sexta-feira, 10 de outubro de 2008

X-Factor: A verdade está lá fora

Desde o famigerado Dia M, os mutantes foram reduzidos drasticamente. A participação da Feiticeira Escarlate foi mantida em segredo, provocando uma clima de desconfiança entre os mutantes e ex-mutantes. Assim, acabou surgindo o grupo Célula X, que culpa o governo pela dizimação. Só que eles precisam passar pelo X-Factor para conseguir seus objetivos e o embate final entre os dois grupos nós acompanhamos em Wolverine 45 e 46, onde a verdade poderá vir à tona.

X-Factor

Rictor se recupera do golpe sofrido por Blob, encontrando Jamie Madrox com uma de suas cópias em seus braços. Esta foi envenenada por Fatale na edição anterior.

Jamie diz que, normalmente, faria a cópia se duplicar para diluir o veneno, absorvendo todas depois, sem perigo. Só que existem dois problemas: atualmente, as cópias andam muito imprevisíveis e o Madrox envenenado não quer cooperar.

Essa cópia é iluminada, considerando a morte uma grande experiência. O original estranha suas cópias falarem tanto em morte, ao mesmo tempo que ele próprio ficou sem reação diante do reverendo Maddox. Onde estaria seu instinto de sobrevivência? Bem, na minha opinião, ele se perdeu aqui.

Rictor apressa Madrox, que toma uma decisão radical e absorve sua cópia.

X-Factor

Em outra parte do Distrito X, Lupina segue a pista de Elijah Cross, o líder da Célula X. Guido a acompanha, quando ele lhe pergunta se havia achado algo, a moça responde de maneira áspera.

X-Factor

Ele demonstra preocupação pelo fato de Rahne mudar tanto em sua forma lupina, pensando que ela talvez prefira ficar nessa forma. A moça compartilha dessa preocupação, mas a conversa não continua, pois ela achou uma pista.

Ao mesmo tempo, Syrin e Monet enfrentam Fatale, Blob e Medula. Theresa diz que eles deveriam se render, pois não teriam chance sem poderes. Claro que a arrogante M diz que, mesmo com poderes, não teriam.

Sarah diz que as duas se proclamam defensoras do Distrito X, mas abaixam as orelhas quando o governo fala. Só faltou chamar de "traidoras do movimento". Claro que a conversa acaba e começa a pancadaria. Uma luta muito curta, óbvio.

X-Factor

Blob é arremessado longe pelo grito de Syrin, caindo em cima de Madrox. O líder da equipe se recuperou, pois a absorção reduziu o veneno pela metade e, assim, no melhor estilo Glória Gaynor, ele irá sobreviver (ótima referência com a música I will survive). Fatale e Medula são derrubadas, mas em meio ao combate, Rictor é derrubado por um atacante misterioso e some de vista.

Na sede do X-Factor, a jovem francesa Nicole se lamenta, deseja a morte e não sabe porque está ali. E, no esquema geral, Layla Miller também não sabe, o que a irrita muito. A menina acha o chão brilhante, o que Miller explica que é devido à uma reforma recente, resultado de uma luminária que ela derrubou para eletrocutar um cara de quem não gostava. Impressionante a rapidez com que o sorvete de Nicole perdeu o sabor.

X-Factor

A pista de Rahne à leva para a clínica de Mercúrio. Mas antes que ela e Guido possam entrar, ele é atacado pelo Abismo, um dos irmãos de Noturno (sim, estou lembrando de Draco, sim, eu sou mau).

X-Factor

O Fortão é arremessado longe e Rahne se prontifica para ir ajudá-lo. Porém, ela vê algo que a detém.

X-Factor

O Ceifador Mutante levando um desacordado Rictor. Lupina, claro, o ataca para salvar o amigo, mas o vilão é defendido pela chegada de Callisto. Ela diz que Rahne está vendendo a própria raça para o governo que tirou seus poderes.

Cansada da mentira, Lupina resolve contar a verdade de uma vez, mas antes que qualquer palavra seja dita, ela é silenciada por Pietro. Claro, proteger a reputação da irmã e a própria é vital para ele. Rahne é jogada em um bueiro, ironicamente, a tarefa de Layla que ela não quis cumprir, como bem aponta o Ceifador.

Já Rictor é levado para o interior da clínica. Seus colegas de equipe, mais especificamente Monet, pressionam Blob por informações sobre a Célula X. Engraçado é Nicole perguntando se ali era sempre assim, recebendo a resposta de Layla que hoje está meio devagar.

Enquanto isso, Pietro diz que Rictor ainda não pode sair, mas garante que ele não é prisioneiro, podendo sair pela porta quando quiser. Claro que ele não fará nada para detê-lo, o que não se aplica aos membros da Célula X do lado de fora.

