar Caleb. Essa parte é muito revoltante.

Cavaleiro Fantasma

Travis mata Lem, prometendo que Reagan e seu bando logo o seguiriam. Chegando na cidade, começa a espancar o xerife, depois que esse demonstra pouco caso pela morte de negros. O sobrinho do xerife conta que Reagan não libertou seus escravos, matando todos quando veio uma patrulha da União, porém, a morte de um dos tenentes fez o grupo fugir, com exceção dos Dragwell, que não tinham participado dessa matança.

O jovem leva Travis até a moradia dos Dragwell, mas ao chegar lá, todos estão mortos com requintes de crueldade. Mas o mais estranho é que um deles, mesmo morto, ainda caminhava. Incendiando-se diante de Parham e do jovem.

Cavaleiro Fantasma

Os dois, então, partem. Mas são acompanhados, à distância, por um sinistro cavaleiro.

Cavaleiro Fantasma

E onde estaria o bando de Reagan? Eles acabaram de chegar em um acampamento, onde todos estão mortos. Aparentemente, mataram-se antes que eles chegassem. Porém, uma das mortas se levante e traz maldições, dizendo que eles vão pagar pelas vidas que tomaram. Assustador.

Enquanto Parham continua seguindo a pista deles, o grupo é atacado pelo sinistro Cavaleiro Fantasma. Ou melhor, Billy é arrastado por ele, que mesmo após levar um tiro na cabeça, dispara bolas de fogo pelos olhos.

Cavaleiro Fantasma

O bando foge, até chegar em uma aldeia indígena, onde Reagan busca aconselhamento com o xamã. Este diz que todos vão morrer, mas Reagan não aceita e quer saber outras alternativas e que pagaria por isso.

Nightshade não dá valor para conversa de índio, mas Reagan está com a mente mais aberta depois de ver o Cavaleiro. Eles param para acampar, mas são novamente atacados, dessa vez por Parham, que atinge Banjo. O grupo se esconde, quando ouve gritos, mas não são de Banjo, mas de Billy, que está próximo em uma situação terrível.

Cavaleiro Fantasma

O grupo não pode ajudar, pois pode ser atingido por Parham. Tampouco podem atirar nos cavalos, pois assustariam eles e os fariam disparar. Esse dilema é resolvido pelo Cavaleiro Fantasma, que assusta os cavalos e dá fim ao Sargento Billy. O bando sai em disparada, procurando fugir o mais rápido possível.

Entretanto, Reagan afirma que eles estão andando em círculos. Nightshade discorda, pois estiveram em linha reta o tempo todo. Porém, isso se comprova ao verem novamente o que sobrou de Billy logo a frente. Ao que parece, seu inimigo pode mudar norte e sul. Eles também encontram Banjo, mas este está tão ferido que é abatido por Nightshade.

Ele vê o Cavaleiro nas proximidades e o desafia, mas Reagan diz que o máximo que podiam fazer era tentar ficar fora de alcance. Porém, Nightshade lembra que alguém começou a atirar antes, concluindo que o Cavaleiro teria um parceiro. Este suposto parceiro segue o sinistro oponente, começando a acreditar que ele é resultado de algum possível pacto que Caleb teria feito antes de morrer.

O menino de Holly está doente, mas não há tempo nem de preocupar-se com isso, pois ele é arrastado pelo Cavaleiro Fantasma. Holly parte para ajudá-lo, mas também é atacado violentamente.

Cavaleiro Fantasma

Nesse momento, o braço de Nightshade é arrancado por um tiro, disparado por Travis. O Cavaleiro Fantasma cerca o bando com fogo, garantindo assim que apenas ele cuidaria de todos. Ferido, Nightshade se aproxima de Reagan, dizendo que só havia sobrado os dois e deveriam ficar juntos, porém, se assusta com o que vê. O líder estava comendo o coração de um dos companheiros mortos, dizendo que o xamã havia dito que esse ato mostraria com quem falar do outro lado, para fazer um trato e o que prometer.

Reagan mata Nightshade, dizendo que ele iria agradecer. Em seguida, comete suícidio, tirando a vingança das mãos do Cavaleiro Fantasma.

Cavaleiro Fantasma

Travis aproveita e se aproxima da figura sinistra, perguntando se Caleb havia barganhado a alma com ele. O Cavaleiro apenas diz que Caleb tinha ido e, quando perguntado se era algum deus da vingança, apenas responde que também era essa a motivação de Travis. Ele discorda, afirmando que era justiça, mas o coração dele havia vibrado quando atingiu dois membros do bando e isso o Cavaleiro sabia. Por fim, a sinistra figura o aconselha a partir, levando sua vida e esquecendo o que tinha visto.

Porém, a história ainda não tinha terminado. Uma estranha neblina vermelha trazia algo terrível.

Cavaleiro Fantasma

Travis Parham chega ao povoado de Pike´s Reach e o que encontra revira seu estômago. Um sobrevivente diz que um massacre foi empreendido por um bando de cinco cavaleiros, sendo que um deles era dois. Eles haviam saído de uma névoa, não poupando mulheres e crianças. Parham mata o homem, para poupá-lo do sofrimento e se dirige para o próximo povoado, com o intuito de avisá-los.

Ele é seguido pelo grupo de cavaleiros que é, obviamente, formado pelos ressuscitados homens de Reagan, além do próprio. A matança foi para atrair o Cavaleiro Fantasma, caso não acontecesse, eles iriam repetir o feito, agora com Travis no meio dos mortos.

Cavaleiro Fantasma

Chegando lá, a notícia que um bando de cavaleiros infernais imunes a balas está chegando, obviamente, não é levada a sério pelas autoridades. O xerife manda Travis beber uísque e refletir se não havia enlouquecido.

