sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Thunderbolts: Ameaça Doméstica


Thunderbolts #116

Começou em Universo Marvel 40 Anjos Enjaulados – segundo arco dos Thunderbolts produzido pela dupla Warren Ellis e Mike Deodato, sob as repercussões do desfecho da captura do Aranha de Aço. Protestos nas ruas pela morte do Capitão América, aumento do cerco aos heróis não registrados, o reforço de que os grupos da Iniciativa não agirão em território estrangeiro, a reclusão de Suplício por seu desequilíbrio psicológico, a ascensão de Soprano a líder temporária de equipe, e o grande questionamento a respeito da natureza do trabalho dos Thunderbolts, que agem, segundo a crítica de um jornalista, mais como soldados do que policiais.

O diretor Osborn parece bem rabugento a respeito disso, mesmo tendo contornado perfeitamente a maioria dos problemas. Especialmente, não sem antes reclamar sobre terem colocado a prisão 42 sob custódia do agora desaparecido Capitão Marvel, por ser obrigado a estabelecer uma carceragem no subsolo da Montanha Thunderbolt no Colorado. Conversando com Rocha Lunar, recebe mais uma “má notícia”. Leonard Samson, em nome da Iniciativa, terá permissão de visitar Suplício e analisar suas condições psicológicas. A irritação de Osborn só não é maior que o da dra. Sofen.

O fato dos dois se conhecerem faz com que Norman crie uma admiração quase mórbida a respeito. Porém, a maior preocupação é dar a Samson o menor acesso possível às instalações, deixando-o exclusivamente com Robbie, que continua em um processo deplorável de auto-flagelação. No mais, Osborn tem mais um momento memorável, fazendo piada com a relação do psiquiatra com o Hulk, demonstrando preocupação com a rápida volta de Rocha Lunar à liderança da equipe, já que a idéia de que o núcleo remanescente da formação anterior dos Thunderbolts pode ser melhor que a atual é tudo que ele quer evitar.

Thunderbolts

A secretária chama Norman novamente, dizendo que Suplício está estável e sairá no espaço público da Montanha. Preocupada, Rocha Lunar questiona quem está na carceragem, pois tem um mau pressentimento, uma vez que Baldwin teria que passar por lá.

O pressentimento não é sem fundamento. Ao passar pelo vilão meia-boca Hellrazor, Robbie escuta tudo que não poderia escutar nesse momento. Que sua condição de Thunderbolt foi uma saída “esperta” do assassinato de centenas em Stamford, fazendo dele um exemplo para todos os vilões que querem se dar bem. Questiona, inclusive, se ele recebe pagamento por criança assassinada. Coloca em dúvida mesmo se Suplício controla de fato seus poderes. Aparentemente calmo, Robbie usa a caneta do médico que o acompanhava, fazendo um corte no seu próprio tórax, ativando seus poderes, destruindo a cela de Hellrazor, e espancando o prisioneiro até deformar seu rosto.

Thunderbolts

Nem mesmo a equipe de segurança da Montanha Thunderbolt consegue neutralizá-lo, o que faz com que Rocha Lunar tome uma medida drástica, atirando Robbie violentamente contra a parede. Osborn tenta aproveitar a chance e matar Baldwin, livrando-se do problema que ele representa, chamando-o de “Hulk chorão”. Rocha Lunar chama atenção para a extensão dos poderes de Suplício, muito além do que eles imaginavam, convencendo Norman de que ele pode ser usado como uma arma letal, caso controlado. Ela garante isso, afirmando que qualquer coisa que Samson fizer com o rapaz, pode ser desfeito. Osborn aceita a proposta.

Thunderbolts

Nas ruas, a reduzida equipe, liderada por Soprano, faz uma prisão aparentemente muito fácil, quando a vigilante Capricho simplesmente se entrega ao ouvir voz de prisão. A desconfiança da líder temporária é instantânea. Voltando à Montanha Thunderbolt, Venom reclama da piada que Soprano usou ao ameaçar a prisioneira, dizendo que ele ainda não havia sido alimentado. Ela lembra que ele comeu o braço do Aranha de Aço, dizendo que o teria fritado como o Mercenário caso fosse a líder oficial da equipe.

Soprano continua a mexer com a cabeça de Venom, falando que as pessoas estão se entregando facilmente porque têm medo de darem-nas como alimento ao “Thunderbolt canibal”. Obviamente, isso gera confusão na duplicidade que o uso prolongado do simbionte causa a Mac Gargan.

Thunderbolts

Sob a propaganda de mais um episódio de “Quem quer ser um Thunderbolt?”, com concorrentes a substituir o Capitão América, um policial de Las Vegas recebe um estranho visitante. Bem falastrão, o homem usando uma roupa negra, com uma máscara que lembra equipamento de proteção contra gases, apresenta-se como Onda Mental, e fala que está ali para reclamar da lei de registro de super-humanos. Em seguida, começa a destruir a delegacia, aparentemente com poderes telecinéticos, fazendo justiça a seu codinome.

Thunderbolts

Não demora até que seja cercado por dezenas de policiais, o que não adianta muito. Sua telecinese é tão poderosa que ele destroça tudo ao seu redor, inclusive os projéteis disparados pelas armas dos policiais. A delegacia vai literalmente abaixo. Quando Onda Mental parece prestes a cometer um assassinato em massa, ajoelha-se, coloca as mãos na cabeça, e se entrega, dizendo não ser registrado, pedindo que os Thundebolts sejam chamados.

Thunderbolts

Mais do que estranho, mais um vigilante não registrado se entregando não pode ser coincidência. Especialmente em um momento em que os prisioneiros se multiplicam na carceragem da Montanha Thunderbolt. Na edição que vem, começamos a desvendar o que essas fáceis prisões significam, ao mesmo tempo em que Suplício recebe a visita de Leonard Samson.


« Jøåø »

comments powered by Disqus