Mas por que o interesse no rapaz? Segundo o filho de Magneto, ele poderia usar a ligação de Rictor com a Terra para canalizar seus poderes terrígenos, usando isso para purificar os indignos e recuperar os poderes dos mutantes com segurança. Assim, a sobrevivência dos mutantes estaria garantida, o que desperta o interesse do ex-mutante.

Então, usando Rictor como intermediário, Mercúrio restaura o poder de Fatale (que até cura o braço quebrado por Madrox), Elijah Cross e do irmão do Noturno (sim, lembrei novamente). Só que o rapaz não entende porque não recuperou seu próprio poder, sentindo sua ligação com a Terra, mas é como se ainda estivesse fora de alcance. Pietro explica que ele recuperaria o poder gradualmente, uma vez que era o intermediário. Mas o jovem não ouve o final da explicação, desmaiando por causa do esforço.

X-Factor

Mercúrio diz que a próxima a receber a cura será Sarah, mas Callisto proíbe. A ex-líder dos Morlocks afirma que isso está fácil demais, aconselhando a moça, pelo menos, a esperar ver o resultado dos poderes dos outros.

Nesse momento, o chão começa a tremer. Será que Rictor seria o responsável? Bem, ele ainda não tinha despertado, mas a resposta está do lado de fora. Elijah se assusta e relembra do filme 300, afirmando que a cena está igual.

X-Factor

Hilária essa cena. Um exército de Jamies, gritando "arru" e usando escudos de tampa de lata de lixo. Esse seria um raro momento, segundo Madrox, de união entre todas as réplicas, pois a Célula X envenenou um deles e quase mataram Syrin. Uma das cópias, inclusive, afirma que já nasceu preparado (há 90 segundos, mas tudo bem).

A Célula X ataca, começa um combate feroz. Lupina, em forma 100% loba, dá até mesmo uma bela mordida em Ceifador Mutante.

X-Factor

Pietro considera uma tolice, se perguntando o que a equipe espera com isso. Layla Miller entra pela porta dos fundos, dizendo que o objetivo da equipe era criar distração para que ela entrasse.

X-Factor

Callisto pergunta quem é ela, no que Mercúrio responde se tratar da menina que "manja das coisas", o que a revolta, pois isso estraga sua frase de efeito.

Ela diz que o governo não tirou os poderes, que Pietro sabe disso, mas está usando o grupo por ser mau, se importando apenas com o poder. Ele concorda, dizendo que esse é o dom dele, algo que pretende compartilhar com seus "irmãos". Conclui dizendo que, apesar do discurso, Layla não passava de uma menina indefesa.

A menina discorda, dizendo que possui o maior dos poderes: conhecimento. Ela liga um gravador, revelando a conversa entre o X-Factor e os X-Men, gravada durante o confronto das duas equipes no Distrito.

A possibilidade dessa verdade ser revelada assusta Mercúrio, que avança em direção de Layla, com suas várias versões. Só que Callisto e Sarah o impedem, ouvindo toda a gravação e descobrindo que uma mutante foi responsável pelo Dia M. Quem seria essa é uma resposta fácil, obviamente.

X-Factor

Porém, uma das versões do mutante esfaqueia Medula pelas costas.

De volta ao combate das equipes, a situação começa a pender a favor dos heróis mutantes. Guido arremessa Ceifador para longe, o irmão do Noturno começa a vencer Monet, mas é derrubado por vários escudos de tampa de lata de lixo. Elijah está vencendo as réplicas, mas seu corpo começa a queimar e ele explode.

X-Factor

Fatale começa a se preocupar, pois começa a sentir calor e a suar. Monet pergunta se a vilã recuperou os poderes da mesma forma, ela responde que sim e pede para a heroína fazer alguma coisa. E ela faz, se afasta, porque sua camisa é nova e não pode estragar. Sensacional.

Mercúrio ameaça tocar em Layla, para ver quais seriam os efeitos na menina. Rictor diz que não vai deixar ele matar crianças, mesmo uma chata. Ela diz que Pietro está usando o rapaz e, para piorar, a cura ainda está instável e os membros da Célula X estão mortos.

Rictor parte para cima de Mercúrio, e o vilão diz que a falta de poder do herói também lhe confere falta de visão. Bem, falta de poder não é uma verdade, pois os cristais fizeram Rictor sentir seu dom voltando e ele o utiliza em Pietro, de uma forma bem agressiva.

X-Factor

O irmão do Noturno pega Ceifador e Fatale e ruma para outra dimensão, esperando que isso os salve. Rictor continua sem poderes e Mercúrio termina sem os cristais terrígenos, gritando de ódio.

Uma boa história do X-Factor, com bons momentos. Fica agora a questão do destino de Mercúrio depois desses acontecimentos.

Eddie

P.S. a outra capa da edição está aqui e o título do artigo é baseado em um dos lemas de Arquivo X.

comments powered by Disqus