É exatamente o que o homem faz, conhecendo uma bela moça, chamada Jenny Sunderland, que pergunta o que ele está fazendo. Travis não sabe se enlouqueceu ou se visitou um mundo inteiro de insanidades. Eis que Jenny responde:

-Bem, eu sou puta! Cobro sessenta centavos pela noite.

Sério, essa parte foi mais chocante do que as mortes da revista. Por um preço camarada desses, Travis acaba embarcando na noite de luxúria.

Cavaleiro Fantasma

Depois, conversa com ela sobre a existência de Deus e o diabo e dos caminhos da vingança. Jenny ignora todas essas coisas, perguntando se ele não gostaria de levá-la para a Califórnia, prometendo pagá-lo todas as noites, se é que vocês me entendem.

Mas o bando de Reagan já chegou. O primeiro a sofrer, claro, é o xerife. Atacado por uma gosma, disparada pelo Sargento Billy. A ordem é reunir todos os habitantes, mesmo as crianças. Jenny nota a neblina vermelha e Travis percebe que é preciso fugir.

Nas ruas, pessoas são arrastadas violentamente. Em uma casa, uma pessoa tenta atacar Holly pelas costas, mas agora ele tem olhos atrás, mais precisamente do menino.

Cavaleiro Fantasma

Travis e Jenny quase conseguem escapar de Nightshade, mas ele consegue alcançá-los, arrancando o braço do ex-tenente como retribuição. Agora, ele está diante do ressuscitado Reagan, que conta os detalhes de seu pacto.

Cavaleiro Fantasma

O conselho do xamã, de fato, lhe deu a oportunidade de falar com quem deveria. Do outro lado, eles conheciam o Cavaleiro Fantasma e o detestavam. Ele não era um agente do Céu, mas seu nome era amaldiçoado por metade das almas condenadas à perdição. Também era uma criatura muito antiga e tudo que precisavam fazer para voltar a cavalgar na Terra era levá-lo e, claro, a melhor maneira de fazê-lo era pegar seu parceiro. Algo que Travis, claro, nega com veemência.

Nesse momento, o Cavaleiro Fantasma chega ao local. Reagan diz que todos iriam morrer se ele não se entregasse. Eis que a criatura pergunta se ele se parecia, por acaso, com o espírito da clemência. Se as pessoas morressem seriam vingadas, mas se tivessem que morrer, assim seria.

Cavaleiro Fantasma

Os primeiros a serem incinerados são Holly e o menino. Reagan ordena que comecem a matar todos para mostrar que falam sério, acreditando que o Cavaleiro está blefando.

As pessoas inocentes começam a morrer, mas isso não detém o Cavaleiro, que destrói Billy. Parham se desespera, acreditando que Caleb soltou o diabo no mundo. Em seguida, Banjo também é destruído, restando mais uma vez apenas Reagan e Nightshade. O líder acredita que está tudo acabado, pois o monstro não se importa com sangue mortal, mas seu companheiro apenas acha que não usaram o sangue certo.

Cavaleiro Fantasma

Travis manda Jenny fugir, mas ela continua a seu lado, pagando com a vida por isso. A ameaça ao ex-tenente parece surtir efeito, pois o Cavaleiro Fantasma continua ameaçador, mas parece ter ficado mais lento e não ataca os dois inimigos.

E, em um grito de negação e amaldiçoando, ele assume uma forma humana, revelando-se como...Caleb.

Cavaleiro Fantasma

Travis se decepciona com o amigo, vendo que havia vendido sua alma e que tornou-se menos que humano, pois não se importou com a vida das pessoas. Caleb diz que o que havia restado de humano foi o que salvou Parham, mas que ele não poderia segurar por muito tempo, mandando que fugisse.

Mas é tarde demais, o Cavaleiro Fantasma retorna e leva todos nas proximidades para uma espécie de limbo, onde Reagan e Nightshade recebem sua punição eterna.

Cavaleiro Fantasma

Caleb então conversa com Parham, que está condenado por tudo que viu. A trilha da vingança condenou os dois, pois ela é assim, quando começa consome tudo e todos que estiverem em volta.

O pacto que Caleb fez visava proteger sua família, mas a entidade não protege, apenas corrige erros cometidos. O ex-escravo não aceita ser julgado, pois viu tudo o que sua família sofreu e queria justiça. Parham responde que o discurso é bonito, mas a vingança levou dois povoados e uma moça que só queria ir para a Califórnia. Mas Caleb diz que é exatamente assim que funciona, e que vingança também era a motivação de Parham, que atraiu o bando até aquele lugar.

Depois que a vingança começa, ela não tem limites e não sabe quando parar. Caleb diz que houve outros como ele antes e haverá depois, pessoas cujo ódio não dá trégua e não podem perdoar, mesmo que se percam no processo.

No fim, Caleb se tornou o espírito da vingança. E quanto a Parham? Envelheceu destruído, buscando respostas no fundo de um copo, pensando o porquê da vingança ser tão errada, mas sua idéia ser tão doce.

Cavaleiro Fantasma

Assim, termina Trilha das Lágrimas, uma história que, admito, não gostei na 1ª vez que li. Mas ao reler, no intuito de fazer esse artigo, achei genial. Garth Ennis nos entrega mais uma pequena obra-prima, dessa vez nos traços excelentes de Clayton Crain.

Merecia um encadernado.

Eddie

P.S. as outras capas da mini estão aqui, aqui, aqui e aqui e o título do artigo é baseado em filme clássico de western com Morgan Freeman, Clint Eastwood, Gene Hackman e Richard Harris.

comments powered by Disqus